7 melhores chás para dor de cabeça

Junho 2021

A dor de cabeça é muito comum e normalmente acontece devido a situações simples como excesso de estresse, estar fazendo uma alimentação errada ou consumir muitos alimentos estimulantes, como coca-cola, chá preto e café, por exemplo.

Alguns chás como a camomila, o boldo ou o gengibre são boas opções naturais para aliviar a dor de cabeça, evitando o uso de remédios de farmácia como o paracetamol, por exemplo, que em excesso podem intoxicar o fígado. Além dos chás, existem outras formas que melhoram os sintomas da dor de cabeça, como uma alimentação balanceada e ter boas noites de sono. Veja 5 formas de aliviar a dor de cabeça sem remédios.

Estas sugestões de chás não devem substituir o uso de medicamentos prescritos pelo médico, sendo apenas um complemento ao tratamento da dor de cabeça. Se a dor for muito forte ou frequente, é importante consultar um neurologista para que avaliar as possíveis causas da dor de cabeça e prescrever o melhor tratamento. Confira os 4 principais tipos de dor de cabeça e o que fazer.

1. Chá de camomila

7 melhores chás para dor de cabeça

Um excelente tratamento caseiro para dor de cabeça é o chá de camomila, por ter um efeito calmante e relaxante no organismo. 

Ingredientes:

  • 1 colher (chá) de flores de camomila frescas ou desidratadas;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Acrescentar as flores da camomila na xícara de água fervente, tampar e deixar em infusão por 5 a 10 minutos. Após, retirar as flores da água. Deixar amornar e beber a seguir. Pode beber o chá de 2 a 3 vezes ao dia ou assim que a dor de cabeça começar. 

O chá de camomila é seguro e pode ser ingerido até mesmo por mulheres grávidas e crianças.

2. Chá de boldo

7 melhores chás para dor de cabeça

O boldo é uma planta que ajuda a diminuir a dor de cabeça porque limpa o fígado intoxicado, que é uma das causas mais comuns de dor de cabeça. 

Ingredientes:

  • 1 xícara de água;
  • 1 colher de chá de folhas frescas de boldo picadas.

Modo de preparo:

Colocar 1 xícara de água para ferver e depois desligar o fogo. Acrescentar 1 colher de folhas de boldo. Tampar, esperar esfriar, coar e adoçar à gosto. Esse chá pode ser tomado 2 vezes ao dia para aliviar os sintomas da dor de cabeça.

O chá de boldo não deve ser utilizado por pessoas com doenças no fígado, como hepatites e câncer de fígado, e durante a gravidez. 

3. Chá de orégano

7 melhores chás para dor de cabeça

Além de ser usado no preparo de comidas, essa erva também tem propriedades calmantes que ajudam a diminuir a dor de cabeça.

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de folhas ou flores de orégano fresco ou seco;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar o orégano na xícara de água fervente, tampar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Coar, deixar esfriar e beber 2 a 3 vezes por dia.

Apesar de não existir contraindicação para a ingestão do chá de orégano, é importante não ultrapassar a quantidade máxima recomendada de 3 xícaras diárias.

4. Chá de hortelã

7 melhores chás para dor de cabeça

Tomar um chá de hortelã é infalível para acabar com a dor de cabeça comum, pois a erva diminui as dores e tem propriedades calmantes.

Ingredientes:

  • 2 colheres de chá de menta fresca picada;
  • 150 ml de água.

Modo de preparo:

Colocar as folhas da hortelã em uma xícara com a água fervente, tampar e  deixar repousar por alguns minutos. Após esfriar, coar o chá e beber a seguir. Pode beber 1 xícara do chá de 2 a 4 vezes por dia. Veja mais benefícios e outras receitas com a hortelã.

A hortelã não é indicada durante a amamentação, em casos de inflamações no estômago, na presença de cálculos biliares ou em doenças graves no fígado. A erva também deve ser evitada em crianças com menos de 2 anos de idade.

5. Chá de lavanda

7 melhores chás para dor de cabeça

O chá de flores de lavanda é um remédio caseiro que pode ser usado para a dor de cabeça, pois possui propriedades calmantes que permitem combater a dor de cabeça, especialmente quando causada por tensões ou estresse.

Ingredientes:

  • 30 g de flores de lavanda picadas;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Colocar a água para ferver e depois acrescentar as flores da lavanda e apagar o fogo. Tampar a panela e deixar esfriar. Coar e beber.

O chá de lavanda não deve ser consumido por mulheres gestantes e crianças. 

6. Chá de valeriana

7 melhores chás para dor de cabeça

A valeriana é uma planta que tem propriedades que relaxam os músculos, aliviando as dores em geral e as partes usadas para o preparo de chás são as raízes e o caule.

Ingredientes:

  • 1 a 3 g da raiz de valeriana seca;
  • 1 xícara de chá de água.

Modo de preparo:

Ferver a xícara de água e acrescentar a raiz de valeriana. Deixar ferver por 10 minutos. Apagar o fogo e deixar esfriar. Após, coar e beber até 3 xícaras por dia. 

Apesar dos benefícios da valeriana, esse chá deve ser evitado por mulheres grávidas e amamentando e crianças menores de 12 anos de idade.

7. Chá de gengibre

7 melhores chás para dor de cabeça

O gengibre é composto por nutrientes antioxidantes que diminuem as inflamações que  podem causar dores, sendo ótimo para aliviar a dor de cabeça.

Ingredientes:

  • 1 colher (chá) de raiz de gengibre picado;
  • 1 xícara de chá de água.

Modo de preparo:

Adicionar o gengibre picado em uma panela com a xícara de água e deixar ferver durante 5 minutos. Após esfriar, coar e adoçar a gosto. Beber o máximo de 4 xícaras por dia.

Ainda não é confirmado que o chá de gengibre seja seguro para mulheres que estão grávidas ou amamentando, por isso deve ser evitado nestes grupos.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • THE LONGWOOD HERBAL TASK FORCE & THE CENTER FOR HOLISTIC PEDIATRIC EDUCATION AND RESEARCH. Chamomile (Matricaria recutita, Anthemis nobilis). 1999. Disponível em: <https://tratamientocelular.com/papers/cmran.pdf>. Acesso em 20 Mai 2021
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. Cadernos de receitas fitoterápicas- Horta medicinal UBS Dr. Evaldo De Carvalho. 2018. Disponível em: <https://ufpi.br/arquivos_download/arquivos/SCS/arquivos_download/Horta_Comunit%C3%A1ria_25.11.1820181205180305.pdf>. Acesso em 20 Mai 2021
  • EUROPEAN MEDICINES AGENCY. Assessment report on Peumus boldus Molina, folium. Disponível em: <https://www.ema.europa.eu/en/documents/herbal-report/final-assessment-report-peumus-boldus-molina-folium_en.pdf>. Acesso em 20 Mai 2021
  • MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO RURAL E PESCAS. As plantas medicinais, aromáticas e condimentares da Sub – região do Alto Tâmega e Barroso. Disponível em: <http://www.drapn.min-agricultura.pt/drapn/conteudos/cen_documentos/outros/AltoTam_Barroso.pdf>. Acesso em 20 Mai 2021
  • PONTE, Joana; GIL, Sousa . Chás e Infusões: Bebidas Funcionais com Acção sobre o Sistema Nervoso Centra. projeto de estágio, 2013. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Faculdade de Ciências e Tecnologias da Saúde.
  • NATIONAL CENTER FOR COMPLEMENTARY AND INTEGRATIVE HEALTH. Ginger. Disponível em: <https://nccih.nih.gov/health/ginger>. Acesso em 20 Mai 2021
Mais sobre este assunto: