Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Melhores chás para Dor de Cabeça

Tomar chás, como o de camomila, o de boldo ou o de gengibre é uma boa opção natural para tentar aliviar a cabeça sem precisar usar os remédios de farmácia como o Paracetamol, por exemplo, que em excesso pode intoxicar o fígado, por exemplo.

No entanto, para eliminar a dor de cabeça é necessário eliminar a sua causa, que pode ser estresse, má alimentação, ou consumo de alimentos estimulantes como coca-cola e café, por exemplo.

Caso a dor de cabeça dura mais de 3 dias ou se for muito forte, não permitindo abrir os olhos ou movimentar-se, é muito importante ir ao hospital para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado. Além disso, caso se esteja usando algum remédio indicado por um médico, também não se deve substituir seu uso com estes chás, servindo apenas como complemento.

Confira os 4 principais tipos de dor de cabeça e o que fazer.

1. Chá de camomila

Melhores chás para Dor de Cabeça

Um excelente tratamento caseiro para dor de cabeça é o chá de camomila, que também é calmante e ajuda a relaxar.

Ingredientes

  • 1 colher (chá)de flores de camomila;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Acrescente as flores da camomila na xícara de água, tape, deixe repousar por 3 minutos e a seguir coe, retirando as flores da água. Deixe amornar e beba a seguir. Este chá pode ser adoçado com açúcar ou mel. Aconselha-se a toma deste chá quando sentir a dor de cabeça ou assim que ela começar.

2. Chá de boldo

Melhores chás para Dor de Cabeça

O boldo é uma ótima solução caseira para acabar com a dor de cabeça e a ressaca porque desintoxica e descongestiona o fígado, eliminando uma das causas mais comuns de dor de cabeça.

Ingredientes

  • 1 xícara de água;
  • 1 colher de folhas picadas de boldo.

Modo de preparo

Faça um chá colocando 1 xícara de água para ferver e depois desligue o fogo, acrescente 1 colher de folhas secas de boldo da terra. Tape e espere esfriar, coe e adoce à gosto. Esse chá deve ser tomado 3 vezes ao dia para aliviar os sintomas da dor de cabeça e da ressaca.

Assista o vídeo para saber como fazer uma massagem que também combate a dor de cabeça:

3. Chá de angélica e carqueja

Tomar um chá de angélica com carqueja é uma combinação infalível para acabar com a dor de cabeça comum, já que possuem propriedade febrífuga que além de eliminar a febre, também alivia a dor de cabeça.

Ingredientes

  • 1 punhado de raiz de angélica;
  • 1 punhado de mil homens;
  • 1 punhado de carqueja;
  • 3 folhas de louro;
  • 2 copos de água.

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes numa panela e deixe ferver por alguns minutos, depois apague o fogo, tape a panela e espere esfriar. Coe e coloque o chá numa xícara sob uma rodela de limão e tome a seguir. Adoce a gosto, se preferir.

A dor de cabeça pode surgir a qualquer momento e é um mal que pode atingir qualquer pessoa. Tente observar o que originou a dor de cabeça e retire este estímulo. Tome o chá e relaxe.

4. Chá de gengibre, tília e camomila

Melhores chás para Dor de Cabeça

Um excelente remédio caseiro para dor de cabeça é o chá de ervas feito com gengibre, camomila e tília. O gengibre é o ingrediente principal deste remédio caseiro, e faz diminuir a produção de químicos causadores de dor. A camomila e a tília são calmantes suaves que ajudam a aliviar a tensão física e mental, deixando os indivíduos mais relaxados e com menos ansiedade.

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de raiz de gengibre picada;
  • 1 colher (chá) de camomila seca;
  •  1 colher (chá) de flor de tília seca;
  •  250 ml de água.

Modo de preparo

Para preparar este remédio caseiro adicione o gengibre em uma panela com água e deixe ferver durante 5 minutos. Após o tempo estabelecido as folhas de camomila e de tília devem ser adicionadas e deixadas em infusão por aproximadamente 10 minutos. Coe e adoce a seu gosto.

5. Chá de folhas de abacateiro

Melhores chás para Dor de Cabeça

Um ótimo remédio caseiro para a dor de cabeça é tomar o chá das folhas do abacateiro. Estas folhas possuem propriedades calmantes e antioxidantes que auxiliam no combate a dor de cabeça tensional e por isso pode ser consumida em forma de chá ou para preparar uma compressa.

Pode-se usar as folhas frescas, acabadas de retirar do abacateiro ou as folhas secas.

Ingredientes

  • 20 g de folhas de abacateiro picadas;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e depois acrescentar as folhas do abacateiro. Apagar o fogo, tapar a panela e deixar esfriar. Coar e tomar 1 xícara a seguir e várias vezes durante o dia.

Uma outra forma de aproveitar as propriedades das folhas do abacateiro é aplicar suas folhas inteiras cozidas e frias na testa deixando-as atua por cerca de 15 a 20 minutos.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar