Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como combater a enxaqueca menstrual

A enxaqueca menstrual é uma forte dor de cabeça, geralmente intensa e latejante, que pode ser acompanhada de náuseas, vômitos, sensibilidade à luz ou ao som, visão de pontos luminosos ou vista embaçada, e costuma acontecer entre 2 dias antes até 3 dias após as menstruação.

Para acabar com a enxaqueca menstrual, é possível utilizar medicamentos indicados pelo médico, como analgésicos, anti-inflamatórios ou triptanos, além de evitar locais com luminosidade ou barulhentos e alimentar-se com preferência de frutas e legumes. Em casos mais graves, recomenda-se o acompanhamento com o neurologista, que poderá orientar um tratamento preventivo, com Amitriptilina, anti-inflamatórios ou hormônios, por exemplo.

Este tipo de enxaqueca é provocado pela queda nas concentrações do hormônio estrogênio que costuma ocorrer pouco antes do período menstrual, que causa um desequilíbrio químico no cérebro e desencadeia a dor. Além da enxaqueca, esta alteração hormonal também provoca outros sintomas como retenção de líquido, irritabilidade, dor nas mamas ou cólicas abdominais, por exemplo, sendo alterações típicas do período da TPM. Entenda os principais sintomas da TPM e como aliviar.

Como combater a enxaqueca menstrual

Como tratar

Algumas boas dicas para combater a enxaqueca menstrual são:

  1. Tomar algum medicamento para dor, como analgésico, anti-inflamatório ou triptano;
  2. Repousar;
  3. Evitar locais com muita luminosidade;
  4. Diminuir o ritmo de trabalho;
  5. Respirar pausadamente;
  6. Alimentar-se corretamente dando preferência as frutas e aos legumes.

Além disso, recomenda-se aliviar o estresse e ansiedade, com atividades como caminhadas, meditação ou prática de hobbies, pois o estresse é mais uma das causas de enxaqueca na mulher. Confira quais os motivos por que a mulher tem mais enxaqueca que os homens.

Remédios para enxaqueca

As principais opções de tratamento para enxaqueca incluem analgésicos ou anti-inflamatórios, como Paracetamol, AAS, Diclofenaco ou Cetoprofeno, por exemplo, principalmente nos casos mais leves.

Já nos casos mais graves, recomenda-se o uso de medicamentos específicos para enxaqueca, que atuam nos vasos sanguíneos cerebrais com efeito mais rápido e eficaz como Isomepteno, Ergotamina, Sumatriptano, Naratriptano ou Zolmitriptano, por exemplo, que podem existir na forma de comprimido, mas também há opções injetáveis ou nasais para um efeito mais rápido. 

Além disso, quando a enxaqueca é recorrente e atrapalha muito o dia-a-dia da mulher, é possível fazer um tratamento preventivo, orientado pelo neurologista, que envolve o uso de medicamentos como anti-inflamatórios, triptanos ou reposição de estrogênio alguns dias antes da mentruação ou uso contínuo de Amitriptilina, por exemplo. Confira mais sobre as principais opções de remédios para enxaqueca.

Como combater a enxaqueca menstrual

Tratamento natural

O tratamento natural para enxaqueca envolve uso de substâncias naturais com propriedades calmantes e protetoras para o sistema nervoso, como chás de sementes de girassol, dong quai, camomila com laranja ou fazer compressas de alfazema por exemplo. 

Além disso, recomenda-se ter uma alimentação ricos em ômega 3 e antioxidantes como peixe, gengibre e maracujá, que ajudam a prevenir o surgimento de dores de cabeça, e retirar alimentos estimulantes, como café. 

O chá de gengibre é uma boa opção para combater a enxaqueca, porque ele possui ação analgésica e anti-inflamatória que ajudam a diminuir a dor:

Ingredientes

  • 1 cm de raiz de gengibre
  • 1/2 copo de água fervente

Modo de preparo

Colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver durante 10 minutos. Esperar esfriar, coar e beber a seguir. Confira mais opções de tratamentos caseiros para a enxaqueca.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...