Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer para controlar o ranger dos dentes durante a noite

O ato inconsciente de apertar ou ranger os dentes constantemente é chamado de bruxismo. Esse distúrbio pode ocorrer tanto durante o dia quanto durante a noite, quando é chamado de bruxismo noturno.

O bruxismo é diagnosticado pelo dentista, e seu tratamento é feito com sessões de relaxamento e com o uso de uma placa de proteção dentária, que deve ser colocar entre os dentes para dormir.

Desgaste da superfície dos dentesDesgaste da superfície dos dentes
Articulações da mandíbulaArticulações da mandíbula

Causas do bruxismo

O bruxismo noturno nem sempre tem uma causa definida, mas pode ser decorrente de:

  • Problemas neurológicos, como ansiedade e Parkinson;
  • Uso de medicamentos como Fluoxetina, Paroxetina, Venlafaxina;
  • Problemas respiratórios, como ronco e apneia do sono.

O consumo excessivo de cafeína, álcool, fumo ou o uso frequente de drogas aumenta a frequência do bruxismo, tanto durante o dia quanto durante a noite.

Sintomas de bruxismo

Os sintomas de bruxismo são:

  • Apertar e ranger os dentes;
  • Desgaste da superfície dos dentes, como mostra a imagem 1;
  • Dor nas articulações da mandíbula, como mostra a imagem 2;
  • Dores de cabeça ao acordar;
  • Cansaço diurno, pois a qualidade do sono é diminuída.

O bruxismo pode levar a problemas que envolvam o mau funcionamento da articulação temporomandibular, conhecida como ATM, que é a articulação que liga a mandíbula ao crânio. O diagnóstico dessa doença é feito pelo dentista, a partir da avaliação dos sintomas e da aparência dos dentes.

Como tratar o bruxismo

Placa de proteção dentáriaPlaca de proteção dentária

O bruxismo não tem cura e o seu tratamento tem como objetivo aliviar a dor e evitar problemas nos dentes. Assim, deve-se usar uma placa de proteção dentária durante a noite, para evitar o atrito entre os dentes, e alguns medicamentos como relaxantes musculares, antidepressivos e calmantes, que normalmente são usados por pouco período de tempo para evitar dependência.

Além disso, pode-se usar técnicas de relaxamento para reduzir o estresse e ansiedade e, se necessário, fazer acompanhamento psicológico.

Para aliviar a dor, pode-se aplicar gelo ou água morna nos músculos da mandíbula, evitar ingerir alimentos duros, como nozes ou legumes crus, fazer massagem no pescoço, ombros e rosto e exercícios de alongamento ao acordar.

O bruxismo também é bastante comum em crianças, por isso veja como identificar e o que fazer em caso de bruxismo infantil.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...