Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tratar a prostatite

O tratamento para prostatite, que é a inflamação da próstata, geralmente é feito com o uso de antibióticos, como Ciprofloxacino, Levofloxacina, Ofloxacina ou Penicilina, pois a inflamação é, na maioria dos casos, causada por uma infecção bacteriana da glândula. Estes remédios devem ser prescritos por um urologista e ingeridos durante 4 a 6 semanas, conforme orientação do médico.

O tratamento pode ser feito com comprimidos, porém em alguns casos, pode ser necessário internamento hospitalar para tomar remédios pela veia ou fazer cirurgia para remover o abscesso da próstata. 

Além disso, para aliviar os sintomas da prostatite, como dor ou dificuldade em urinar, pode ser ainda recomendado:

  • Fazer banhos de assento com água morna durante cerca de 15 minutos; Veja como é feito em: Banho de Assento
  • Sentar de forma confortável, utilizando uma almofada macia, especialmente quando se trabalha muito tempo sentado;
  • Evitar atividades que colocam pressão na região genital, como andar de bicicleta;
  • Fazer exercícios para fortalecer os músculos pélvicos, para aliviar os sintomas urinários. Saiba como fazer: Exercícios de Kegel para homens.

Nos casos em que não é possível aliviar a dor e os outros sintomas da prostatite apenas com uso de antibióticos e estes cuidados diários, o médico pode ainda receitar remédios analgésicos, como Paracetamol ou Ibuprofeno, que ajudam a reduzir a inflamação e aliviar a dor. Para saber quais os sintomas mais comuns de prostatite leia: Prostatite.

Sentar num almofada maciaSentar num almofada macia
Não andar de bicicletaNão andar de bicicleta

Já nos casos mais graves, em que a infecção demora mais de 3 meses a desaparecer, pode ser necessário fazer uma cirurgia semelhante à do câncer para remover a próstata ou uma porção. Veja como é feita em: Cirurgia para câncer de próstata.

Sinais de melhora da prostatite

Os principais sintomas de melhora da prostatite surgem cerca de 3 a 4 dias após o início do tratamento com antibióticos e incluem alívio da dor, diminuição da febre e desaparecimento da dificuldade para urinar.

Embora estes sintomas surjam na primeira semana de tratamento, é importante manter o uso dos antibióticos até ao final da embalagem ou até indicação do médico, para evitar que o problema volte a surgir, que normalmente é por 3 semanas. 

Sinais de piora da prostatite

Os sinais de piora da prostatite são raros e, normalmente, só surgem quando o tratamento não é iniciado ou quando está sendo feito de forma errada, incluindo aumento da dor, calafrios, aumento da febre ou sangue no sêmen.

Nestes casos é aconselhado consultar rapidamente um urologista ou ir no pronto-socorro. 

Complicações da prostatite

Caso a prostatite não seja tratada, mesmo após o surgimento dos sinais de piora, podem surgir algumas complicações graves, como infecção generalizada, infecção urinária ou retenção urinária que podem colocar em risco a vida do paciente, devendo ser tratadas no hospital.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...