Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Banho de assento: para que serve e como fazer

O banho de assento é um tipo de tratamento que tem como objetivo aliviar os sintomas de doenças que afetam a região genital, como infecção pelo vírus da herpes, candidíase ou infecção vaginal, por exemplo. 

Esse tipo de tratamento deve complementar o tratamento recomendado pelo médico e pode ser feito com óleos essenciais, bicarbonato de sódio ou vinagre, por exemplo, de acordo com o objetivo do banho.

Banho de assento: para que serve e como fazer

Para que serve

O banho de assento tem como objetivo complementar o tratamento indicado pelo médico para doenças que atingem a região íntima de homens e mulheres, vaginose bacteriana, herpes genital, candidíase ou ardência na vagina, por exemplo, já que pode ajudar a limpar a região, diminuir o risco de infecção e aumentar a circulação sanguínea do local, favorecendo a cicatrização.

Além disso, o banho de assento pode também ser recomendado para aliviar os sintomas e desconforto causado por hemorroidas ou diarreia, ou ser também indicado após a realização de cirurgia na região genital ou perineal para diminuir os sintomas.

Como fazer o banho de assento

O banho de assento é simples e consiste na pessoa sentar em uma bacia limpa contendo os ingredientes para o banho e permanecer por cerca de 15 a 30 minutos. Além da bacia, é possível também realizar o banho de assento no bidê ou em uma banheira de imersão, por exemplo.

É normalmente aconselhado que o banho de assento seja feito 2 a 3 vezes na semana para que se possa ter os benefícios, sendo depois recomendado que o banho passe a ser feito 1 a 2 vezes por semana para evitar que os sintomas voltem a aparecer.

É importante ter em mente que o banho de assento não substitui o tratamento indicado pelo médico e, por isso, é recomendado consultar o ginecologista ou urologista para que seja indicado o tratamento mais adequado para a situação e possa ser evitada a progressão da doença.

Os ingredientes do banho de assento podem variar de acordo com o objetivo do tratamento, podendo ser feito com bicarbonato de sódio, vinagre ou óleos essenciais.

Banho de assento: para que serve e como fazer

Confira a seguir algumas opções de banho de assento:

1. Para ardência na vagina

Um bom banho de assento para ardência na vagina causada pela candidíase é o com o óleo essencial de Melaleuca alternifolia, popularmente chamada de árvore do chá, porque ela possui propriedades antifúngicas que combatem o causador da doença. Veja todos os benefícios do óleo de melaleuca.

Para fazer esse banho de assento, basta colocar 1 litro de água morna e 5 gotas de óleo essencial de malaleuca numa bacia e sentar-se dentro da bacia por cerca de 20 a 30 minutos e fazer uma lavagem vaginal com esta mesma água. Além disso pode-se adicionar 1 gota de óleo essencial de malaleuca num absorvente interno e utilizá-lo durante o dia.

Este banho de assento também pode ser utilizado em caso de coceira na vagina ou corrimento vaginal branco, tipo leite coalhado pois estes também são os sintomas da candidíase.

2. Para infecção urinária

Um excelente banho de assento para infecção urinária é o banho de assento com vinagre, já que o vinagre é capaz de alterar o pH da região íntima e diminuir a capacidade de aderência das bactérias à uretra e à bexiga. 

Para fazer esse banho, deve-se colocar 3 litros de água morna numa bacia e adicionar 2 colheres de sopa de vinagre, misturar bem e depois sentar-se dentro da bacia sem roupa íntima por pelo menos 20 minutos. Veja outras opções de banho de assento para infecção urinária.

3. Para herpes genital

Um ótimo banho de assento para herpes genital é o banho de assento com bicarbonato de sódio porque pode ajudar na cicatrização das lesões, diminuindo o risco de transmissão da doença e o desconforto causado pelas lesões. 

Para fazer o banho para herpes genital, deve-se colocar 600 ml de água morna numa bacia, adicionar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, misturar bem e sentar-se dentro da bacia durante 15 minutos, 2 a 3 vezes por dia.

4. Para hemorroidas

Uma opção de banho de assento para hemorroidas é com arnica, já que é uma planta medicinal com propriedades anti-inflamatória, calmante e cicatrizante, ajudando a aliviar o desconforto causado pelas hemorroidas.

Assim, para essa banho de assento, basta misturar 20g de chá de arnica e 3 litros de água quente em uma bacia, e depois sentar sobre a água quente e ficar durante 15 minutos. Confira outras opções de banho de assento apra hemorroidas.

Esta informação foi útil?

Sua opinião é importante! Escreva aqui como podemos melhorar o nosso texto:

Ficou alguma dúvida? Clique aqui para ser respondido.
Verifique o email de confirmação que lhe enviamos.

Bibliografia

  • SOARES, Ricardo; VIEIRA-BAPTISTA, Pedro; TAVARES, Sara. Vaginose citolítica: uma entidade subdiagnosticada que mimetiza a candidíase vaginal. Acta Obstet Ginecol Port. Vol 11. 2 ed; 106-112, 2017
  • UHN. Having a Sitz Bath at Home. Disponível em: <https://www.uhn.ca/PatientsFamilies/Health_Information/Health_Topics/Documents/Having_a_Sitz_Bath_at_Home_Portuguese.pdf>. Acesso em 25 Nov 2020
  • ABASCAL, kathy; YARNELL, Eric. Botanical Treatments for Hemorrhoids. Alternative and complementary therapies. 285-289, 2005
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Enviar Mensagem