Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Banho de assento: o que é, para que serve e como fazer

Revisão clínica: Manuel Reis
Enfermeiro

O banho de assento é um tratamento caseiro que tem como objetivo aliviar os sintomas de herpes genital, candidíase, hemorroida ou infecção urinária, como ardência, coceira, dor, irritação e corrimento, por exemplo.

Esses benefícios obtidos com o banho de assento são possíveis, porque eles ajudam a limpar a região, diminuem a infecção e aumentam a circulação sanguínea do local, promovendo a cicatrização.

O banho de assento pode ser indicado para complementar o tratamento recomendado pelo médico e pode ser feito com óleos essenciais, bicarbonato de sódio ou vinagre, por exemplo, de acordo com o objetivo do banho.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O banho de assento pode feito por homens e mulheres, ajudando a tratar situações, como:

  • Vaginose bacteriana;
  • Infecção urinária;
  • Herpes genital;
  • Candidíase;
  • Hemorroida;

Além disso, o banho de assento também pode ser recomendado para aliviar os sintomas causados pela diarreia, ou após a realização de cirurgias na região genital e perineal.

Como fazer o banho de assento

Para fazer o banho de assento, deve-se seguir os seguintes passos:

  1. Lavar bem a bacia, a banheira, o bidê ou a bacia de assento para vaso sanitário, retirando sujeiras ou resíduos de sabão;
  2. Aquecer de 2 a 4 litros água em uma panela ou chaleira e, quando estiver morna, colocar a água na bacia, no bidê ou na banheira, em quantidade suficiente para cobrir toda a região a ser tratada;
  3. Adicionar os ingredientes na água, de acordo com a condição a ser tratada, mexendo bem;
  4. Fazer a higiene íntima e, após, sentar no banho de assento, cobrindo toda a região, permanecendo por cerca de 10 a 15 minutos;
  5. Ao finalizar, secar cuidadosamente a região genital ou perianal com uma toalha seca e limpa;
  6. Lavar a bacia, a banheira, o bidê ou a bacia de assento para vaso sanitário, após o uso.

Geralmente é aconselhado fazer banhos de assento de 1 a 3 vezes ao dia. No entanto, a frequência varia de acordo com a causa a ser tratada e, por isso, é importante que os banhos de assento sejam sempre orientados por um médico.

É importante lembrar que o banho de assento não substitui o tratamento indicado pelo médico e, por isso, é aconselhado consultar o ginecologista ou urologista para indicar o tratamento mais adequado de cada condição.

Principais tipos de banho de assento

Confira a seguir alguns tipos de banho de assento:

1. Para candidíase

Um bom banho de assento para ajudar no tratamento da candidíase é com o óleo essencial de Melaleuca alternifolia, conhecida também como melaleuca ou árvore do chá, porque ela possui ação antifúngica, combatendo o fungo causador da doença. Veja todos os benefícios do óleo de melaleuca.

Para fazer esse banho, basta misturar 5 gotas de óleo essencial de melaleuca em 1 litro de água morna numa bacia e, após a higiene íntima, sentar na bacia por cerca de 15 minutos. É indicado fazer esse banho de assento 1 vez por dia.

Esse banho de assento ajuda a aliviar sintomas da candidíase, como corrimento, coceira intensa e ardência. Confira outros banhos de assento para candidíase.

2. Para infecção urinária

Um excelente banho de assento para infecção urinária é o feito com vinagre, já que o vinagre altera o pH da região íntima e inibe a aderência das bactérias na bexiga.

Para fazer esse banho, deve-se colocar 3 litros de água morna numa bacia e adicionar 4 colheres de sopa de vinagre, misturando bem. Após a higiene íntima, sentar na bacia por 15 minutos. Fazer esse banho de assento 1 vez por dia. Veja outros banho de assento para infecção urinária.

3. Para hemorroidas

A camomila tem propriedades calmantes e cicatrizantes, sendo uma ótima opção de banho de assento para aliviar a dor e o desconforto das hemorroidas.

Para esse banho de assento, basta aquecer 3 litros de água. Após, adicionar 4 colheres (de sopa) de flores de camomila seca, tampando e deixando repousar por 5 minutos. Coar a infusão e colocar em uma bacia. Após a higiene íntima, sentar na bacia por 15 minutos, fazendo esse banho de assento 2 vezes por dia. Confira outras opções de banho de assento para hemorroidas.

4. Para herpes genital

Um ótimo banho de assento para herpes genital é com bicarbonato de sódio, porque pode diminuir o desconforto e ajudar na cicatrização das lesões.

Para fazer esse banho de assento deve-se dissolver 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em 3 litros de água morna numa bacia. Após fazer a higiene íntima, sentar na bacia durante 15 minutos. Recomenda-se fazer esse banho de assento 1 vez por dia.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em janeiro de 2023. Revisão clínica por Manuel Reis - Enfermeiro, em janeiro de 2023.

Bibliografia

  • TORONTO UNIVERSITY HEALTH NETWORK. Tomar um Banho de Assento (Sitz Bath) em Casa. 2022. Disponível em: <https://www.uhn.ca/PatientsFamilies/Health_Information/Health_Topics/Documents/Having_a_Sitz_Bath_at_Home_Portuguese.pdf>. Acesso em 25 jan 2023
  • UNIVERSIDADE PARAENSE. Uso de plantas medicinais e fitoterápicos na candidíase. 2022. Disponível em: <https://presencial.unipar.br/files/arquivos/edital/88c51263427741e023c85a678ff43058.pdf>. Acesso em 25 jan 2023
Mostrar bibliografia completa
  • TELESSAÚDE- UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Telecondutas – Hemorroidas. 2018. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/telessauders/documentos/telecondutas/tc_hemorroidas.pdf>. Acesso em 25 jan 2023
Revisão clínica:
Manuel Reis
Enfermeiro
Pós-graduado em fitoterapia clínica e formado pela Escola Superior de Enfermagem do Porto, em 2013. Membro nº 79026 da Ordem dos Enfermeiros.

Tuasaude no Youtube

  • Como se livrar da CANDIDÍASE MASCULINA rapidamente

    06:45 | 41154 visualizações
  • Como identificar os sintomas e curar a INFECÇÃO URINÁRIA rapidamente

    07:47 | 478508 visualizações
  • Como CURAR NATURALMENTE a candidíase

    06:24 | 2002829 visualizações
  • Hemorroida | Remédios Caseiros

    01:20 | 1386370 visualizações