Saw palmetto: para que serve e como usar

A saw palmetto é uma planta medicinal, da espécie Serenoa repens, que produz pequenos frutos preto-azulados semelhantes a amoras, que contêm propriedades anti-inflamatórias, diuréticas e antiandrogênicas. Por isso, o saw palmetto é muito utilizado como remédio caseiro para impotência, problemas urinários ou próstata aumentada, por exemplo.

Esta planta medicinal pode ser usada na forma de chá, cápsulas ou loção, preparados a partir do extrato seco do fruto da saw palmetto, que podem ser comprados em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação.

No entanto, seu uso deve ser sempre feito com orientação de um médico ou outro profissional de saúde que tenha experiência com o uso de plantas medicinais.

O saw palmetto pode servir para:

1. Controlar o câncer de próstata

O saw palmetto possui propriedades anti-inflamatórias que desaceleram o crescimento da próstata e podem ajudar a aliviar os sintomas urinários associados ao tumor benigno da próstata, como dificuldade para urinar ou vontade de urinar com frequência, além de melhora na qualidade de vida e função sexual, já que promove o equilíbrio hormonal.

Além disso, essa planta atua bloqueando alguns processos hormonais que evitam o crescimento das células prostáticas, ajudando a prevenir o desenvolvimento e progressão do câncer de próstata. Veja mais sobre o câncer de próstata.

2. Prevenir a queda de cabelo

O saw palmetto melhora a saúde do cabelo, aumentando o crescimento e volume, sendo muito útil para as pessoas que sofrem com calvície, já que essa planta medicinal atua equilibrando hormônios que ajudam a diminuir a queda de cabelo.

3. Melhorar o desempenho sexual de homens

Essa planta medicinal ajuda a regular os níveis de testosterona no homem, melhorando a resistência muscular e aumentando a libido e a quantidade de espermatozoides, aumentando a fertilidade.

4. Aliviar os sintomas urinários

O saw palmetto atua sobre os receptores e nervos da bexiga, ajudando a aliviar alguns sintomas urinários em homens e mulheres, como dificuldade para reter a urina e frequência urinária aumentada.

5. Reduzir dores

Por conter propriedades anti-inflamatórias, o saw palmetto também ajuda a diminuir a irritação e a dor de garganta, além da tosse e dor de cabeça.

Como usar

A parte normalmente utilizada da saw palmetto é o seu fruto inteiro de onde são extraídas suas substâncias ativas e pode ser consumido na forma de chá em pó ou cápsulas e também loção para a pele.

As principais formas de usar a saw palmetto são:

  • Saw palmetto em cápsulas: tomar 1 cápsula de 160 mg, 2 vezes por dia, após o café da manhã e jantar;
  • Chá de saw palmetto: colocar 1 colher (de sopa) do pó de saw palmetto em 1 copo de água. Misturar até dissolver o pó completamente e beber 2 vezes ao dia. 
  • Loção para a pele: após lavar e secar o cabelo, aplicar no couro cabeludo sobre as áreas onde há queda do cabelo. Deve-se massagear o couro cabeludo durante 2 ou 3 minutos, pressionando suavemente e fazendo movimentos circulares com os dedos. A loção de saw palmetto também pode ser aplicada sobre a pele nos casos de eczema.

A duração e as dosagens do tratamento com saw palmetto dependem da orientação médica.

Possíveis efeitos colaterais

O saw palmetto é uma planta segura para a maioria dos adultos, desde que consumida por via oral na forma de cápsula ou chá, por até 3 anos. No entanto, pode causar alguns efeitos colaterais leves que incluem tonturas, dor de cabeça, dor de estômago, náuseas, vômitos, gosto amargo na boca, prisão de ventre ou diarreia.

Além disso, a saw palmetto pode atrasar a coagulação sanguínea e, por isso, deve-se interromper seu uso 2 semanas antes de qualquer cirurgia para evitar sangramentos ou hemorragia.

Quem não deve usar

O saw palmetto não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou que estão realizando amamentação. Também é contraindicado para pessoas com problemas de coagulação do sangue, como hemofilia, doenças no fígado, como insuficiência hepática, ou problemas no pâncreas, como pancreatite.

Esta planta medicinal também não deve ser usada por pessoas que usam anticoagulantes como varfarina, ácido acetilsalicílico ou clopidogrel, por exemplo, ou que utilizam outras plantas ou suplementos medicinais que podem afetar a coagulação sanguínea como gengibre, ginkgo biloba, ginseng, castanha da índia, cúrcuma, salgueiro, cravo da índia trevo vermelho ou vitamina E.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em agosto de 2022. Revisão clínica por Manuel Reis - Enfermeiro, em agosto de 2022.

Bibliografia

  • GORDON, Andrea E.; SHAUGHNESSY, Allen F. Saw palmetto for prostate disorders. Am Fam Physician. 67. 6; 1281-3, 2003
  • AGBABIAKA, T. B.; et al. Serenoa repens (saw palmetto): a systematic review of adverse events. Drug Saf. 32. 8; 637-47, 2009
Mostrar bibliografia completa
  • EVRON, E.; et al. Natural Hair Supplement: Friend or Foe? Saw Palmetto, a Systematic Review in Alopecia. Skin Appendage Disord. 6. 6; 329-337, 2020
  • AVINS, A. L.; BENT, S. Saw palmetto and lower urinary tract symptoms: what is the latest evidence?. Curr Urol Rep. 7. 4; 260-5, 2006
  • UPTODATE. Clinical use of saw palmetto. 2020. Disponível em: <https://www.uptodate.com/contents/clinical-use-of-saw-palmetto>. Acesso em 07 mai 2021
  • KWON, Y. Use of saw palmetto (Serenoa repens) extract for benign prostatic hyperplasia. Food Sci Biotechnol. 28. 6; 1599-1606, 2019
  • KATZ, Aaron E. Flavonoid and Botanical Approaches to Prostate Health. The Journal of Alternative and Complementary Medicine. 8. 6; 813–821, 2002
  • DRUGS.COM. Saw Palmetto. Disponível em: <https://www.drugs.com/mtm/saw-palmetto.html>. Acesso em 07 mai 2021
Revisão clínica:
Manuel Reis
Enfermeiro
Pós-graduado em fitoterapia clínica e formado pela Escola Superior de Enfermagem do Porto, em 2013. Membro nº 79026 da Ordem dos Enfermeiros.

Tuasaude no Youtube

  • Dicas para Impotência Sexual

    08:02 | 325399 visualizações
  • 4 Exames que detectam o CÂNCER DE PRÓSTATA

    04:40 | 126171 visualizações
  • ESTIMULANTE SEXUAL NATURAL

    09:00 | 568787 visualizações
  • CÂNCER DE PRÓSTATA, NUNCA! Alimentação para prevenção

    03:05 | 154543 visualizações