Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tratar a osteoporose na coluna

O tratamento da osteoporose na coluna geralmente é feito com remédios prescritos pelo médico, alimentação rica em cálcio e vitamina D, fisioterapia e prática de exercícios físicos para retardar a perda mineral óssea e evitar o risco de fraturas nos ossos.

A osteoporose na coluna não tem cura, porém a perda mineral óssea que ocorre na osteoporose pode ser retardada com o tratamento medicamentoso orientado pelo médico, fisioterapêutico indicado por um fisioterapeuta e nutricional, orientado por um nutricionista.

Remédios para osteoporose

Os remédios para osteoporose na coluna, que podem ser prescritos pelo médico, incluem:

  • Bifosfonatos em comprimidos ou injeção como o Alendronato, Etidronato, Ibandronato ou Ácido Zolendrônico: ajudam a manter a densidade óssea e reduzir o risco de fratura;
  • Ranelato de estrôncio: ajuda a aumentar a formação de massa óssea;
  • Raloxifeno: ajuda a manter a densidade óssea e a reduzir o risco de fratura, especialmente da coluna;
  • Teriparatida em forma de injeção: ajuda a aumentar a densidade óssea;
  • Suplementos de cálcio e vitamina D: são usados quando a alimentação não é suficiente para suprir as necessidades de cálcio e vitamina D. Veja um exemplo de suplemento de cálcio e vitamina D;
  • Terapia de reposição hormonal: é por vezes recomendada em mulheres na menopausa porque pode ajudar a controlar os sintomas, pois ajuda a manter a densidade óssea e reduzir o risco de fratura.

Nos homens, o tratamento com testosterona também pode ser útil quando a osteoporose é causada pela produção insuficiente de hormônios sexuais masculinos.

Exercícios para osteoporose na coluna

Os exercícios para osteoporose na coluna devem ser indicados e orientados pelo fisioterapeuta, mas alguns exemplos são:

Exercício 1Exercício 1
Exercício 2Exercício 2
Exercício 3Exercício 3
  • Exercício 1: Na posição de 4 apoios, com os braços esticados, elevar as costas em direção ao teto, encolhendo a barriga para dentro. Permanecer nesta posição cerca de 20 a 30 segundos e repetir 3 vezes. Este exercício ajuda a alongar as costas, aliviando as dores.
  • Exercício 2: Sentado em uma bola de pilates ou cadeira, sem se apoiar no encosto, tentar juntar as escápulas uma à outra. Manter a posição durante 15 a 20 segundos e relaxar. Fazer este exercício 3 vezes por semana. Este exercício alonga a parte superior das costas e ombros, melhorando a postura;
  • Exercício 3: Na posição de pé, encostar-se numa parede com os pés à largura dos ombros e ligeiramente para a frente e o bumbum, palmas das mãos, costas e ombros encostados na parede. Deslizar para cima e para baixo, dobrando os joelhos no meio do caminho, como se estivesse sentado, mantendo as costas retas. Repetir 10 vezes, 2-3 vezes por semana. Este exercício ajuda a fortalecer as costas e melhorar a postura.

Além destes exercícios, a prática regular de exercício físico também é recomendada no tratamento da osteoporose porque ajudam a retardar a perda mineral óssea. Saiba quais os melhores exercícios para osteoporose.

Dieta para osteoporose

A dieta para osteoporose deve ser rica em alimentos com cálcio, porque o cálcio ajuda a manter a saúde dos ossos e alimentos ricos em vitamina D porque o cálcio não é absorvido sem a presença da vitamina D.

Desta forma, o paciente com osteoporose na coluna deve consumir alimentos como leite e derivados, vegetais de folha escura, óleos de fígado de peixes, amêndoa, ovos e margarinas. Assista ao vídeo e saiba que outros alimentos deve consumir:

Saiba mais em: Alimentação para osteoporose.

Veja também:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...