Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Fisioterapia para Dor na Lombar

O tratamento fisioterapêutico para dor lombar pode ser feito com uso de aparelhos e alongamentos para alívio da dor, além de massagens para relaxar os músculos tensos e correção postural através de exercícios para eliminar a causa da dor.

Além disso, o tratamento indicado pelo médico pode ser feito com medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos, corticosteroides, infiltração e ainda pode ser útil recorrer à acupuntura para reequilíbrio energético e alívio da dor.

Fisioterapia para Dor na Lombar

Algumas opções fisioterapêuticas para tratar a dor lombar são:

1. Uso de aparelhos 

Aparelhos como ondas curtas, ultrassom, estimulação elétrica transcutânea, laser podem ser usados para combater a inflamação e trazer alívio da dor melhorando o dia a dia da pessoa. No entanto, o fisioterapeuta poderá indicar outros equipamentos, se achar que é mais indicado para o seu paciente.

2. Alongamento

Os exercícios de alongamento podem ser realizados de forma passiva sempre respeitando o limite da dor e assim que esta regredir, é possível avançar com o alongamento, para aumentar a amplitude dos movimentos e diminuir a sua rigidez. Quando não houver dor é possível que seja a própria pessoa a realizar o alongamento de forma ativa.

Alguns exercícios de alongamento e fortalecimento são realizados nos protocolos de reeducação postural global onde a pessoa precisa ficar parada na mesma posição durante cerca de 10 minutos. Nesse período enquanto alguns músculos estão sendo alongados, outros estão sendo fortalecidos com intuito de reorganizar toda a estrutura óssea e as articulações, eliminando as causas de dor.

3. Exercícios

Para evitar a rotação da coluna deve-se iniciar o fortalecimento muscular com exercícios de estabilidade estática em cadeia cinética fechada, e por isso podem ser usados exercícios sentado, deitado ou com bolas de diversos tamanhos para oferecer resistência ou suporte.

O fortalecimento pode inicialmente ser realizado com a resistência da mão do terapeuta e aos poucos devem ser introduzidos diferentes peso para que o músculo recupere. As bandas elásticas como os theraband devem ser utilizados antes dos pesinhos e sua resistência deve ir aumentando, conforme vai havendo melhora dos sintomas apresentados.

A seguir podem ser introduzidos os exercícios de estabilidade rotatória em cadeia cinética aberta, que podem ser realizados com a pessoa deitada de lado, para o fortalecimento dos glúteos e região anterior e lateral das coxas. Para progredir, podem ser usados exercícios de mobilidade que trabalham os 4 membros ao mesmo tempo e favorecem a movimentação do corpo com ou sem rotação da coluna.

Em último lugar devem ser usados os exercícios de coordenação motora porque requerem agilidade e ausência completa de dor, sendo útil para melhorar todo funcionamento muscular e a cura.

Os melhores exercícios para dor lombar são os exercícios do Pilates Clínico. Veja aqui alguns exemplos.

4. Manipulação vertebral

Essa é uma técnica manual realizada pelo fisioterapeuta que pode ser indicada para liberar a tensão nas articulações da coluna, ATM e sacro-ilíaca, por exemplo. É especialmente indicada quando há alguma alteração postural como escoliose ou hiperlordose mas não pode ser utilizada em todo caso de lombalgia e requer destreza quando realizada em pessoas com hérnia de disco, por exemplo.

5. Compressa quente

No final do tratamento e em casa para trazer alívio de possível desconfortos que possam surgir pode ser indicado colocar uma bolsa de água morna para aliviar a dor, durante aproximadamente 20 minutos, antes de deitar e as massagens de relaxamento também podem ser indicadas para alívio da dor e melhora a circulação sanguínea local.

Sinais de melhora e piora

Os sinais de melhora são observados logo nos primeiros dias de tratamento, principalmente quando a pessoa consegue repousar, evitando fazer esforços e segue todas as orientações do fisioterapeuta e do médico que podem incluir não carregar bolsas pesadas, não segurar crianças ou bebês no colo e evitar usar salto alto, por exemplo.

Tempo de tratamento

O tratamento pode demorar de 3 a 6 meses se a fisioterapia for realizada pelo menos 3 vezes por semana.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...