Coloproctologista: o que é, o que faz e quando consultar

julho 2022

O coloproctologista é o médico especialista em diagnosticar e tratar doenças do intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus, como hemorróidas, câncer de cólon, prisão de ventre e síndrome do intestino irritável.

O coloproctologista também é responsável pela realização de exames como anuscopia e colonoscopia, para diagnosticar doenças como retocolite ulcerativa e doença de Crohn, e procedimentos para avaliar a função intestinal, como exame do tempo de trânsito colônico e manometria anorretal. Além disso, o coloproctologista também realiza consultas de pré-operatório e fornece orientações para manter o funcionamento adequado do intestino.

Dessa forma, o coloproctologista é um médico que geralmente trabalha em serviços especializados de hospitais, clínicas e consultórios particulares e em emergências cirúrgicas.

O que faz o coloproctologista

Algumas doenças que o coloproctologista pode tratar incluem:

Além disso, o coloproctologista também realiza exames como anuscopia, retossigmoidoscopia flexível e colonoscopia, sendo capaz investigar a causa de sangramentos digestivos, e avaliar a função intestinal por meio de procedimentos como exame do trânsito intestinal e manometria anorretal. Veja o que é e para que serve a colonoscopia.

Quando marcar uma consulta

É importante consultar um coloproctologista em caso de:

  • Dificuldade para evacuar;
  • Dor durante a evacuação;
  • Sangue nas fezes;
  • Dor na região anal;
  • Diarreia que não passa;
  • Dificuldade para segurar as fezes;
  • Verrugas na região anal.

Além disso, é recomendado que adultos entre 45 e 75 anos consultem um coloproctologista, gastroenterologista ou clínico geral, porque nesta faixa de idade é indicado o rastreamento do câncer colorretal. Entenda melhor o que é e quais os sintomas do câncer colorretal.

Onde encontrar

O coloproctologista geralmente trabalha em serviços especializados de hospitais, clínicas e consultórios particulares e em emergências cirúrgicas.

Quando não for possível marcar uma consulta diretamente em consultórios particulares, geralmente, é possível encontrar este médico no SUS por meio de um encaminhamento feito pelo médico de família ou clínico geral no posto de saúde. 

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em julho de 2022.

Bibliografia

  • CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. What Should I Know About Screening?. Disponível em: <https://www.cdc.gov/cancer/colorectal/basic_info/screening/index.htm>. Acesso em 26 jul 2022
  • EUROPEAN UNION OF MEDICAL SPECIALISTS. Coloproctology. Disponível em: <https://uemssurg.org/divisions/coloproctology/>. Acesso em 26 jul 2022
Mostrar bibliografia completa
  • MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Matriz de Competências de Coloproctologia. Disponível em: <https://www.gov.br/mec/pt-br/residencia-medica/pdf/2-matriz-de-competencias-de-coloproctologia.pdf/view>. Acesso em 26 jul 2022
  • USPSTF. Colorectal Cancer: Screening. Disponível em: <https://www.uspreventiveservicestaskforce.org/uspstf/recommendation/colorectal-cancer-screening>. Acesso em 26 jul 2022
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.