10 frutas laxantes para soltar o intestino

As frutas, como mamão, laranja e ameixa, são ótimas opções que ajudam a soltar o intestino, combatendo a prisão de ventre. Essas frutas contêm grandes quantidades de fibras o que acelera o trânsito intestinal e favorece a formação das fezes.

Além disso, essas frutas também são ricas em água, um elemento fundamental para ajudar na formação do bolo fecal e combater a prisão de ventre. Veja a quantidade adequada de água recomendada para evitar a prisão de ventre.

As frutas laxantes devem ser consumidas diariamente no café da manhã, nos lanches, durante o almoço e jantar, de preferência na forma fresca e com casca, mas também podem ser usadas em preparações, como saladas, molhos, picolés ou sorvetes naturais.

10 frutas laxantes para soltar o intestino

Confira uma lista com as principais frutas laxantes que ajudam a soltar o intestino:

1. Mamão

O mamão tem ótimas quantidades de água e fibras, sendo bastante conhecido por seu poder em ajudar no funcionamento do intestino. O mamão formosa tem um poder laxante ainda maior que o papaia, pois tem quase o dobro da quantidade de fibras.

Enquanto 100 g do mamão formosa tem 1,8 g de fibras, o papaia tem 1 g. Além disso, as duas variedades da fruta também contêm boas quantidades de magnésio, um mineral que ajuda a melhorar o trânsito intestinal.

2. Laranja

A laranja é rica em água, que ajuda a hidratar, amolecendo as fezes, e é composta pelo bagaço, uma parte da fruta que é rica em fibras. Uma laranja média (180g) tem cerca de 4,4 g de fibras e 155g de água, sendo uma ótima opção para soltar o intestino. Conheça outros benefícios da laranja.

É importante lembrar que o suco de laranja não é recomendado, pois não tem fibras, já que o bagaço não é utilizado quando se espreme a fruta.

3. Ameixa

A ameixa, tanto na versão fresca quanto na forma desidratada, tem boas quantidades de fibras, que ajudam a soltar o intestino. Cada unidade de ameixa seca tem cerca de 1,2 g de fibras e uma unidade de ameixa fresca contém em torno de 0,6 g de fibra.

No entanto, ao optar por consumir a ameixa seca, é importante priorizar versões que não tenham adição de açúcar.

4. Acerola

Cada 100g de acerola fresca contém cerca de 1,5 g de fibras, o que faz desta fruta uma ótima aliada para soltar o intestino.

Além disso, cada 100 g de acerola contém 91g de água e, por isso, a ingestão dessa fruta ajuda na hidratação, facilitando a eliminação das fezes.

5. Abacate

O abacate é um campeão em teor de fibras: cada 100 g dessa fruta fornece cerca de 6 g de fibras. Além disso, o abacate também é rico em gorduras saudáveis que facilitam a eliminação das fezes pelo intestino.

6. Banana

Apesar de ser conhecida como uma fruta que prende o intestino, cada banana média (70g) tem pelo menos 1,4 g de fibra. O segredo é consumir essa fruta bem madura, pois assim as suas fibras ajudam a melhorar o funcionamento do intestino.

Cada banana média (70g) fornece também 50 g de água, sendo importante para amolecer as fezes e soltar o intestino.

7. Figo

Duas unidades médias (120g) de figo seco fresco oferecem cerca de 2,7 g de fibras e 95g de água, contribuindo para a formação e hidratação do bolo fecal, soltando o intestino.

Já duas unidades médias de figo seco contêm 13,2 g de fibra e 30g de água. No entanto, ao comprar figos secos é importante preferir sempre os que não têm adição de açúcar.

8. Kiwi

10 frutas laxantes para soltar o intestino

Cada unidade de kiwi (76g) tem em torno de 1,4 g de fibras, fazendo com que essa fruta seja uma ótima opção para ajudar a soltar o intestino. Além disso, 1 unidade da fruta fornece 63g de água, ajudando também a hidratar as fezes e, junto com as fibras, forma um gel e facilita o trânsito intestinal.

9. Jambo

Apesar de ser pouco consumido, o jambo é uma das frutas mais ricas em fibras: 1 unidade grande (60g) oferece 3 g de fibras que ajudam a soltar o intestino.

Além disso, cada 100g de jambo contém 93g de água, elemento fundamental para hidratar as fezes, soltando o intestino.

10. Pera

Cada unidade média (130g) de pera com casca fornece 3,9 g de fibras, o que faz desta fruta uma das mais importantes para ajudar a soltar o intestino.

A pera também é uma fruta rica em água, importante para , junto com as fibras da fruta, formar um gel no intestino que facilita a eliminação das fezes.

Frutas que prendem o intestino

Algumas frutas, como maçã sem casca, pera sem casca, jabuticaba, caju, goiaba e banana verde, podem prender o intestino em algumas pessoas. Por isso, se estiver com prisão de ventre, é importante evitar comer essas frutas até que o trânsito intestinal esteja normalizado.

Dicas para combater a prisão de ventre

Além de aumentar o consumo das frutas laxantes, algumas dicas simples para combater a prisão de ventre são:

  • Comer as frutas com casca e bagaço sempre que possível, pois são ricas em fibras;
  • Preferir o consumo de legumes crus, pois têm maior teor de fibras, ajudando a equilibrar o trânsito intestinal;
  • Preferir alimentos integrais, como arroz, farinha de trigo, macarrão e bolachas integrais;
  • Consumir sementes diariamente, como chia, linhaça,abóbora e gergelim em saladas e iogurtes;
  • Beber pelo menos 1,5 litros de água por dia, pois a água hidrata o intestino e ajuda na formação das fezes juntamente com as fibras, facilitando a eliminação das fezes.

É fundamental também praticar atividade física regularmente, pois os exercícios estimulam os músculos do intestino, ajudando na passagem das fezes e combatendo a prisão de ventre.

Veja com a nossa nutricionista outras dicas para combater a prisão de ventre:

Esta informação foi útil?
Atualizado por Karla S. Leal, Nutricionista - em Outubro de 2021. Revisão clínica por Tatiana Zanin, Nutricionista - em Outubro de 2021.

Bibliografia

  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos - TACO. 2011. Disponível em: <http://www.nepa.unicamp.br/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf?arquivo=taco_4_versao_ampliada_e_revisada.pdf>. Acesso em 01 Out 2021
  • COMPOSIÇÃO DE ALIMENTOS. Plataforma Portuguesa de Informação Alimentar. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/>. Acesso em 01 Out 2021
  • WORLD GASTROENTEROLOGY ORGANISATION GLOBAL GUIDELINES. Dieta e intestino. 2018. Disponível em: <https://www.spg.pt/wp-content/uploads/2019/04/diet-and-the-gut-portuguese.pdf>. Acesso em 01 Out 2021
  • FOOD INGREDIENTS BRASIL. Dossiê fibras. 2014. Disponível em: <https://revista-fi.com.br/upload_arquivos/201606/2016060405772001464892824.pdf>. Acesso em 01 Out 2021
  • UNITED STATES DEPARTMENT OF AGRICULTURE. Rose-apples, raw. Disponível em: <https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/168171/nutrients>. Acesso em 01 Out 2021
  • UNITED STATES DEPARTMENT OF AGRICULTURE. Acerola, (west indian cherry), raw. Disponível em: <https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/171686/nutrients>. Acesso em 01 Out 2021
Mais sobre este assunto: