A dieta para prisão de ventre estimula o funcionamento do intestino, acelerando o trânsito intestinal e diminuindo a barriga inchada. Essa dieta é baseada em alimentos ricos em fibras e água, que juntos facilitam a formação e a eliminação das fezes.
Beber pelo menos 1,5 a 2 litros de água ou chá sem açúcar por dia é importante porque sem água as fezes ficam desidratadas e presas no intestino, causando a prisão de ventre. Além disso, fazer algum tipo de atividade física como caminhadas ou natação estimula o intestino "preguiçoso", deixando-o mais ativo.
Também é importante lembrar que o uso frequente de laxantes agride e vicia o intestino, fazendo com que ele funcione apenas com o uso da medicação, não sendo recomendado o seu uso a longo prazo.

O que comer
Para combater a prisão de ventre, é recomendado consumir regularmente alimentos que ajudem a melhorar o funcionamento do intestino, sendo recomendado:
- Verduras: alface, couve, rúcula, acelga, agrião, aipo, brócolis, espinafre, nabo;
- Frutas: mamão, pera, ameixa, laranja, abacaxi, pêssego, uva-passa, figo e damasco;
- Cereais: gérmen de trigo, farelo de trigo, aveia em flocos grossos, quinoa;
- Alimentos integrais: pão integral, arroz integral e macarrão integral;
- Sementes: chia, linhaça, gergelim, semente de abóbora e de girassol;
- Probióticos naturais: iogurte natural, kefir.
Além disso, é importante também beber pelo menos 2 litros de água por dia, pois assim é possível que as fibras da alimentação fiquem hidratadas, aumentando o bolo fecal e facilitando a sua eliminação.
É também recomendado evitar alimentos ricos em gordura, açúcar e alimentos processados e industrializados, pois podem prender o intestino e piorar os sintomas. Veja com mais detalhes os alimentos que devem ser evitados.
Cardápio para prisão de ventre
A tabela a seguir traz um exemplo de cardápio de 3 dias para combater a prisão de ventre:
Refeição | Dia 1 | Dia 2 | Dia 3 |
---|---|---|---|
Café da manhã | Leite desnatado com café sem açúcar + pão integral com ricota temperada | Iogurte com probióticos + 5 torradas integrais com manteiga + 1 fatia de melancia | Leite desnatado + cereais matinais integrais |
Lanche da manhã | 1 pera + 3 nozes | 1 fatia de mamão + 3 castanhas | 3 ameixas secas + 4 bolachas Maria |
Almoço / Jantar | Frango grelhado com molho de tomate + 4 col de sopa de arroz integral + salada crua com grão de bico + 1 laranja | Macarronada de atum (usar macarrão integral) + queijo ricota em cubos + salada verde + 1 fatia de melão | Sopa de legumes com grão de bico + 1 maçã com casca |
Lanche da tarde | Iogurte com probióticos + 5 bolachas maria | Vitamina de abacate (usar leite desnatado) | Iogurte com probióticos + 1 pão integral com queijo |
É importante que o nutricionista seja consultado para que seja possível indicar um plano alimentar mais adequado à pessoa e de acordo com as suas necessidades nutricionais e objetivos.
Dicas para combater a prisão de ventre
Além de uma alimentação rica em fibras e água, para combater a prisão de ventre também é importante:
- Evitar o consumo de alimentos ricos em açúcar, como refrigerantes, doces, chocolates e bolos;
- Evitar adicionar açúcar em sucos, chás, cafés e no leite;
- Evitar o consumo de frituras, empanados, salgadinhos de pacote e fast food;
- Preferir leite e derivados desnatados;
- Preferir o consumo de vegetais crus e frutas com casca;
- Adicionar sementes como linhaça e gergelim em iogurtes e saladas;
- Fazer atividade física pelo menos 3 vezes por semana;
- Ir ao banheiro sempre que der vontade, pois ficar prendendo favorece a prisão de ventre.
Também é importante lembrar que a pessoa que sofre de prisão de ventre só deve tomar laxantes sob orientação médica, pois esse tipo de medicamento pode irritar o intestino, reduzir a flora intestinal e aumentar a prisão de ventre.
Veja com a nutricionista Tatiana Zanin sugestões de frutas ricas em fibras que ajudam combater a prisão de ventre:
Receitas laxantes contra prisão de ventre
1. Suco de caqui com laranja
Ingredientes:
- 3 caquis;
- 1 copo de suco de laranja;
- 1 colher (sopa) de sementes de linhaça.
Modo de preparo:
Depois de lavar e retirar as sementes coloque os caquis no liquidificador juntamente com o suco de laranja e bata bem, a seguir adicione a linhaça e adoce a gosto. O indivíduo com prisão de ventre deve beber este suco 2 vezes ao dia, durante 2 dias, para soltar o intestino.
2. Suco de laranja com mamão
Ingredientes:
- 2 rodelas de laranja com bagaço;
- 1/2 mamão papaia;
- 2 ameixas secas;
- 1 colher de farelo de trigo;
- 1 copo de água.
Modo de preparo:
Bater todas as frutas no liquidificador com a água e acrescentar o farelo de trigo. No final pode-se adoçar com mel ou adoçante stévia.
A prisão de ventre é caracterizada pelas fezes secas, em pouca quantidade, e ficar vários dias sem ir ao banheiro. Este distúrbio pode afetar indivíduos de todas as idades, e quando mesmo com a prática de exercícios, bebendo água e ingerindo fibras diariamente o problema persistir, deve-se ir ao médico para investigar outras possíveis causas.
3. Omelete com sementes de abóbora
A variedade de nutrientes do omelete com sementes, que deve ser servida acompanhada com uma salada, contribui para uma refeição muito rica em vitaminas e também em fibras para compôr uma dieta para prisão de ventre.
Ingredientes:
- 3 flores de abóbora;
- 2 ovos;
- 1 colher de sopa de farinha de trigo;
- 30 g de cebola picada;
- sal e salsa a gosto.
Modo de preparo:
Para fazer este omelete bata 2 claras em neve e junte as gemas misturando manualmente com um garfo ou batedor e acrescente os outros ingredientes misturando delicadamente.
Coloque no fogo uma frigideira com um pouco de azeite, e uma colher de chá de manteiga ou margarina, apenas para untar o fundo. Assim que estiver bem quente coloque a mistura na frigideira e diminua o fogo. Com a ajuda de um prato vire o omelete após 3 minutos e deixe outros 3 minutos fritando. O tempo pode variar de acordo com a panela e intensidade da chama.
Ao servir enfeite com 15 gramas de semente de abóbora e uma flor de abóbora. Esta refeição para duas pessoas fica completa com uma salada de alface, tomate,cenoura, milho e maçã.