Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Entenda o que é Cancer e seus Tipos mais comuns

O câncer é uma doença degenerativa grave, que pode atingir qualquer órgão ou região do organismo. Ele é caracterizado pela formação de um tumor maligno, que pode gerar metástases, que espalham o câncer por outras áreas do corpo, diminuindo as chances de cura da doença. No entanto, quando ele é descoberto precocemente, geralmente possui boas chances de cura.

Tipos de câncer

Os tipos de câncer mais comuns são:

  • Câncer de pele: Gera sintomas como manchas nas pele e tem grandes chances de cura quando é diagnosticado no início. Seu tratamento pode ser feito com radioterapia, quimioterapia, cirurgia, crioterapia ou curetagem.
  • Câncer de próstata: Gera sintomas como dificuldade em urinar e sangue na urina, possuindo boas chances de cura quando é diagnosticado no início da doença. Seu tratamento pode ser feito com radioterapia, quimioterapia ou cirurgia para retirada da próstata, dependendo do estadiamento do câncer.
  • Câncer de boca: Pode gerar sintomas como feridas de difícil cicatrização na boca e emagrecimento sem causa aparente, tendo cura em 80% dos casos. Seu tratamento pode ser feito através da radioterapia e cirurgia.
  • Câncer​ de intestino: Pode gerar sintomas como sangramento ao evacuar
  • Câncer de pulmão: Gera sintomas como tosse com sangue, dificuldade em respirar e emagrecimento sem causa aparente. Quando é descoberto no início da doenças, tem maiores chances de cura e o seu tratamento pode ser feito através da cirurgia, radioterapia ou quimioterapia ou a combinação dos 3.
  • Câncer​ de estômago: Gera sintomas como úlcera crônica, de difícil cura e o seu tratamento requer mudanças no estilo de vida, alimentação, além da toma dos remédios indicados pelo médico, raquiterapia e quimioterapia.
  • Câncer de colo de útero: Gera sintomas como sangramento vaginal marrom com sangue e tem grandes chances de cura quando a doença é descoberta precocemente através de exames preventivos como o papanicolau, por exemplo. Seu tratamento pode ser feito através da radioterapia, quimioterapia ou cirurgia para retirada do útero.
  • Câncer​ de mama: Gera sintomas como alterações no formato da mama, caroço no peito e possui maiores chances de cura quando é diagnosticado e tratado precocemente. Seu tratamento pode ser feito através da radioterapia, quimioterapia e cirurgia para retirada do tumor ou de toda a mama, dependendo do estadiamento da doença.

Apesar destes serem os tipos de câncer mais comum, esta doença pode afetar diversas outras regiões do corpo.

Sintomas de câncer

Os sintomas do câncer variam de acordo com a área afetada, mas alguns sintomas que geralmente estão presentes em todos os tipos de câncer são: 

  • Mal estar,
  • Febre e
  • Emagrecimento sem causa aparente.

Conheça os sinais e sintomas que podem indicar câncer.

O diagnóstico do câncer pode ser feito pelo médico clínico geral ou oncologista através da observação dos sintomas do indivíduo e do resultado de exames como exames de sangue, raio-x, ressonância magnética, tomografia computadorizada ou ultrassonografia, por exemplo. Estes exames podem ser úteis para a visualização do tumor, mas para certificar-se de que se trata de um câncer, uma biópsia laboratorial deverá ser realizada.

Tratamento para Câncer

O tratamento para o câncer vai depender do tipo de câncer que o indivíduo possui, mas geralmente o câncer pode ser tratado através do uso de medicamentos específicos, chamado quimioterapia; radioterapia, uma técnica que utiliza a radiação para diminuir o crescimento do tumor; e cirurgia para retirada do tumor, dos gânglios linfáticos mais próximos e das áreas afetadas por ele.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...