O peso ideal equivale ao peso corporal que uma pessoa deve ter em relação à sua altura e sexo, sendo usado como referência para avaliar o estado geral de saúde.
O método mais usado para calcular o peso ideal é o Índice de Massa Corporal (IMC), ou seja, multiplicando o IMC pela altura, em m².
No entanto, o IMC não considera a massa muscular, a massa óssea, a constituição física ou se a pessoa sofre de alguma condição médica. Por isso, em casos de dúvida sobre o peso ideal, é aconselhado consultar o nutricionista para uma avaliação.
Para saber o seu intervalo de peso ideal, insira os dados na calculadora:
No caso das crianças, o peso deve ser avaliado de acordo com outros parâmetros além do IMC. Veja como calcular corretamente o peso ideal do menino e o peso ideal da menina.
Cálculo do peso ideal
O peso ideal é calculado de acordo com o IMC (Índice de Massa Corporal), que é medido por meio de duas variáveis: peso e altura.
Assim, sabendo que um adulto saudável deve ter um IMC entre 18,5 e 24,9, e conhecendo o peso de cada pessoa, é possível determinar a faixa de peso ideal. Entenda melhor como calcular o IMC.
O peso ideal é o mesmo para homens e mulheres?
O peso ideal é calculado da mesma forma para homens e mulheres, usando principalmente o IMC. Segundo a Organização Mundial da Saúde, um IMC entre 18,5 e 24,9 kg/m² é considerado saudável para homens e mulheres adultos.
No entanto, o peso ideal pode variar entre homens e mulheres, pois a composição corporal é diferente. Os homens tendem a ter um percentual maior de massa muscular e menor de gordura corporal.
Já as mulheres, devido a fatores hormonais e biológicos, tendem a ter uma porcentagem maior de gordura corporal, especialmente nos quadris, coxas e nádegas.
Leia também: Peso ideal para a altura (com calculadora online) tuasaude.com/peso-idealA idade influencia o peso ideal?
Embora a idade não seja um fator no cálculo do IMC, influencia a interpretação do resultado.
Isso porque pessoas mais velhas tendem a apresentar um IMC menor, devido à diminuição da densidade óssea e massa muscular. Portanto, a faixa de IMC considerada normal para uma pessoa mais velha é menor do que a de um adulto mais jovem.
O intervalo de peso serve para todos?
O intervalo de peso ideal não serve para todos, por ser uma média estimada a partir do cálculo do IMC, indicador usado para avaliar a população em geral, sem considerar características individuais como massa muscular, densidade óssea ou condições de saúde.
Portanto, embora o IMC seja útil para determinar um peso de referência para a maioria das pessoas, ele pode não refletir a realidade de atletas, gestantes e pessoas com muita massa muscular, por exemplo.
Nessas situações, o ideal é consultar um médico ou nutricionista, para fazer uma avaliação mais completa e solicitar outros exames para analisar a composição corporal.
Outros exames para avaliar a composição corporal
Existem exames mais específicos para ajudar a avaliar a composição corporal são:
- Bioimpedância: mede a resistência do corpo à passagem de uma corrente elétrica fraca, calculando o percentual de gordura, músculo e água. É amplamente utilizado em consultórios;
- DEXA (densitometria óssea): é uma técnica precisa para analisar a composição corporal, pois mostra a quantidade de osso, músculo e gordura. É muito usada em pesquisas e em atletas de alto rendimento;
- Medida de dobras cutâneas: é realizada com um paquímetro para medir a espessura da gordura subcutânea em diferentes áreas do corpo. Ajuda a estimar a quantidade total de gordura corporal;
- Circunferência corporal: medir circunferências como cintura, quadril ou braço e ajuda a complementar a avaliação nutricional e a detectar riscos à saúde, como excesso de gordura abdominal.
É importante sempre consultar um médico ou nutricionista para interpretar corretamente os resultados e receber orientações personalizadas.
Porque é importante saber o peso ideal?
Saber o intervalo de peso ideal é uma boa forma de avaliar o estado nutricional, pois quando o peso corporal está acima da faixa recomendada, pode indicar que a pessoa está consumindo mais calorias do que precisa.
Por outro lado, um peso abaixo da faixa ideal pode indicar uma ingestão insuficiente de nutrientes.
Além disso, o peso corporal e o IMC estão diretamente relacionados à quantidade de gordura armazenada no corpo. Portanto, quanto maior o IMC, maior a quantidade de gordura corporal.
Geralmente, pessoas com altos níveis de gordura têm maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes, especialmente quando a gordura se acumula na região da cintura.
Pessoas com sobrepeso ou IMC acima da faixa recomendada também devem calcular a relação cintura-quadril, um indicador que ajuda a avaliar o risco de doenças cardiovasculares com base na circunferência da cintura.
Leia também: Relação cintura-quadril (RCQ): o que é e como calcular tuasaude.com/relacao-cintura-quadril