Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Melhores remédios para os 8 tipos de dor mais comuns

Os remédios que podem ser usados para dor podem ser analgésicos, anti-inflamatórios ou relaxantes musculares. Assim, para ter um melhor efeito no alívio da dor é importante saber qual o remédio mais indicado para cada tipo de dor, pois a dor possui causas diferentes.

Os remédios de venda livre podem ser usados com orientação do farmacêutico, mas um médico deve ser sempre consultado para tratar a causa da dor. Veja qual o médico procurar em: Qual médico trata de cada doença.

Esse cuidado é importante pois o uso excessivo de medicamentos pode aumentar o risco de desenvolver hepatite ou cirrose, por exemplo, assim como mascarar alguns sintomas, tornando mais difícil fazer o diagnóstico. Em todo caso, veja alguns exemplos de medicamentos para os tipos de dor mais comuns:

1. Remédios para Dor de garganta

A dor de garganta normalmente é provocada pelo desenvolvimento de inflamação e, por isso, os remédios mais indicados para aliviar este tipo de dor são os anti-inflamatórios, em forma de comprimidos, como:

  • Ibuprofeno;
  • Diclofenaco;
  • ​Nimesulida.

Estes remédios devem utilizados de acordo com a indicação do médico ou de acordo com a posologia da bula e, caso não exista melhora da dor de garganta após 2 dias ou surjam outros sintomas como febre e calafrios é aconselhado consultar um clínico geral, ou um otorrinolaringologista, pois a dor pode estar sendo causada por uma amigdalite ou faringite, por exemplo, que precisam de ser tratadas com antibiótico.

Conheça uma forma de completar o tratamento com remédios em: Gargarejos para garganta inflamada.

2. Remédios para Dor de dente

A dor de dente pode surgir de forma repentina e, geralmente, é provocada pela presença de um dente com cárie ou da inflamação da gengiva e, por isso, dependendo do caso podem ser utilizados analgésicos ou anti-inflamatórios em forma de comprimidos.

Dor de dente com inflamação

  • Ibuprofeno;
  • Naproxeno.

Dor de dente sem inflamação

  • Paracetamol;
  • Dipirona.

Embora a dor de dente possa ser aliviada com o uso destes medicamentos é sempre recomendado consultar um dentista para identificar a causa da dor, pois pode ser necessário reparar o dente que dói ou tomar antibióticos para tratar abcessos ou cáries, por exemplo.

Veja formas naturais de aliviar a dor em: 4 dicas para diminuir a dor de dente.

3. Remédios para Dor no ouvido

A dor de ouvido deve ser sempre avaliada por um otorrinolaringologista porque, na maioria dos casos, é provocada por uma infecção dentro do canal auditivo que deve ser tratada com o uso de antibióticos e anti-inflamatórios para diminuir a inflamação.

Os remédios podem ser encontrados na forma de gotas para aplicação dentro do ouvido. Veja como devem ser aplicados em: Remédio para dor de ouvido.

4. Remédios para Dor de estômago

A Dor de estômago pode ser provocada pela irritação da mucosa gástrica ou pelo excesso de comida dentro do estômago, sendo que podem ser utilizados diferentes tipos de medicamentos, dependendo dos sintomas apresentados:

Dor, azia ou queimação no estômago

  • Hidróxido de alumínio;
  • Cimetidina;
  • Ranitidina.

Náuseas ou sensação de estômago cheio

  • Metoclopramida;
  • Domperidona.

Além disso, em qualquer um dos casos pode-se tomar um protetor gástrico, como Omeprazol ou Lanzoprazol, 15 minutos antes do café da manhã para evitar que a muscosa gástrica fique irritada durante o dia, evitando o surgimento da dor. Leia como aliviar a dor de outras formas: Dor de estômago.

Já quando a dor demora mais de 1 semana para desaparecer deve-se consultar um gastroenterologista para fazer fazer exames de diagnóstico, como endoscopia, para identificar o problema e iniciar o tratamento adequado.

5. Remédios para Dor nas costas

A dor nas costas muito frequentemente é provocada por problemas musculares provocados por má postura ou excesso de treino na academia e, por isso, os remédios mais utilizados são:

  • Relaxantes musculares;
  • Paracetamol.

Porém, caso a dor demore mais de 1 semana para desaparecer é recomendado consultar um ortopedista, uma vez que pode estar sendo provocada por um problema na coluna que deve ser identificado e tratado de forma adequada.

Conheça outras causas de dor nas costas e como tratar em: Dor nas costas.

6. Remédios para Dor de cabeça

A dor de cabeça é um dos sintomas mais frequentes pois pode ser provocada por várias causas como febre, excesso de estresse ou cansaço, por exemplo. Alguns dos medicamentos mais utilizados para aliviar a dor de cabeça são:

  • Paracetamol;
  • AAS.

Embora a dor de cabeça possa melhorar após utilizar estes remédio é recomendado consultar um clínico geral quando demora mais de 3 dias para passar ou surgem sintomas como cansaço excessivo, dor em outros locais do corpo, aumento da febre ou confusão, por exemplo.

Veja ainda como aliviar a dor de cabeça de forma natural: 5 passos para aliviar a dor de cabeça sem remédios.

7. Remédios para Cólicas menstruais

As cólicas menstruais são provocadas pela contração excessiva dos órgãos reprodutores femininos ou pela sua inflamação e, dessa forma, os remédios mais utilizados são:

  • Antiespasmódicos;
  • Anti-inflamatórios.

No entanto, as cólicas menstruais também podem ser aliviadas com técnicas caseiras como colocar uma compressa morna sobre a região pélvica ou tomar chá de folhas de mangueira, por exemplo. Leia outras dicas em: 6 dicas para diminuir as cólicas menstruais.

8. Remédios para Dor muscular

A dor muscular normalmente é causada pela inflamação das fibras musculares que acontece quando o músculo fica contraído por muito tempo, como acontece nos treino de academia ou durante situações de muito estresse.Desta forma, os remédios mais utilizados para aliviar a dor muscular incluem:

  • Relaxantes musculares;
  • Anti-inflamatórios: Ibuprofeno, Nimesulida ou Naproxeno;
  • Analgésicos: Paracetamol ou Dipirona.

Além disso, a dor muscular também pode ser tratada mais rapidamente quando, ao uso de medicamentos, se alia a realização de alongamentos dos músculos afetados e colocação de compressas mornas.

Nos casos em que a dor muscular demora mais de 1 semana para passar ou a dor não melhora é aconselhado consultar um ortopedista para fazer exames de diagnóstico e identificar se existe algum problema mais grave que esteja causando a dor, como distensão, tendinite ou artrite, por exemplo.

Conheças os riscos do uso excessivo de medicamentos em:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...