Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Quando a cãibra pode ser grave e o que fazer

A câimbra, ou cãibra, é uma contração rápida e dolorosa de um músculo que pode afetar qualquer parte do corpo, mas que, normalmente surge nos pés, mãos ou pernas, especialmente na panturrilha e na parte de trás da coxa.

Geralmente, as câimbras não são graves e duram menos de 10 minutos, surgindo especialmente após fazer exercício físico intenso, devido à falta de água no músculo. No entanto, também podem acontecer durante a gravidez ou devido a problemas de saúde como falta de minerais, diabetes, doenças no fígado ou miopatia, por exemplo.

Assim, quando a câimbra surge mais de 1 vez por dia ou demora mais de 10 minutos para passar é recomendado consultar o clinico geral para identificar a causa da câimbra e iniciar o tratamento adequado.

Quando a cãibra pode ser grave e o que fazer

Quando pode ser grave

Na maior parte dos casos, a cãibra não é um problema grave, porém, existem casos em que pode indicar falta de minerais no organismo ou outros problemas. Alguns sinais que podem indicar que é preciso consultar o médico incluem:

  • Dor muito intensa que não melhora após 10 minutos;
  • Surgimento de inchaço e vermelhidão no local da cãibra;
  • Desenvolvimento de fraqueza no músculo após a cãibra;
  • Cãimbras que surgem muitas vezes em poucos dias.

Além disso, se a cãibra não estiver relacionada a nenhuma causa como desidratação ou exercício físico intenso, também é aconselhado consultar um clínico geral para avaliar se existe falta de algum mineral importante, como magnésio ou potássio, no organismo.

O que causa câimbras na gravidez

A câimbra na gravidez é normal e muito frequente, especialmente durante o 1º semestre de gestação, devido ao aumento do tamanho e peso do útero que provocam repuxamento sobre os músculos do abdômen da grávida, causando câimbras na barriga.

Para aliviar a câimbra durante a gravidez deve-se mudar de posição e colocar uma bolsa de água quente sobre a barriga, de forma a relaxar os músculos e aliviar o desconforto.

Saiba mais sobre este tipo de câimbras em: Câimbras na gravidez.

Como aliviar a câimbra

O tratamento para câimbra, normalmente, é feito com o alongamento do músculo afetado e massagem no local, pois não existe um tratamento específico.

Além disso, para prevenir que a câimbra surja novamente é importante:

  • Comer alimentos ricos em potássio, magnésio e cálcio, como banana ou água de coco;
  • Beber cerca de 2 litros de água por dia, especialmente durante atividades físicas.
  • Evitar a prática de exercícios físicos após as refeições;
  • Fazer alongamentos antes e depois do exercício físico;
  • Fazer alongamentos antes de dormir, em caso de câimbra noturna.

No caso de a câimbra muscular ser causada por problemas de saúde, como diabetes, doenças no fígado ou falta de minerais, o médico pode ainda recomendar o tratamento com suplementos nutricionais, especialmente sódio e potássio, ou remédios específicos para cada problema.

Veja outros alimentos recomendados para câimbras.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...