Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é a artroscopia do ombro e seus riscos

A artroscopia do ombro é um pequeno procedimento cirúrgico no qual o ortopedista faz um pequeno corte na pele do ombro e insere um tubo fino com uma câmera na ponta para observar as estruturas da articulação, como os ossos, tendões e ligamentos, por exemplo.

Normalmente, a artroscopia é usada em casos de dor crônica no ombro que não melhora com o uso de remédios e fisioterapia. Dessa forma, o médico consegue observar o interior do ombro para avaliar se existe algum problema e fazer o tratamento logo de seguida. Alguns dos tratamentos mais realizados através de artroscopia são:

  • Reparação do manguito rotador;
  • Remoção de esporão ósseo;
  • Reparação de ligamentos;
  • Remoção de tecido inflamado;
  • Remoção de cartilagem solta.

Porém, se o problema for mais grave, como uma fratura ou rompimento completo dos ligamentos, pode ser necessário marcar uma cirurgia tradicional, servindo a artroscopia apenas para diagnosticar o problema.

O que é a artroscopia do ombro e seus riscos

Este tipo de cirurgia também pode ser feita em casos de dor no joelho, saiba mais sobre a artroscopia de joelho.

Preço da artroscopia do ombro

O preço da artroscopia diagnóstica, para avaliar apenas se existe algum problema na articulação, é de aproximadamente 200 reais. Já o preço para a artroscopia cirúrgica, que repara lesões no ombro, pode rondar os 500 reais.

Como é o pós-operatório da artroscopia

O tempo de recuperação da artroscopia do ombro é bastante mais rápidao que o da cirurgia tradicional, sendo de aproximadamente 1 a 2 meses. Além disso, este tipo de procedimento tem uma maior vantagem em relação à cicatrização, por não haver cortes extensos, o que torna as cicatrizes minúsculas.

Alguns dos cuidados mais importante durante a recuperação incluem:

  • Usar a imobilização de braço recomendada pelo médico por 1 a 4 semana;
  • Não fazer qualquer esforço com o braço do lado operado;
  • Tomar os medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios receitados pelo médico;
  • Dormir com a cabeceira da cama levantada, para evitar esticar os tendões e causar mais desconforto;
  • Aplicar gelo sobre o ombro durante a 1ª semana, para diminuir o inchaço.

Além disso, é ainda muito importante começar a fisioterapia 2 ou 3 semanas após a artroscopia para recuperar todo o movimento e amplitude da articulação.

Possíveis riscos da artroscopia do ombro

Este é um procedimento cirúrgico muito seguro, no entanto, como qualquer outra cirurgia tem um baixo risco de infecção, sangramentos ou surgimento de lesões nos vasos sanguíneos ou nervos.

Para diminuir as chances destas complicações, deve-se selecionar uma clínica certificada com um ortopedista de confiança.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...