Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Benefícios do alongamento e aquecimento

O aquecimento e o alongamento apresentam inúmeros benefícios como melhora da postura, aumento da flexibilidade, melhora da performance na prática de esportes, alívio da dor em algumas doenças ou mesmo na prevenção de lesões. No entanto, para que se obtenham bons resultados, é essencial que estes exercícios sejam praticados corretamente e com moderação.

Benefícios do alongamento

Alongamentos são exercícios em que a pessoa permanece por um determinado tempo numa postura em que o músculo pretendido se mantém na sua extensão máxima.

Os principais benefícios dos alongamentos para a saúde são os seguintes:

Benefícios do alongamento e aquecimento

1. Melhoram a postura

Alongar o corpo regularmente reduz a tensão muscular, melhorando a postura, evitando o desconforto que poderia surgir com uma má postura. 

2. Aumentam a flexibilidade

Se os músculos estiverem flexíveis, o desempenho nas atividades diárias e durante a atividade física é melhor. Além disso, os alongamentos ajudam a manter e recuperar a flexibilidade, que geralmente diminui com a idade.

3. Permitem movimentos amplos

O alongamento melhora a flexibilidade, o que vai fazer com que, durante a prática de esportes, se consigam movimentos mais amplos e melhor equilíbrio

4. Ajudam no relaxamento

O alongamento alivia a tensão muscular, muitas vezes responsável por dores nas costas, no pescoço e na cabeça. Além disso, alongar relaxa o corpo e a mente, ajudando no alívio do estresse.

5. Ativam a circulação sanguínea

Os alongamentos aumentam o fluxo sanguíneo nos músculos, que é muito importante para a recuperação após lesões musculares.

Assista ao vídeo seguinte e confira os exercícios de alongamento que podem ser feitos diariamente:

Os alongamentos também ajudam na recuperação e alívio da dor em algumas lesões e doenças como artrite, tendinite, fibromialgia ou inflamação do nervo ciático, mas é importante que sejam feitos com muito cuidado e moderação para evitar que piorem.

Benefícios do aquecimento

O aquecimento consiste na prática de exercícios físicos semelhantes aos que vão ser feitos durante o treino, mas de menor intensidade. Este passo é muito importante e fundamental para ter uma boa performance e sobretudo para evitar lesões.

Os principais benefícios do aquecimento para a saúde são os seguintes:

Benefícios do alongamento e aquecimento

1. Prepara o corpo para o esforço e melhora o desempenho

O aquecimento aumenta a temperatura do corpo, melhorando a condução dos impulsos nervosos até aos músculos e diminui a viscosidade muscular, diminuindo por isso o atrito entre as fibras musculares, melhorando o desempenho.

2. Reduz o risco de lesões

O aquecimento aumenta a liberação de líquido sinovial, que está relacionado com a lubrificação das articulações, reduzindo o atrito entre as cartilagens e os ossos e por isso, o risco de desenvolver lesões é menor.

3. Melhora a preparação mental

Como o aquecimento consiste em fazer o exercício físico com menor intensidade, ele vai preparar mentalmente a pessoa a melhorar a concentração para se conseguir fazer um esforço maior.

Quando não se deve fazer alongamento

O alongamento não deve ser feito antes da prática de musculação, porque vai reduzir a força dos músculos.

Além disso, não deve ser realizado até sentir dor, apenas se deve sentir algum desconforto para que se consiga alongar corretamente o músculo.

Também se deve ter cuidado com músculos lesionados ou alguma região dolorida, de forma a não agravar o problema. Nestes casos, deve-se alongar com a ajuda de um profissional, como um fisioterapeuta, por exemplo.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar