Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Alimentos que curam as Cãibras

As cãibras acontecem devido a uma contração rápida e dolorosa de um músculo e geralmente surgem devido à falta de água no músculo ou devido à prática de exercício físico intenso. Este problema na maioria dos casos não necessita de tratamento médico, podendo ser evitado através do consumo de diversos alimentos que evitam e curam as cãibras.  

O arroz integral, a castanha do pará, o levedo de cerveja, o amendoim e a aveia são alimentos que curam a cãimbra por serem ricos em Tiamina, uma vitamina capaz de prevenir o surgimento de dores musculares. Além disso, é importante o consumo de alimentos ricos em magnésio, potássio, sódio e cálcio de forma equilibrada, para garantir uma ótima contração muscular e diminuir a incidência das cãibras.

Alimentos ricos em potássioAlimentos ricos em potássio
Alimentos ricos em cálcio Alimentos ricos em cálcio

Tabela do que comer para cessar as cãibras

Na tabela a seguir estão exemplos de alimentos que se deve comer para melhorar a qualidade do impulso nervoso que leva à contração muscular. Estes devem ser consumidos de forma equilibrada, para garantir uma melhor absorção dos nutrientes:

Alimentos ricos em potássioAmendoim cru ou torrado, avelã, abacate, cenoura, chá preto, feijão, nescafé em pó
Alimentos ricos em cálcioLeite e seus derivados, brócolis, farinha de peixe, flocos de cereais, melado de cana, tremoços
Alimentos ricos em sódioAlgas marinhas, azeitona, carne seca, caldo de carne, leite desnatado em pó, mortadela, presunto, apresuntado, peito de peru defumado
Alimentos ricos em magnésioAmêndoa, avelã, castanha-do-Pará, grão de bico, soja, gérmen de trigo, amendoim

Beber bastante água ao longo do dia também ajuda a eliminar as cãibras, pois uma das maiores causas de sua ocorrência é a desidratação.

Fazer uma análise ao sangue é um excelente método para certificar se as cãibras são decorrentes da anemia. Assim, se for o caso, fazer a suplementação com ferro é recomendada. Da mesma forma, é recomendado o consumo de mais alimentos ricos em ferro como as carnes vermelhas, por exemplo.

Cardápio para combater as cãibras

Uma boa forma de combater as cãibras de forma natural é acrescentar estes alimentos no seu dia-a-dia. A seguir está um exemplo de cardápio que poderá servir de inspiração:

  • Café da manhã: 1 copo de suco de laranja, 1 pão integral com 1 fatia de queijo e 1 fatia de peito de peru defumado
  • Colação: 2 castanhas-do-Pará, 3 biscoitos de água e sal, chá preto adoçado com melado de cana
  • Almoço: 3 colheres de arroz integral com brócolis, 1 concha de feijão, 1 bife de peru grelhado, salada verde com azeitona
  • Lanche: vitamina de banana com amêndoa batida, 
  • Jantar: sopa de legumes feita com cenoura, abobrinha, cebola e frango desfiado e depois acrescentar 1 colher de sopa de gérmen de trigo, já no prato
  • Ceia: 1 iogurte natural com amendoim picado

Uma boa forma de conseguir consumir estes alimentos é verificar sempre em cada linha da tabela acima, qual alimento poderá acrescentar em cada uma das refeições do dia.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...