15 melhores alimentos para ganhar massa muscular

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
abril 2022

Os alimentos para ganhar massa muscular são os ricos em proteínas, que podem ser de origem animal, como carnes, ovos e frango, ou as proteínas de origem vegetal, como feijão, abacate, tofu e amendoim, por exemplo.

No entanto, o organismo também precisa de alimentos ricos em carboidratos, como macarrão integral ou pão integral, e das gorduras saudáveis, que são encontradas em alimentos como salmão, atum e abacate. Estes alimentos ajudam a aumentar a energia e disposição física durante os treinos e melhoram a recuperação muscular após os exercícios.

No entanto, quando a alimentação não fornece a quantidade adequada de proteínas para alcançar os objetivos desejados, o uso de suplementos proteicos, como a creatina ou o whey protein, pode ser indicado por um nutricionista ou médico. Veja alguns suplementos indicados para ganhar massa muscular.

Os melhores alimentos para ganhar massa muscular e que não podem faltar numa dieta para hipertrofia são:

1. Frango

O frango é um alimento rico em proteínas e possui pouca quantidade de gordura e, por isso, incluir esse alimento no almoço ou no jantar, associado à prática de atividade física, poderia favorecer a hipertrofia muscular.

2. Carne vermelha

As carnes vermelhas, além de serem ricas em proteínas, também contém ferro, um mineral essencial que ajuda a transportar o oxigênio no sangue, melhorando a disposição física durante o treino.

3. Salmão

Além de proteínas, o salmão é um peixe rico em ômega 3, uma gordura saudável com efeito anti-inflamatório, que melhora a circulação de sangue e evita a perda de massa muscular.

4. Ovos

Além de ser uma ótima fonte de albumina, a principal proteína presente na clara dos ovos, o alimento também contém ferro e vitaminas do complexo B, que melhoram a oxigenação e transporte de nutrientes no organismo, favorecendo o crescimento dos músculos.

5. Queijos

Os queijos baixos em gordura são ricos em proteínas e cálcio, um mineral importante para a força e a contração muscular e, por isso, é uma excelente opção para incluir no café da manhã ou no lanche.

6. Atum

O atum é um peixe rico em ômega-3 e fonte de proteínas, favorecendo a hipertrofia muscular. Esse alimento pode ser consumido nos lanches antes ou depois do treino.

7. Leite

O leite é rico em proteínas e minerais, como cálcio e magnésio, o leite é um alimento importante para estimular a contração muscular, aumentando o rendimento durante os treinos e favorecendo o ganho de massa muscular.

8. Amendoim

O amendoim, além de ser fonte de proteínas, também é fonte de magnésio, um mineral importante para a contração muscular, vitaminas do complexo B, que são necessárias para garantir energia para o organismo, e antioxidantes, que favorecem a recuperação muscular após o treino.

9. Abacate

O abacate é uma fruta fonte de gorduras monoinsaturadas e uma excelente fonte de calorias, aumentando a quantidade de energia e de antioxidantes no organismo. Além disso, o abacate é rico em vitamina E, que ajuda a melhorar a resistência e força muscular, além de favorecer a recuperação do músculo logo após o treino. Além disso, é fonte de potássio, um mineral que evita a fraqueza muscular e a cãibra durante o exercício.

O abacate pode ser consumido na forma natural, em saladas ou em vitaminas no pré ou pós-treino.

10. Feijão

O feijão é uma ótima fonte de proteína vegetal, e quando consumido com cereais, como arroz integral, macarrão integral ou milho, fornece uma boa quantidade e qualidade de aminoácidos essenciais para a formação dos músculos.

O ideal em uma dieta para ganhar massa muscular é que todas as refeições tenham boas fontes de proteína, sendo necessário incluir alimentos como queijos, ovos, iogurtes e carnes nos lanches. Essa estratégia proporciona uma boa quantidade de aminoácidos para os músculos ao longo do dia, favorecendo a hipertrofia.

11. Tofu

O tofu é um alimento vegetal feito com os grãos da soja, sendo rico em proteínas que contribuem para a formação dos músculos. Por ter boas quantidades de potássio e fósforo, o tofu também ajuda a melhorar a resistência e o rendimento durante os treinos.

12. Lentilha

Por ter ótimas quantidades de ferro e proteínas vegetais, a lentilha melhora o transporte de oxigênio no sangue, melhorando a disposição física e estimulando a produção de massa muscular.

13. Amaranto

O amaranto é um pseudocereal rico em proteínas de boa qualidade, além de ser fonte de fibras, vitaminas e minerais, como cálcio, potássio e zinco. Esse pseudocereal pode ser encontrado em forma de farinha, grãos ou sementes, podendo ser acrescentado em vitaminas, saladas de frutas ou de vegetais, iogurtes e cereais. Também pode ser usado para preparar panquecas ou para ser consumido no almoço como substituo do macarrão e do arroz, por exemplo. Conheça mais sobre o amaranto.

14. Trigo sarraceno

Assim como o amaranto, o trigo sarraceno é um pseudocereal rico em proteínas, carboidratos, potássio, magnésio, cálcio e fibras que pode ser consumido na forma de grão inteiro ou ser utilizado como farinha, sendo uma excelente opção para ser incluído no almoço e no jantar.

15. Peru

O peru é um tipo de carne branca rica em proteínas e baixa em gorduras, além de ser rica em vitaminas do complexo B, principalmente niacina, uma vitamina que é essencial para que a célula produza energia. Além disso, é rica em potássio e magnésio e, por isso, pode ajudar a melhorar o desempenho físico, pois são minerais importantes para a contração muscular.

Confira no vídeo a seguir a receita de uma vitamina para ajudar a ganhar massa muscular:

Informação nutricional dos alimentos para hipertrofia

A tabela a seguir traz a quantidade de calorias, proteínas e gorduras para cada 100g dos alimentos indicados anteriormente para ganho de massa muscular:

AlimentoCaloriasProteínasGorduras
Peito de frango cozido194 kcal32,1 g7,3 g
Carne baixa em gordura219 kcal35,9 g7,3 g
Salmão grelhado273 kcal20,7 g21,1 g
Ovo cozido (1 unidade)75 kcal6,5 g5,4 g
Queijo branco240 kcal17,6 g14,1 g
Amendoim589 kcal25,4 g47,7 g
Atum166 kcal28,4 g5,8 g
Abacate114 kcal1,1 g10,5 g
Leite desnatado35 kcal3,5 g0,2 g
Feijão76 kcal4,7 g0,5 g

Tofu

64 kcal

6,6 g

4 g

Lentilha

93 kcal

6,3 g

0,5 g

Amaranto cru371 kcal13,56 g7,02 g
Trigo sarraceno (grão inteiro)343 kcal13,25 g3,4 g
Peru (peito sem pele)105 kcal23,4 g1,3 g

Esses alimentos devem ser consumidos em uma dieta balanceada e saudável e que inclua também fontes de carboidratos, como arroz integral, macarrão integral ou frutas frescas.

Opção de cardápio

A tabela a seguir indica uma opção de cardápio que contém os melhores alimentos para ganhar massa muscular, levando em consideração a prática de atividade física no período da manhã, algumas horas após o café da manhã:

Refeições principaisDia 1Dia 2Dia 3
Café da manhã1 copo de suco de laranja natural sem açúcar + 2 ovos mexidos com tomate e cebola + 1 fatia de pão centeio1 unidade de iogurte natural + 1/2 xícara de granola + 1 xícara de frutas picadas1 xícara de café sem açúcar + 2 panquecas médias preparadas com aveia, banana e canela + 1 colher de sopa de pasta de amendoim
Lanche da manhã2 ovos cozidos + 2 fatias de abacate + 2 torradas integrais1 copo de leite desnatado com 2 colheres de chá de cacau em pó + 2 torradas integrais com 1 colher de chá de pasta de amendoim1 unidade de iogurte proteico + 1/2 banana em rodelas + 1 colher de chá de sementes de chia
Almoço120 gramas de frango grelhado acompanhado por 1/2 xícara de arroz integral e 1/2 xícara de lentilha + salada de rúcula e tomate cereja temperada com vinagre de maçã e 1 colher de chá de azeite de oliva + 1 fatia de melão1 porção de peixe merluza assado no forno acompanhado com 1 xícara de trigo sarraceno e 1 xícara de espinafres cozidos temperados com 1 colher de chá de azeite de oliva + 1 laranja120 gramas de peito de peru grelhado acompanhado por chips de batata doce e 1 xícara de brócolis com cenoura cozida, temperados com 1 colher de chá de azeite de oliva e vinagre balsâmico + 1 pêra
Lanche da tarde1 maçã cortada com um pouco de pasta de amendoim2 laranjas pequenas1 xícara de frutas frescas com 1 colher de sopa de aveia em flocos
Jantar120 gramas de salmão grelhado acompanhado por 2 batatas médias no forno (com pele) e aspargos temperadas com azeite de oliva1 berinjela no forno recheada com atum, vegetais e queijo branco ralado1 wrap recheado com frango em tiras, vegetais salteados (pimentão, cebola e cenoura) e alface picado
Lanche da noite (ceia)1 unidade de iogurte com alto teor de proteína1 ovo cozido1 copo de leite desnatado

As quantidades incluídas no cardápio podem variar de acordo com a idade, gênero, atividade física e se a pessoa possui alguma doença. Além disso, o cardápio pode variar de acordo com o momento do dia em que o exercício é praticado. Assim, é importante que o nutricionista seja consultado para que o melhor plano alimentar possa ser indicado.

Suplementos para ganhar massa muscular

Os suplementos para ganhar massa muscular devem ser aconselhados e supervisionados pelo nutricionista, que deve avaliar a necessidade da ingestão do suplemento e qual é o melhor para que a pessoa consiga alcançar os seus objetivos. Conheça mais sobre os suplementos para ganhar massa muscular.

Além disso, o nutricionista pode elaborar um plano alimentar individualizado que favoreça o aumento da massa muscular levando em conta diversos fatores como tipo de atividade física que a pessoa pratica, idade, peso, gênero e condição de saúde.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em abril de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em abril de 2022.

Bibliografia

  • PLATAFORMA PORTUGUESA DE INFORMAÇÃO ALIMENTAR . Composição de Alimentos: Pechuga de pavo sin piel. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/foodcomp/food?20910>. Acesso em 24 nov 2021
  • PLATAFORMA PORTUGUESA DE INFORMAÇÃO ALIMENTAR. Composição de Alimentos. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/foodcomp/search>. Acesso em 21 out 2021
Mostrar bibliografia completa
  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos.. 2011. Disponível em: <http://www.nepa.unicamp.br/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf?arquivo=taco_4_versao_ampliada_e_revisada.pdf>. Acesso em 21 out 2021
  • CARVALHO, O, Jefferson et al. Uso de suplementação alimentar na musculação: revisão integrativa da literatura brasileira. Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde. Vol.16. 2.ed; 213-225, 2018
  • PLATAFORMA PORTUGUESA DE INFORMAÇÃO ALIMENTAR . Composição de Alimentos: Atum. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/foodcomp/food?18796>. Acesso em 25 set 2020
  • PLATAFORMA PORTUGUESA DE INFORMAÇÃO ALIMENTAR . Composição de Alimentos: Leite de vaca UHT magro. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/foodcomp/food?19618>. Acesso em 25 set 2020
  • MCGLORY Chris et al. The Influence of Omega-3 Fatty Acids on Skeletal Muscle Protein Turnover in Health, Disuse, and Disease. Frontiers Nutrition . 6. 1-13, 2019
  • PLATAFORMA PORTUGUESA DE INFORMAÇÃO ALIMENTAR . Composição de Alimentos: Abacate. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/foodcomp/food?19553>. Acesso em 25 set 2020
  • PLATAFORMA PORTUGUESA DE INFORMAÇÃO ALIMENTAR . Composição de Alimentos: Amendoim. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/foodcomp/food?18773>. Acesso em 25 set 2020
  • PLATAFORMA PORTUGUESA DE INFORMAÇÃO ALIMENTAR . Composição de Alimentos: Ovo (de galinha) inteiro cru. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/foodcomp/food?18964>. Acesso em 25 set 2020
  • PLATAFORMA PORTUGUESA DE INFORMAÇÃO ALIMENTAR . Composição de Alimentos: Salmão cozido. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/foodcomp/food?19043>. Acesso em 25 set 2020
  • PLATAFORMA PORTUGUESA DE INFORMAÇÃO ALIMENTAR . Composição de Alimentos: Peito de frango com pele cozido. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/foodcomp/food?18898>. Acesso em 25 set 2020
  • KUMAR Neelesh; ARYA Practibha. Amaranthus grain nutritional benefits: A review. Journal of Pharmacognosy and Phytochemistry. 7. 2; 2258-2262, 2018
  • ESRA Fatma. Medical Use of Squalene as a Natural Antioxidant. MÜSBED. 3. 4; 220-228, 2013
  • U.S DEPARTMENT OF AGRICULTURE. Amaranth grain, cooked. Disponível em: <https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/170683/nutrients>. Acesso em 08 jul 2020
  • U.S DEPARTMENT OF AGRICULTURE . Amaranth grain, uncooked. Disponível em: <https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/170682/nutrients>. Acesso em 08 jul 2020
  • St. Ivanova , K. Ivanov et al. SPORT SUPPLEMENTATION: BENEFICIAL EFFECTS OF VITAMIN E AND CREATINE ON EXERCISE PERFORMANCE . PHARMACIA. 62. 2; 40-48, 2015
  • COZZOLINO Silvia. Biodisponibilidade de nutrientes. 4º. Brasil: Manole Ltda, 2012. 365-385; 555-578; 629-640.
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • Vitamina para GANHAR PESO e aumentar MASSA MUSCULAR

    17:22 | 352185 visualizações
  • Como saber o Melhor Suplemento para você

    03:58 | 30436 visualizações
  • Alimentos Ricos em Proteína para SECAR e GANHAR MASSA MUSCULAR

    04:06 | 988928 visualizações
  • Lanches para treinar | Antes durante e Depois do Treino

    11:27 | 599051 visualizações
  • O que comer antes e depois do treino

    02:58 | 1499686 visualizações