Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Algas marinhas: 6 benefícios e como consumir

As algas marinhas são ricas em potássio, fibras, ômega 3, flavonóides e carotenóides, tendo benefícios para a saúde como ajudar na perda de peso e a melhorar a saúde do coração. Além disso, as algas marinhas apresentam propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias sendo úteis no tratamento de úlceras no estômago e para melhorar a saúde da pele.

As algas podem ser consumidas em saladas, sopas, sucos ou no sushi. Quando não se gosta do sabor das algas marinhas, é possível ter todos os seus benefícios em cápsulas, sendo também utilizadas como suplemento alimentar. No entanto, as cápsulas devem ser indicadas pelo nutricionista porque é importante que seja feita uma avaliação dos níveis nutricionais da pessoa e, assim, indicar o melhor suplemento e a quantidade adequada.

As algas marinhas devem ser armazenadas de acordo com as regras do fabricante, no entanto, alguns tipos de algas podem ser conservados até 8 dias na geladeira e até 6 meses no congelador.

Algas marinhas: 6 benefícios e como consumir

Os principais benefícios das algas marinhas para a saúde são: 

1. Melhora a função do cérebro

As algas marinhas podem ser úteis para melhorar a função do cérebro porque são ricas em ômega 3, que é uma gordura essencial para o seu bom funcionamento. Além disso, por conterem propriedades antioxidantes, as algas marinhas podem proteger as células do cérebro e ajudar a melhorar a memória. Conheça outros alimentos que fazem bem para o cérebro.

2. Ajuda na perda de peso

As algas marinhas são ricas em fibras, o que ajuda a aumentar a saciedade e a reduzir o apetite, evitando que se coma em excesso e ajudando na perda de peso. Além disso, as algas marinhas têm propriedades termogênicas, o que ajuda a estimular o metabolismo e a aumentar as calorias gastas por dia.

3. Melhora a saúde do coração

Devido aos carotenoides, as algas marinhas ajudam a prevenir doenças cardíacas e a melhorar a saúde do coração. A sua propriedade antioxidante ajuda a eliminar os radicais livres que possam ser prejudiciais para as células, ajudando a manter o coração saudável e protegido.

Além disso, as algas marinhas são ricas em fibras, o que ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim, evitando que se acumulem placas de gordura nos vasos. Como são ricas em potássio, as algas marinhas reduzem a pressão arterial e, consequentemente, diminuem o risco de possíveis complicações do coração, como o infarto. Veja outras formas de melhorar a saúde do coração.

Algas marinhas: 6 benefícios e como consumir

4.  Ajuda no tratamento de úlceras no estômago

As algas marinhas podem ser úteis no tratamento das úlceras do estômago porque têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a reparar lesões no estômago, renovar o tecido e a proteger as células. 

5. Acelera o metabolismo

As algas marinhas têm uma ação termogênica e são ricas em flavonoides que são compostos que aceleram o metabolismo, favorecendo o gasto de calorias ao longo do dia e facilitando a queima de gorduras. Conheça outros alimentos que aceleram o metabolismo.

6. Mantém a pele saudável

Devido às suas propriedades anti-inflamatória e antioxidante, as algas marinhas atuam reduzindo possíveis inflamações da pele, como a foliculite ou a celulite, e permitem que a pele se renove, melhorando a sua saúde. Além disso, as algas marinhas são ricas em ômega 3 que ajudam a prevenir possíveis danos causados pelo sol e o envelhecimento precoce da pele, mantendo-a protegida e saudável.

Informação nutricional

A tabela a seguir mostra a quantidade de nutrientes em 100 g de alga marinha:

Nutriente

Quantidade em 100 g

Energia

41 kcal

Carboidrato

7,94 g

Fibras

0,7 g

Gorduras totais

0,49 g

Carotenoide beta

1136 µg

Sódio

384 mg

Potássio

165 mg

Proteínas

3,51 g

Cálcio

129 mg

Ferro

2,28 mg

Magnésio

77 mg

Como consumir

Para garantir os benefícios das algas, estas podem ser consumidas em saladas, na sopa, em molhos ou em refogados de vegetais. Além disso, é possível obter os benefícios das algas através do consumo de suplementos que contenham algas marinhas, que devem ser tomados de acordo com a orientação do nutricionista para que possa indicar a quantidade diária a tomar de acordo com o objetivo e necessidade nutricional.

1. Salada com algas

Algas marinhas: 6 benefícios e como consumir

A salada com algas pode ser uma excelente opção para se obter os benefícios das algas marinhas.

Ingredientes:

  • 4 folhas de alface;
  • 100g de algas marinhas;
  • ½ cenoura;
  • 2 colheres de chá de sementes de gergelim;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • ½ colher de sopa de molho de soja.

Modo de preparo:

Em uma vasilha com água, colocar as algas por 10 a 15 minutos para que fiquem hidratadas e mais moles. Em seguida, espremer bem e cortar as algas em pedaços pequenos. Lavar as folhas de alface, cortar e colocar em uma vasilha, juntamente com as algas. Lavar e ralar ½ cenoura e juntar na vasilha. Acrescentar as sementes de gergelim e o molho de soja. Temperar com o azeite e sal a gosto e servir. 

2. Quiche de espinafres e algas marinhas

Algas marinhas: 6 benefícios e como consumir

Uma boa forma de se obterem os benefícios das algas é através da quiche saudável de espinafres e algas marinhas.

Ingredientes:

  • 300g de espinafres;
  • 150g de cogumelos frescos;
  • 100g de algas marinhas;
  • 100g de mozarela ralada;
  • 5 ovos;
  • Oréganos e pimenta preta;
  • 1 pitada de sal;
  • 2 colheres de sopa de azeite.

Modo de preparo:

Em uma vasilha com água, colocar as algas por 10 a 15 minutos para que fiquem hidratadas e, em seguida, tirar o excesso de água e cortar s.. Depois, colocar em uma frigideira o azeite, os cogumelos, os espinafres e as algas e temperar com pimenta preta, orégano e sal e deixar cozinhar em fogo médio.

Bater os ovos e colocar em uma travessa juntamente com a mistura de cogumelos, espinafre e algas. Adicionar mozarela ralada elevar ao forno a 180ºC por 30 minutos ou até estar cozinhado. Servir num prato acompanhado de uma salada.

3. Sopa de algas marinhas

Algas marinhas: 6 benefícios e como consumir

A sopa de algas marinhas é uma excelente opção de almoço ou jantar para obter os benefícios das algas.

Ingredientes:

  • ½ abobrinha;
  • ½ alho-poró;
  • 1 cebola pequena;
  • ¼ de repolho;
  • 100g de algas marinhas;
  • 1 pitada de sal;
  • 2 colheres de sopa de azeite.

Modo de preparo:

Hidratar as algas com água por cerca de 10 a 15 minutos e depois tirar o excesso de água e cortar. Depois, cortar e colocar em uma panela com água a abobrinha, o alho-poró, o repolho e a cebola e deixar cozinhar. Quando estiverem cozidos, passar no liquidificador ou processador de alimentos, acrescentar as algas e deixar cozinhar por mais 10 minutos. Temperar com sal e azeite a gosto e servir.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • FONSECA, Juliana. Aplicação de Algas na Indústria Alimentar e Farmacêutica. Projeto de Pós Graduação para obtenção do grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas., 2016. Universidade Fernando Pessoa.
  • FOODDATA CENTRAL. Seaweed, raw. Disponível em: <https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/1103376/nutrients>. Acesso em 09 Mar 2021
  • VAZ, Diana et al. A IMPORTÂNCIA DO ÔMEGA 3 PARA A SAÚDE HUMANA: UM ESTUDO DE REVISÃO. Revista UNINGÁ Review. 20. 2; 48-54, 2014
  • SILVEIRA, Deuclides; MOREIRA, Elma. EFEITOS DA UTILIZAÇÃO DO ÔMEGA-3 NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO: UMA REVISÃO. Revista Científica FacMais. 8. 1; 137-155, 2017
  • GALENA. ID-ALG. 2019. Disponível em: <https://info.galena.com.br/hubfs/Material%20T%C3%A9cnico/IC/IC%20-%20ID-ALG.pdf?hsLang=pt-br>. Acesso em 09 Mar 2021
  • ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE NUTRIÇÃO. Algas a gosto. 2019. Disponível em: <https://www.apn.org.pt/documentos/ebooks/E-book-Algas_a_gosto.pdf>. Acesso em 09 Mar 2021
Mais sobre este assunto:

Ajuda
Carregando
...