Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Benefícios do abacate

Os benefícios do abacate para a saúde incluem ajudar a hidratar a pele e os cabelos e melhorar a circulação sanguínea, por conter gorduras saudáveis como o ômega 3, que atua como antioxidante e melhora o controle do colesterol.

Além disso, o abacate também ajuda a melhorar o rendimento do treino por ser rico em energia e a prevenir doenças cardíacas e câncer, por ser rico em vitaminas e antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico e previnem a formação de aterosclerose.

Benefícios do abacate

1. Para a pele

Os benefícios do abacate para a pele são principalmente combater estrias, rugas e celulite por ser rico em vitamina C, que ajuda na metabolização do colágeno, substância que dá firmeza à pele.

Além disso, essa fruta também tem antioxidantes que ajudam a proteger e a evitar o envelhecimento das células da pele, conferindo maior elasticidade e deixando a aparência mais bonita e saudável. Veja uma boa receita de vitamina de abacate para ter a pele macia.

2. Na musculação

Quando consumido antes da atividade física, o abacate ajuda na hipertrofia muscular, pois fornece energia para o treino e contém proteínas que ajudam na recuperação do músculo.

Além disso, essa fruta também evita a fadiga muscular porque combate os radicais livres que surgem devido ao exercício intenso, provocando o envelhecimento das células e facilitando o aparecimento da dor.

3. Na gravidez

Por ser rico em ácido fólico, o abacate na gravidez é importante para prevenir doenças congênitas como problemas no sistema nervoso e espinha bífida, que é o mau fechamento da coluna vertebral do feto. Para obter esse benefício, esta fruta deve ser consumida principalmente antes de engravidar e durante o primeiro trimestre de gestação.

4. Para o cabelo

Quando utilizado em máscaras para o cabelo, o abacate aumenta a hidratação dos fios por ser rico em gorduras e vitaminas, tornando os cabelos mais brilhantes e macios. Veja um exemplo de receita de abacate para hidratar o cabelo.

5. Para emagrecer

Por ser rico em fibras, o abacate ajuda a dar a sensação de estômago cheio e diminuir o apetite, controlando a fome e o consumo excessivo de alimentos. Porém, por ser uma fruta muito calórica e que tem muita gordura, só pode ser consumida em pequenas quantidades nas dietas de emagrecimento.

6. Para o cérebro

O principal benefício do abacate para o cérebro é melhorar a capacidade de memória, pois o ômega 3 melhora o funcionamento do cérebro por estimular a circulação sanguínea e aumentar a capacidade de concentração.

Informação nutricional do abacate

O abacate é rico em gordura boa do tipo monoinsaturada como o ômega 3, fibras, antioxidantes, magnésio e ácido fólico.

ComponentesQuantidade por 100 g de abacate
Energia108 calorias
Proteínas1,1 g
Gordura Total10,5 g
Gordura monoinsaturada6,5 g
Carboidratos2,3 g
Fibras3 g
Vitamina C3 mg
Vitamina A/caroteno32 mcg
Vitamina E2,1 mg
Ácido Fólico/Folato11 mcg
Potássio326 mg
Fósforo36 mg

O abacate engorda se consumido em excesso porque é uma das frutas mais ricas em gordura, que mesmo sendo de boa qualidade, tem muitas calorias.

Como plantar abacate em casa?

Benefícios do abacate

Para plantar abacate em casa, basta utilizar a semente de um abacate, colocar três palitos com a mesma distância entre eles e pousar em cima de um copo cheio de água, de forma a cobrir metade da semente, e deixar o copo perto de uma janela.

A água deve ser trocada a cada semana e entre 2 a 4 semanas, começará a aparecer um broto, que com o passar do tempo vai crescendo. Quando medir cerca de 10 a 20 centímetros, deve ter transplantado para um vaso e devem-se podar parte das folhas mais antigas. Com o crescimento da planta, pode ser necessário mudar para um vaso maior ou para o jardim.

Receitas saudáveis com abacate

1. Guacamole

Benefícios do abacate

Ingredientes

  • 1 abacate médio maduro;
  • 2 tomates sem pele e sem sementes picados;
  • 1 cebola média picada;
  • 1 dente de alho picado ou amassado;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • Pimenta do reino, limão, sal e cheiro-verde a gosto.

Modo de preparo

Retirar e amassar a polpa do abacate e guardá-la na geladeira. Refogar o tomate, a cebola e o alho no azeite e na pimenta, adicionando 1 colher de sopa de água. Deixar cozinhar por dois minutos. Depois de esfriar, juntar com o abacate e misturar até formar uma pasta, temperando em seguida com sal, limão e cheiro verde.

2. Salada de Legumes com Abacate

Benefícios do abacate

Ingredientes

  • 1 tomate cortado em cubos;
  • 1/2 cebola picada;
  • 1 pepino em cubos;
  • 1 abobrinha em cubos;
  • 1 abacate maduro em cubos;
  • Salsinha picada, sal, azeite e limão a gosto.

Modo de preparo

Misturar todos os ingredientes com cuidado para que o abacate não se desfaça, temperar com salsinha, sal, azeite e limão e servir gelado.

3. Brigadeiro de Abacate com cacau

Benefícios do abacate

Ingredientes

  • 1 abacate maduro;
  • 1 colher de cacau em pó sem açúcar;
  • 1 colher de café de óleo de coco;
  • 1 colher de mel.

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador ou com mixer até ficar uma mistura homogênea e deixar na geladeira para ficar com uma consistência firme. Servir gelado.

Se preferir, assista o passo a passo dessa receita no vídeo a seguir:

BRIGADEIRO DE ABACATE | Receita Caseira e Saudável

69 mil visualizações

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem