Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Rapadura é melhor que açúcar

A rapadura é o doce feito a partir do caldo concentrado da cana-de-açúcar e, ao contrário do açúcar branco, é rica em nutrientes como cálcio, magnésio, ferro e potássio.

Um pedaço pequeno de rapadura com 30 g tem cerca de 111 Kcal, e o ideal é consumir apenas essa quantidade por dia para não engordar. Uma boa dica é comer a rapadura logo após uma grande refeição como o almoço, onde normalmente se come salada no prato principal, o que ajuda a reduzir a produção de gordura que o doce da rapadura pode trazer.

Rapadura é melhor que açúcar

Benefícios da Rapadura

Devido ao seu teor de vitaminas e minerais, o consumo moderado de rapadura traz benefícios como:

  1. Dar mais energia para o treino, por ser rica em calorias;
  2. Prevenir anemias, por conter ferro e vitaminas do complexo B;
  3. Melhorar o funcionamento do sistema nervoso devido à presença de vitaminas do complexo B;
  4. Prevenir cãibras e osteoporose, por conter cálcio e fósforo.

As rapaduras que têm adição de alimentos nutritivos como castanhas, coco e amendoim trazem ainda mais benefícios para a saúde, mas é importante lembrar que o seu consumo deve ser feito apenas em pequenas quantidade por dia, especialmente no pré ou pós-treino, ou como energético natural de treinos longos, que duram mais de 1 hora. Veja mais sobre açúcares naturais e adoçantes, e saiba qual escolher.

Composição Nutricional

A tabela a seguir traz a composição nutricional para 100 g de rapadura e de açúcar branco, para comparar os nutrientes de cada um:

Quantidade: 100 gRapaduraAçúcar Branco
Energia:352 kcal387 kcal
Carboidrato:90, 8 kcal99,5 g
Proteína:1 g0,3 g
Gordura:0,1 g0 g
Fibras:0 g0 g
Cálcio: 30 mg4 mg
Ferro:4,4 g0,1 mg
Magnésio:47 mg1 mg
Potássio:459 mg6 mg

É importante lembrar que, apesar de ser mais saudável, a rapadura não deve ser consumida em excesso, pois pode aumentar o risco de problemas como ganho de peso, triglicerídeos, colesterol e glicemia elevados. Ela também não deve ser consumida por pessoas com diabetes, colesterol alto e doenças renais.

Rapadura durante o treino dá mais energia

A rapadura pode ser usada como fonte rápida de energia e nutrientes em treinos longos com muito desgaste, como durante a prática de corridas de longa distância, pedal, remo e esportes de luta. Por ter um alto índice glicêmico, a energia do açúcar da rapadura é rapidamente absorvida pelo organismo, o que permite manter o rendimento do treino sem sentir a barriga pesada.

Assim, em treinos que duram mais 1 hora, pode-se consumir de 25 a 30 g de rapadura para repor energia e minerais, que são perdidos no suor. Além da rapadura, o caldo de cana também pode ser usado como estratégia para se hidratar e repor a energia de forma rápida. Veja mais dicas sobre o que comer no pré e pós-treino.

Assista ao vídeo a seguir e veja como fazer um energético caseiro para melhorar seu treino:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...