Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Rapadura: engorda? benefícios e informação nutricional

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
janeiro 2023

A rapadura é um alimento feito a partir do caldo da cana-de-açúcar, com um sabor adocicado e aroma suave, sendo consumida sozinha, ou com carne de sol, cuscuz e milho cozido ou ainda usada para adoçar bebidas.

A rapadura é uma boa opção para atletas, por ser um tipo de carboidrato que é rapidamente absorvido pelo organismo, ajudando a manter o desempenho físico e diminuir o cansaço durante e após as provas físicas.

No entanto, por ser rica em açúcar, o consumo exagerado de rapadura pode engordar e promover a inflamação no organismo, contribuindo para o surgimento de problemas de saúde como diabetes e gordura no fígado.

Imagem ilustrativa número 1

A rapadura engorda?

A rapadura pode engordar, por ser um alimento rico em carboidratos de alto índice glicêmico, que são mais facilmente digeridos e absorvidos pelo organismo, resultando em um pico de glicemia e aumento da fome. Veja mais sobre o índice glicêmico dos alimentos.

Além disso, o excesso de carboidrato simples, como o presente na rapadura, é armazenado na forma de gordura no corpo, promovendo o ganho de peso e o surgimento de problemas de saúde como diabetes e gordura no fígado.

Como consumir a rapadura sem engordar

Para consumir a rapadura sem engordar, pode-se comer esse doce logo após uma grande refeição, como almoço e jantar. Isso porque as proteínas, as leguminosas e os vegetais presentes nessas refeições diminuem a carga glicêmica da refeição, equilibrando a glicemia, controlando o apetite e evitando o ganho de peso.

Além disso, para não engordar, é fundamental também manter uma alimentação saudável e variada, e praticar atividades físicas regularmente. Saiba como manter uma alimentação saudável.

A rapadura faz mal para quem tem diabetes?

Por ser um alimento rico em carboidratos de alto índice glicêmico, a rapadura favorece o aumento rápido dos níveis de glicose no sangue. Por isso, a rapadura pode fazer mal para quem tem diabetes, principalmente quando é consumida sozinha.

Benefícios da rapadura

Os benefícios do consumo moderado de rapadura para a saúde são:

  1. Aumentar a energia durante o treino, por ser rica em carboidratos de fácil absorção;
  2. Melhorar o funcionamento do sistema nervoso, devido à presença de cálcio, magnésio, potássio e ferro;
  3. Prevenir as cãibras, por conter cálcio, potássio e fósforo.

Além disso, a rapadura também é uma ótima opção de pós-treino para atletas de alto rendimento, porque diminui o cansaço após as provas de longa duração.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a composição nutricional para 100 g de rapadura:

Componentes

100 g de rapadura

Energia

352 calorias

Carboidratos

90,8 g

Proteínas

1 g

Gorduras

0,1 g

Fibras

0

Cálcio

30 mg

Ferro

4,4 mg

Magnésio

47 mg

Potássio

459 mg

Fósforo

21 mg

É importante lembrar que a rapadura não deve ser consumida em excesso, pois pode aumentar o risco de problemas como ganho de peso, diabetes, triglicerídeos e colesterol elevados.

Como usar a rapadura para ter energia nos treinos

Para se ter energia, os atletas de alto rendimento podem consumir a rapadura um pouco antes ou durante os treinos. Isso porque a rapadura fornece energia rápida para os músculos, favorecendo o desempenho físico e diminuindo o cansaço durante os exercícios.

Assim, os atletas de alta intensidade e que treinam por mais 1 hora, podem consumir de 5g a 10g de rapadura, sendo recomendado ingerir até 60g de rapadura por hora. Veja mais dicas do que comer no pré-treino.

Além disso, a rapadura também pode ser usada após os treinos, associado a proteínas, para acelerar a recuperação muscular. Confira outras opções para comer após os treinos.

Assista ao vídeo a seguir e veja como fazer um energético para melhorar o seu treino:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em janeiro de 2023. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em janeiro de 2023.

Bibliografia

  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - NEPA. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO. 2011. Disponível em: <http://www.nepa.unicamp.br/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf?arquivo=taco_4_versao_ampliada_e_revisada.pdf>. Acesso em 18 jan 2023
  • EMBRAPA. Rapadura. Disponível em: <https://www.embrapa.br/agencia-de-informacao-tecnologica/cultivos/cana/pos-producao/rapadura>. Acesso em 18 jan 2023
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • Índice glicêmico certo para TREINAR MELHOR

    02:44 | 43153 visualizações
  • Bebida Energética Natural | Para Treinar

    01:26 | 451619 visualizações
  • O que comer antes e depois do treino

    02:58 | 1537997 visualizações