Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

9 benefícios da maçã para saúde e como consumir

A maçã é uma fruta de origem asiática que ajuda a controlar certas doenças como diabetes, a diminuir o colesterol, além de melhorar a digestão contribuindo para um melhor aproveitamento dos nutrientes. A maçã também é indicada para quem deseja emagrecer, porque é rica em fibras e tem poucas calorias.

Além disso, a maçã é rica em pectina, vitaminas, minerais e antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e apresentam vários outros benefícios à saúde.

9 benefícios da maçã para saúde e como consumir

Os principais benefícios da maçã são: 

1. Protege contra doenças cardiovasculares

A maçã é rica em pectina, uma fibra solúvel, que age aumentando a digestão e diminuindo a absorção de gorduras provenientes da alimentação. Assim, auxilia na redução do colesterol que é a substância responsável pelo desenvolvimento de doenças cardiovasculares como o infarto do miocárdio ou aterosclerose.Confira receitas caseiras para reduzir o colesterol.

Além disso, a maçã possui polifenóis que têm efeitos antioxidantes que ajudam no controle da pressão arterial e também reduzem o risco de derrame.

2. Controla o diabetes

Os polifenóis presentes na maçã previnem danos nas células beta do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina. Alguns estudos mostram que comer uma maçã por dia reduz os danos nestas células diminuindo o risco de desenvolver diabetes.

Além disso, a ação antioxidante dos polifenóis reduz a absorção de açúcar, contribuindo para a redução da glicemia. Confira outras 13 frutas recomendadas para diabéticos.

3. Ajuda a emagrecer

A maçã é rica em fibras e água que ajudam a ter sensação de saciedade por mais tempo, reduzindo o apetite, o que é um benefício para quem precisa reduzir o peso. 

Além disso, a pectina presente na maçã ajuda a reduzir a absorção de gorduras pelo intestino, o que diminui a quantidade de calorias da refeição.

Veja mais sobre a dieta da maçã.

4. Melhora o funcionamento do intestino

A pectina, uma das principais fibras solúveis da maçã, absorve água do trato digestivo formando um gel que auxilia na digestão e ajuda o intestino a funcionar melhor. O ideal é consumir a maçã com a casca pois a maior quantidade de pectina se encontra na casca.

A maçã também pode ser usada em casos de diarréia para regular o intestino, mas deve ser consumida sem a casca. Veja a receita do suco de maçã para a diarréia.

9 benefícios da maçã para saúde e como consumir

5. Alivia dores de estômago

As fibras da maçã, principalmente a pectina, aliviam as dores do estômago e da gastrite e ajudam a cicatrizar úlceras gástricas pois formam um gel que protege a mucosa do estômago. Além disso, a maçã ajuda a neutralizar o ácido do estômago. 

O ideal é consumir duas maçãs ao dia, uma de manhã e outra à noite.

6. Previne o câncer

Os polifenóis presentes na maçã possuem ação antioxidante e antinflamatória que reduzem os danos às células e, assim, ajudam a prevenir o câncer. Estudos mostram que o consumo de uma maçã por dia pode reduzir o risco de câncer colorretal, de mama e digestivo.

Confira mais alimentos que ajudam a prevenir o câncer.

7. Previne cáries

A maçã contém ácido málico que aumenta a produção de saliva, diminuindo a proliferação de bactérias responsáveis pela formação da placa bacteriana que causam cáries nos dentes. Além disso, maior quantidade de saliva ajuda a remover bactérias da boca.

As fibras solúveis presentes na maça limpam os dentes e as vitaminas e minerais presentes na maçã ajudam a manter os dentes saudáveis.

Saiba mais sobre cárie

9 benefícios da maçã para saúde e como consumir

8. Melhora a função do cérebro

A maçã aumenta a produção de acetilcolina, uma substância que é responsável pela comunicação entre os neurônios, e assim melhora a memória e reduz o risco de desenvolver Alzheimer.

Além disso, as vitaminas do complexo B e vitamina C presentes na maçã ajudam a proteger o sistema nervoso. 

Veja suplementos que ajudam a melhorar a memória e a concentração.

9. Retarda o envelhecimento

A maçã tem vitamina A, E e C que são antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres que são formados pelo envelhecimento, poluição e má alimentação. A vitamina C ajuda também na produção de colágeno que mantém a rigidez da pele, diminuindo as rugas e a flacidez.

9 benefícios da maçã para saúde e como consumir

Como utilizar a maçã para aproveitar seus benefícios

A maçã é uma fruta muito nutritiva, mas também muito versátil, que pode ser utilizada de variadas formas:

  1. Maçã cozida ou assada: útil principalmente em caso de problemas gastrointestinais como vômitos ou diarreia;

  2. Maçã crua com casca: ajuda a diminuir o apetite e a regular o intestino pois tem muitas fibras ;

  3. Maçã crua sem casca: indicado para prender o intestino;

  4. Suco de maçã: ajuda a hidratar, regular o intestino preso e diminuir o apetite porque tem uma fibra chamada de pectina que fica no estômago mais tempo aumentando a saciedade;

  5. Maçã desidratada: ótima para as crianças, pois tem uma textura mais crocante que pode ser usada como substituto da batata frita, por exemplo. Basta colocar a maçã no forno com temperatura baixa, cerca de 20 minutos até ficar crocante;

  6. Chá de maçã: melhora a digestão e alivia a prisão de ventre. A casca da maçã também pode ser adicionada em chás menos saborosos como chá de quebra-pedra ou hipericão para dar um sabor mais agradável;

  7. Vinagre de maçã: previne e trata dor nas articulações, além de reduzir a dor de estômago e melhorar a digestão. O vinagre de maçã pode ser consumido em saladas ou pode-se fazer uma diluição de 1 a 2 colheres de sopa do vinagre de maçã em um copo de água e beber 20 minutos antes do café da manhã ou do almoço. Veja como fazer o vinagre de maçã em casa.

Comer 1 maçã por dia no café da manhã, como sobremesa ou nos lanches é um ótima forma de aproveitar todos os seus benefícios, garantindo mais saúde. 

Veja no vídeo a seguir o passo a passo para fazer maçã desidratada em casa, de forma rápido e saudável:

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a composição nutricional em 100 g de maçã com e sem casca.

ComponentesQuantidade em 100 g de maçã com cascaQuantidade em 100g de maçã sem casca
Energia64 calorias61 calorias
Proteínas0,2 g0,2 g
Gorduras0,5 g0,5 g
Carboidrato13,4 g12,7 g
Fibras2,1 g1,9 g
Vitamina A4,0 mcg4,0 mcg
Vitamina E0,59 mg0,27 mg
Vitamina C7,0 mg5 mg
Potássio140 mg120 mg

Uma forma fácil de consumir esta fruta é comer a maçã na sua forma natural, adicionar a maçã na salada de frutas ou fazer um suco. 

Receitas saudáveis com maçã

Algumas receitas com maçã são rápidas, fáceis de preparar e nutritivas: 

Maçã assada com canela

9 benefícios da maçã para saúde e como consumir

Ingredientes

  • 4 maçãs;
  • Canela em pó a gosto.

Modo de preparo

Colocar numa assadeira 4 maçãs lavadas dispostas lado a lado e adicionar 3/4 xícara de água. Levar ao forno preaquecido e deixar assar por aproximadamente 30 minutos ou até que a fruta fique macia. Polvilhar canela em pó.

Suco de maçã

9 benefícios da maçã para saúde e como consumir

Ingredientes

  • 4 maçãs;
  • 2 litros de água;
  • Açúcar ou adoçante à gosto;
  • Cubos de gelo.

Modo de preparo

Lavar as maçãs, descascar e tirar as sementes. Bater as maçãs no liquidificador com 2 litros de água. Se desejar, coar o suco. Adicionar o açúcar ou o adoçante à gosto. Colocar o suco em uma jarra e adicionar os cubos de gelo.

Veja outras receitas de suco de maçã.

Bibliografia >

  • PLATAFORMA PORTUGUESA DE INFORMAÇÃO ALIMENTAR . Composição de Alimentos: Maçã com casca. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/foodcomp/food?18756>. Acesso em 07 Out 2020
  • SARAPMPUDI, Prasanth Surampudi; ENKHMAA, Byambaa; ANUURAD, Erdembileg; et al. Lipid Lowering with Soluble Dietary Fiber. Curr Atheroscler Rep. 18. 75; 1-13, 2016
  • TU, Shih-Hsin; CHEN, Li-Ching; HO, Yuan-Soon. An apple a day to prevent cancer formation: Reducing cancer risk with flavonoids. Journal of Food and Drug Analysis. 25. 1; 119-124, 2017
  • WILLIAMSON, G. The role of polyphenols in modern nutrition. Nutr Bull. 42. 3; 226–235, 2017
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem