Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Quais os alimentos que causam azia e queimação

Existem alimentos e bebidas que podem estar na origem da azia e da queimação do esófago ou que podem agravar este problemas em pessoas com tendência para sofrer de refluxo, como é o caso da cafeína, frutos cítricos, gorduras ou chocolate, por exemplo.

Maior parte dos alimentos que causam azia, provocam o relaxamento do esfíncter esofagiano inferior, que é um músculo que age como barreira entre o esôfago e o estômago e que se estiver relaxado, facilita a passagem do conteúdo gástrico para o esôfago.

Alguns exemplos de alimentos que podem causar azia são:

Quais os alimentos que causam azia e queimação

1. Alimentos picantes

Geralmente, os alimentos picantes têm na sua composição um componente chamado de capsaicina, que torna a digestão mais lenta, fazendo com que os alimentos permaneçam durante mais tempo no estômago, aumentando assim o risco de ocorrer refluxo.

Além disso, a capsaicina também é uma substância que pode irritar o esôfago, provocando sensação de queimação. Saiba o que fazer para acalmar estes sintomas.

2. Cebola

A cebola, principalmente se estiver crua é um alimento que relaxa o esfíncter esofagiano inferior, que é um músculo que age como barreira entre o esôfago e o estômago e que se estiver relaxado, facilita o refluxo. Além disso, apresenta um elevado teor em fibra, que fermenta e agrava os sintomas da azia.

Quais os alimentos que causam azia e queimação

3. Alimentos ácidos

Alimentos ácidos como frutas cítricas como laranja, limão, abacaxi ou tomate e derivados de tomate, aumentam a acidez do estômago, intensificando a azia e a sensação de queimação no esófago.

4. Fritos e gorduras

Os fritos e gorduras como bolos, manteiga, natas ou mesmo o abacate, queijo e nozes, são alimentos que também relaxam o esfíncter esofagiano inferior, fazendo com que o ácido do estômago escape mais facilmente para o esôfago, causando queimação.

Além disso, os alimentos com muita gordura estimulam a liberação do hormônio colecistocinina, que também contribui para o relaxamento do esfíncter esofagiano inferior e prolonga a permanência dos alimentos no estômago para serem melhor digeridos, o que, em contrapartida, aumenta o risco de ocorrer refluxo.

Quais os alimentos que causam azia e queimação

5. Menta

Alguns estudos comprovam que alimentos com menta aumentam o refluxo gastroesofágico e a queimação. Pensa-se também que, em alguns casos, a menta provoca irritação do revestimento do esôfago.

6. Chocolate

Os alimentos com chocolate também relaxam o esfíncter esofagiano inferior, aumentando o refluxo ácido, devido à composição em teobromina e à liberação de serotonina.

Quais os alimentos que causam azia e queimação

7. Bebidas alcoólicas

Após a ingestão de bebidas alcoólicas, o álcool é rapidamente absorvido pelo sistema gastrointestinal, o que irrita as mucosas do esôfago e do estômago e altera as membranas do intestino, prejudicando a absorção de nutrientes. 

Além disso, o álcool também relaxa esfíncter esofagiano inferior e aumenta a acidez do estômago.

8. Café ou bebidas com cafeína

Assim como acontece com outros alimentos, o café e os produtos que têm cafeína na composição, como refrigerantes, por exemplo, relaxam o esfíncter esofagiano inferior, aumentando o refluxo ácido.

Conheça outras causas que podem estar na origem da azia.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem