Existem alimentos e bebidas que podem estar na origem da azia e da queimação do esófago ou que podem agravar este problemas em pessoas com tendência para sofrer de refluxo, como é o caso da cafeína, frutos cítricos, gorduras ou chocolate, por exemplo.
Maior parte dos alimentos que causam azia, provocam o relaxamento do esfíncter esofagiano inferior, que é um músculo que age como barreira entre o esôfago e o estômago e que se estiver relaxado, facilita a passagem do conteúdo gástrico para o esôfago.
Alguns exemplos de alimentos que podem causar azia são:

1. Alimentos picantes
Geralmente, os alimentos picantes têm na sua composição um componente chamado de capsaicina, que torna a digestão mais lenta, fazendo com que os alimentos permaneçam durante mais tempo no estômago, aumentando assim o risco de ocorrer refluxo.
Além disso, a capsaicina também é uma substância que pode irritar o esôfago, provocando sensação de queimação. Saiba o que fazer para acalmar estes sintomas.
2. Cebola
A cebola, principalmente se estiver crua é um alimento que relaxa o esfíncter esofagiano inferior, que é um músculo que age como barreira entre o esôfago e o estômago e que se estiver relaxado, facilita o refluxo. Além disso, apresenta um elevado teor em fibra, que fermenta e agrava os sintomas da azia.

3. Alimentos ácidos
Alimentos ácidos como frutas cítricas como laranja, limão, abacaxi ou tomate e derivados de tomate, aumentam a acidez do estômago, intensificando a azia e a sensação de queimação no esófago.
4. Fritos e gorduras
Os fritos e gorduras como bolos, manteiga, natas ou mesmo o abacate, queijo e nozes, são alimentos que também relaxam o esfíncter esofagiano inferior, fazendo com que o ácido do estômago escape mais facilmente para o esôfago, causando queimação.
Além disso, os alimentos com muita gordura estimulam a liberação do hormônio colecistocinina, que também contribui para o relaxamento do esfíncter esofagiano inferior e prolonga a permanência dos alimentos no estômago para serem melhor digeridos, o que, em contrapartida, aumenta o risco de ocorrer refluxo.

5. Menta
Alguns estudos comprovam que alimentos com menta aumentam o refluxo gastroesofágico e a queimação. Pensa-se também que, em alguns casos, a menta provoca irritação do revestimento do esôfago.
6. Chocolate
Os alimentos com chocolate também relaxam o esfíncter esofagiano inferior, aumentando o refluxo ácido, devido à composição em teobromina e à liberação de serotonina.

7. Bebidas alcoólicas
Após a ingestão de bebidas alcoólicas, o álcool é rapidamente absorvido pelo sistema gastrointestinal, o que irrita as mucosas do esôfago e do estômago e altera as membranas do intestino, prejudicando a absorção de nutrientes.
Além disso, o álcool também relaxa esfíncter esofagiano inferior e aumenta a acidez do estômago.
8. Café ou bebidas com cafeína
Assim como acontece com outros alimentos, o café e os produtos que têm cafeína na composição, como refrigerantes, por exemplo, relaxam o esfíncter esofagiano inferior, aumentando o refluxo ácido.
Conheça outras causas que podem estar na origem da azia.