Alguns alimentos como cebola, cerveja, pimenta ou café podem causar azia, refluxo ou queimação. Isso acontece devido à presença de algumas substâncias, como cafeína e álcool que irritam o estômago, fazendo com que o conteúdo gástrico volte para o esôfago.
Para evitar a azia, o refluxo e a queimação é importante também priorizar os alimentos que não causem irritação do estômago como peixe, banana, pera, cenoura ou batata, por exemplo. Veja como fazer uma dieta para aliviar o refluxo.
Quando os sintomas de azia e queimação são muito frequentes, é importante consultar o gastroenterologista que vai avaliar os sintomas apresentados e indicar o tratamento mais adequado, que pode incluir o uso de remédios que diminuem a produção de ácido gástrico.

1. Café
O café pode piorar os sintomas de refluxo, pois é rico em cafeína, uma substância que irrita a mucosa do estômago e aumenta o relaxamento do esfíncter esofágico, que é o músculo que mantém a parte inferior do esôfago fechada, evitando o retorno dos alimentos e do ácido gástrico para dentro do esôfago.
Outras bebidas que contêm cafeína e que devem ser evitadas são o chá preto, chá verde e chá mate, por exemplo. Confira outros alimentos que contêm em cafeína.
2. Cerveja
O álcool, presente na cerveja, causa irritação no revestimento do esôfago e do estômago, além de relaxar o esfíncter esofágico, causando os sintomas de azia e queimação.
Além disso, outras bebidas alcoólicas, como vinho, uísque e vodka, também estimulam a produção de ácido pelo estômago, aumentando o risco de azia.
3. Chocolate
O chocolate é rico em gorduras, nutrientes que têm uma digestão mais lenta, retardando o esvaziamento gástrico e aumentando a produção de ácido no estômago.
Além disso, o chocolate também cafeína, que irrita a mucosa do estômago, e teobromina, uma substância que estimula a produção de serotonina no corpo, um hormônio que aumenta o relaxamento do esfíncter esofágico, causando ou piorando os sintomas de refluxo.
4. Frutas cítricas
As frutas cítricas, como laranja, limão, abacaxi, maracujá, kiwi e acerola, são ricas em ácidos que podem aumentar a acidez do estômago e relaxar o esfíncter esofágico, piorando os sintomas de azia e queimação em algumas pessoas.
5. Amendoim
Apesar de ser muito saudável, o amendoim é uma oleaginosa rica em gorduras, o que aumenta o seu tempo de digestão no estômago, estimulando a produção de ácidos gástricos e podendo, por isso, causar ou piorar os sintomas de refluxo e azia.
6. Cebola
A cebola, principalmente na forma crua, provoca o relaxamento do esfíncter esofágico e pode irritar o estômago de algumas pessoas, provocando azia e queimação, que também podem atingir a garganta e o peito.
7. Abacate
Por ser rico em gorduras, o abacate é um alimento que leva mais tempo para ser digerido no estômago, aumentando a produção de ácidos gástricos e podendo, assim, provocar sintomas como queimação e azia em algumas pessoas.
8. Pimentas
As pimentas como caiena, preta ou do reino, contêm capsaicina, um componente que provoca um aumento da produção de ácido pelo estômago, levando a sintomas de refluxo, azia, queimação ou dor de estômago.
9. Sorvete
O sorvete é um alimento rico em gorduras, que aumentam o tempo de digestão dos alimentos no estômago, causando ou piorando os sintomas de refluxo e azia.
Além disso, o sorvete é rico em açúcar, um tipo de carboidrato simples que diminui a contração do esfíncter esofágico, facilitando a passagem de ácido estomacal para o esôfago e provocando o refluxo.
10. Tomate
O tomate e os alimentos à base desse vegetal, como molho de tomate, suco de tomate, ou ketchup, contêm alto teor de ácido málico e cítrico, substâncias que irritam a mucosa do estômago, podendo causar azia, queimação ou refluxo em algumas pessoas.
11. Batata frita
Por ser um alimento rico em gorduras, a batata frita estimula a produção de ácido pelo estômago e a liberação do hormônio colecistocinina, que aumenta o relaxamento do esfíncter esofágico. Isso faz com que o ácido do estômago retorne para o esôfago e cause refluxo, azia, queimação, além de má digestão e sensação de barriga inchada.
Além da batata frita, outros alimentos fritos que também causam azia e queimação são o pastel, a coxinha e os empanados em geral.
12. Refrigerante
O refrigerante possui substâncias químicas como o ácido cítrico e ácido fosfórico, que aumentam a acidez do estômago, piorando ou causando os sintomas de azia, refluxo ou sensação de queimação.
Além disso, o gás carbônico, que produz a efervescência do refrigerante, também aumenta a pressão na parte inferior do esfíncter esofágico, causando o refluxo de ácidos do estômago para o esôfago.
13. Bacon
O bacon provoca sintomas como azia e queimação, porque é um alimento rico em gordura, sendo, por isso, digerido de forma mais lenta no estômago e estimulando a produção de ácido no estômago.
14. Menta e hortelã-pimenta
A menta e a hortelã-pimenta, quando consumidas diariamente ou em grandes quantidades, podem provocar irritação da mucosa do esôfago, aumentando o refluxo gastroesofágico e a sensação de queimação.
15. Coco
Por conter alto teor de gordura, o coco é um alimento que estimula a produção de ácido gástrico e por isso, pode causar sintomas como azia, queimação e refluxo.
16. Açúcar
O açúcar é um tipo de carboidrato simples que promove o relaxamento do esfíncter esofágico, facilitando a passagem do ácido do estômago para o esôfago e provocando, assim, refluxo e queimação. Conheça outros alimentos ricos em carboidratos simples.
17. Leite integral
O leite integral é rico em gorduras que aumentam o tempo de digestão, favorecendo a produção de ácidos no estômago e provocando queimação e azia em algumas pessoas.
18. Alho
O alho pode irritar a mucosa do estômago e estimular o relaxamento da parte inferior do esfíncter esofágico, causando refluxo, azia e queimação em algumas pessoas.
19. Água com gás
A água com gás pode causar azia e refluxo, porque contém gás carbônico, que é uma substância química que aumenta a pressão do esfíncter esofágico, estimulando, por isso, o retorno dos ácidos estomacais para o esôfago.
20. Queijos amarelos
Por serem alimentos ricos em gordura, os queijos gordos como gouda, gorgonzola, cheddar e parmesão, levam mais tempo para serem digeridos, aumentando a produção de ácidos no estômago e causando a azia e a queimação.
O que comer na azia, refluxo e queimação
Alguns alimentos indicados para azia, refluxo e queimação são:
- Vegetais, como brócolis, alface, cenoura, rúcula, abobrinha, beterraba e chuchu;
- Frutas, como banana, maçã, pera, uva, manga, mamão, melancia e melão;
- Proteínas magras, como frango, ovo, peixe, tofu e peru;
- Leguminosas, como feijão, lentilha, grão-de-bico e soja;
- Laticínios com pouca gordura, como leite desnatado, iogurte desnatado e queijos brancos;
- Tubérculos, como batata-doce, batata, inhame e cará;
- Bebidas, como água, chás sem cafeína e café descafeinado;
- Ervas naturais, como orégano, manjericão, alecrim e tomilho.
Além disso, é importante também preparar os alimentos sempre cozidos, grelhados ou assados, diminuindo a ingestão de gorduras e evitando o refluxo. Veja como fazer uma dieta para refluxo.