Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 Benefícios do vinagre de maçã

O vinagre de maçã trás benefícios para a saúde como melhorar as articulações, ter ação antioxidante e prevenir doenças como diabetes e câncer, por ser rico em minerais, vitaminas e fitoquímicos.

Esse vinagre é feito através da fermentação do suco da maçã, que é feito através de leveduras que transformam o açúcar da fruta em álcool. Em seguida, o álcool é transformado em ácido acético pelas bactérias acetobacter, fazendo com que essa bebida traga os seguintes benefícios:

5 Benefícios do vinagre de maçã

1. Ajuda na perda peso

O vinagre de maçã ajuda na perda de peso porque inibe a ação de enzimas que digerem carboidratos, reduzindo a absorção de alimentos como pães, massas, doces e leite.

Assim, consumir cerca de 1 colher de sopa de vinagre de maçã antes do almoço e do jantar pode ajudar a reduzir a quantidade de calorias absorvidas pelo intestino. Veja como usar o vinagre de maçã para emagrecer.

2. Previne diabetes

Como o vinagre de maçã reduz a absorção de carboidratos, também a ajuda a reduzir a secreção de insulina, um hormônio que estimula o armazenamento de calorias da dieta no tecido de gordura no corpo.

A diabetes ocorre devido a níveis elevados de insulina no sangue e, por ajudar a diminuir a produção de insulina, o vinagre também ajuda na prevenção da diabetes e da resistência à insulina.

3. Previne câncer

O vinagre de maçã é rico em substâncias chamadas polifenóis, que são poderosos antioxidantes que protegem as células contra alterações que desencadeiam problemas como câncer. No entanto, mais estudos são necessários para confirmar esse benefício.

Esses antioxidantes também ajudam a reduzir a inflamação nas articulações, aliviando dores e melhorando a movimentação articular.

5 Benefícios do vinagre de maçã

4. Melhora a digestão

Devido à sua fermentação, o vinagre de maçã é rico em enzimas que ajudam na digestão do alimento e aceleram o esvaziamento gástrico, protegendo o estômago e facilitando a digestão. 

Além disso, ele possui ácidos como málico, lático e cítrico, que ajudam o bom funcionamento do fígado e desintoxicação do organismo.

5. Melhora a pele e as unhas

O vinagre de maçã melhora a paroníquia, uma infecção na borda da unha que normalmente surge quando surge um ferimento na pele ou durante a manicure. Saiba o que é e como tratar a paroníquia.

Na pele, ele ajuda a reduzir manchas, aliviar coceira de mordidas de mosquitos e para controlar a caspa, pois a acidez tem propriedades antifúngicas.

Informação Nutricional

A tabela a seguir trás a informação nutricional de 100 g de vinagre de maçã:

NutrienteQuantidade
Energia20 kcal
Carboidrato0,93 g
Açúcar0,4 g
Proteína0 g
Gordura0 g
Cálcio6,7 mg
Potássio73,3 mg

O vinagre de maçã pode ser adicionado em saladas e para temperar carnes, podendo ser levado ao fogo ou ao forno. No entanto, não é recomendado consumir o vinagre puro.

É importante lembrar que a composição e a quantidade de ácido pode variar de acordo com o fabricante e o processo de fermentação utilizado para produzir o vinagre de maçã.

Perigos do uso do Vinagre de Maçã

Devido ao seu teor ácido, o uso excessivo de vinagre de maçã pode causar problemas como:

  • Desgastar o esmalte dos dentes, aumento o risco de surgir cáries;
  • Ferir a garganta, especialmente em casos de refluxo e lesões no esôfago e no estômago;
  • Interferir no funcionamento de medicamentos para diabetes e hipertensão, especialmente diuréticos;
  • Queimar a pele e causar vermelhidão e ardor, quando o ácido é colocado diretamente na pele, sem diluir e com grande frequência.

O uso de vinagre pode ser perigoso porque a concentração do ácido varia entre as marcas e mesmo dentro de uma mesma marca, pois depende do tempo de fermentação e qualidade das frutas utilizadas para a fabricação do produto. Assim, é sempre recomendável utilizar o vinagre de maçã para tratar ou prevenir problemas de saúde, especialmente de pele, de acordo com a orientação médica.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...