Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 benefícios do vinagre de maçã

O vinagre de maçã é rico em polifenóis, que são poderosos antioxidantes que protegem as células contra alterações que desencadeiam doenças e também ajuda a reduzir a inflamação nas articulações, aliviando dores e melhorando a movimentação articular.

Devido à sua fermentação, o vinagre de maçã é rico em enzimas que ajudam na digestão dos alimentos e aceleram o esvaziamento gástrico, protegendo o estômago e facilitando a digestão. Além disso, ele possui ácidos como málico, lático e cítrico, que ajudam o bom funcionamento do fígado e na desintoxicação do organismo.

5 benefícios do vinagre de maçã

Assim, os principais benefícios do vinagre de maçã são:

1. Ajudar a emagrecer

O vinagre de maçã ajuda na perda de peso porque reduz os picos de insulina e os níveis de glicose no sangue, e devido ao ácido acético que é um bloqueador da absorção de amido e açúcar. 

Para emagrecer com o vinagre de maçã deve-se consumir 1-2 colheres de sopa de vinagre de maçã diluídas num copo de água, antes do almoço e do jantar. Veja mais detalhes de como usar o vinagre de maçã para emagrecer.

2. Melhorar a pele 

Na pele, o vinagre de maçã ajuda a reduzir manchas e a aliviar coceira da picada dos mosquitos. Por possuir propriedade desinfetante e anti-inflamatória, pode ser útil na cura de feridas e úlceras, e por isso pode ser indicado para purificar a pele em caso de acne. O vinagre de maçã ainda tem características oxidantes, que retardam o envelhecimento.

Uma boa estratégia é aplicar um pouco do vinagre de maçã num pedaço de algodão e passar no rosto, após a lavagem correta. Isso ajuda a curar a acne inflamada e a desobstruir os poros. A seguir deve-se secar a pele e aplicar um creme hidratante de uso diário, com protetor solar incorporado. 

5 benefícios do vinagre de maçã

3. Dar brilho ao cabelo 

O vinagre de maçã também pode ser usado no cabelo para conferir mais brilho e luminosidade. Além disso, ele é um ótimo remédio caseiro contra caspa devido às suas propriedades antifúngicas. 

Para conferir mais brilho ao cabelo pode-se lavar e amaciar o cabelo, como faz habitualmente, e no final do processo aplicar o vinagre de maçã diretamente nos fios. Pode-se colocar meio copo de vinagre de maçã e depois misturar com água até encher um copo, e depois aplicar em todo cabelo. Secar a seguir. 

4. Cicatrizar a cutícula

O vinagre de maçã melhora a paroníquia, uma infecção na borda da unha que normalmente surge ao tirar a cutícula das unhas de forma excessiva. Isso acontece porque o vinagre de maçã além de ser ácido, tem ação anti-inflamatória e antisséptica que combatem os germes que podem se desenvolver ali. 

Para usar deve-se aplicar 1 gota do vinagre de maçã em cada unha e deixar atuar. 

5. Outros benefícios para saúde

O vinagre de maçã ainda ajuda na digestão dos alimentos e contribui para a desintoxicação hepática. 

Todavia, o uso de vinagre pode ser perigoso, em alguns casos, porque a concentração do ácido varia entre as marcas e mesmo dentro de uma mesma marca, pois depende do tempo de fermentação e qualidade das frutas utilizadas para a fabricação do produto. Assim, é sempre recomendável utilizar o vinagre de maçã para tratar ou prevenir problemas de saúde, especialmente de pele, de acordo com a orientação médica.

Como fazer o vinagre de maçã

O vinagre de maçã pode ser feito em casa utilizando apenas maçãs e um pouco de água, sendo, portanto, o mais natural possível. Apesar de ser simples, é um processo demorado.

Caso seja a primeira fez de confecção do vinagre de maçã, é recomendado que não sejam utilizadas muitas maçãs para que não haja desperdício. Por isso, é recomendado, de início, usar 2 maçãs grandes, que devem ser lavadas, descascadas e terem suas sementes retiradas para que possam ser cortadas em pedacinhos. Depois deve-se seguir os seguintes passos:

  1. Colocar a maçã picada no liquidificador e acrescentar um pouco de água para evitar que apodreçam. A quantidade de água varia de acordo com a quantidade de maçã utilizada, sendo normalmente recomendado acrescentar água até que pelo menos metade das maçãs esteja coberta;
  2. Bater no liquidificador até que as maçãs estejam completamente trituradas;
  3. Em seguida, colocar em uma garrafa de vidro, tapar e deixar longe do sol em temperatura ambiente (de preferência entre 18 e 30ºC) por 4 a 6 semanas. É importante que a garrafa não fique completamente cheia para que a fermentação possa acontecer sem qualquer problema;
  4. Depois desse tempo, colocar em um recipiente largo, cobrir com um pano limpo e deixar ao sol por cerca de 3 dias.

Depois de ficar no sol, o vinagre de maçã deve ser filtrado e colocado em uma garrafa de vidro escura, já podendo ser utilizada.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem