O que você precisa saber?

10 Primeiros sinais da Anorexia

Para saber se é anorexia, deve-se observar a presença de sinais como não querer se alimentar, comer muito pouco e ter obsessão para emagrecer, mesmo quando o peso está adequado ou abaixo do ideal.

Devido à falta de nutrientes e calorias, a anorexia nervosa pode levar a problemas como desnutrição, desidratação e, nos casos mais graves, pode levar à morte. O tratamento da anorexia depende do apoio da família e deve ser feito com acompanhamento de psicólogo, psiquiatra e nutricionista, com o objetivo de recuperar o peso e tratar a percepção errada que a pessoa tem do próprio corpo.

Ver-se acima do peso, mesmo estando muito magroVer-se acima do peso, mesmo estando muito magro

Sintomas da anorexia

Os 10 primeiros sintomas da anorexia nervosa são:

  1. Olhar-se no espelho e ver-se gordo, mesmo estando muito magro;
  2. Não comer por medo de engordar;
  3. Ter pouco ou nenhum apetite;
  4. Contar as calorias de todos os alimentos antes de ingerir;
  5. Estar sempre de dieta;
  6. Perder peso constantemente, podendo chegar à desnutrição;
  7. Medo intenso de ganhar peso;
  8. Fazer exercícios físicos intensos, na intenção de perder peso;
  9. Tomar medicamentos para emagrecer, como diuréticos e laxantes;
  10. Provocar vômitos após as refeições.

Além disso, existem casos onde a pessoa ingere bebidas alcóolicas no lugar de alimentos e por isso se existirem sinais de dependência alcoólica esse pode ser um caso de Anorexia Alcoólica. Saiba mais sobre essa doença em Entenda o que é a Anorexia Alcoólica.

O primeiro indicador da presença da anorexia é preocupação excessiva em relação à dieta e ao peso, mesmo quando o peso está abaixo do adequado. Porém, se está dentro do peso ideal, não tem com que se preocupar. Experimente a nossa calculadora de peso ideal, e saiba se está dentro do peso: 

Erro
anos
Erro
m
Erro

Tratamento para anorexia

O tratamento para anorexia inclui terapia para melhorar o comportamento em relação à alimentação e à aceitação do corpo, podendo haver necessidade de tomar medicamentos contra a ansiedade e depressão, e a ingestão de suplementos alimentares para suprir a carência de nutrientes do corpo.

Durante o tratamento, é muito importante que a família esteja presente para apoiar a pessoa e entender os problemas que ela enfrenta na anorexia. O tratamento dessa doença pode ser longo, podendo durar meses ou anos, e é comum haver recaídas em que a preocupação extrema com o peso volta a se apresentar. Veja mais sobre o tratamento em: Tratamento para anorexia.

Causas da anorexia

A anorexia ainda não tem uma causa definida, mas normalmente surge durante a adolescência, quando as cobranças com o novo formato do corpo aumentam. Essa doença atinge principalmente mulheres, e pode estar relacionada a fatores como:

  • Pressão da família e de amigos para perder peso;
  • Ansiedade;
  • Depressão.

Indivíduos que tenham sofrido algum tipo de abuso ou que são muito cobrados pela sociedade em relação ao corpo, como as modelos, têm maiores chances de desenvolver a anorexia.

Outro transtorno alimentar comum é a bulimia, que é caracterizada por vômitos frequentes após as refeições. Confira quais são as diferenças entre anorexia e bulimia.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...