A anorexia nervosa é um distúrbio alimentar e psicológico que envolve sinais como não querer se alimentar, comer muito pouco e ter obsessão para emagrecer, mesmo quando o peso está adequado ou abaixo do ideal.
Na maioria das vezes, a anorexia é difícil de identificar, não só por quem tem o distúrbio, já que apenas consegue enxergar seu corpo de forma errada, mas também pelos familiares e amigos, que só começam a desconfiar de anorexia quando a pessoa começa a mostrar sinais físicos de magreza extrema.
Assim, saber que sinais identificar em uma pessoa com anorexia, é um passo importante para identificar esse distúrbio nas primeiras fases de desenvolvimento e ajudar na procura de ajuda, que normalmente deve ser iniciada por um psicólogo.

Como saber se é anorexia
Para ajudar a identificar um caso de anorexia nervosa, assinale os sinais e sintomas existentes:
Um dos indicadores mais importante da presença da anorexia é a preocupação excessiva em relação à dieta e ao peso que é vista como um nível normal de preocupação por quem tem anorexia, mesmo quando o peso está abaixo do adequado. Normalmente, os anoréticos têm uma personalidade mais introvertida, são mais ansiosos e têm tendência para comportamentos obsessivos.
Possíveis causas
A anorexia ainda não tem uma causa definida, mas normalmente surge durante a adolescência, quando as cobranças com o novo formato do corpo aumentam.
Este distúrbio atinge principalmente mulheres, e pode estar relacionada a fatores como:
- Pressão da família e de amigos para perder peso;
- Ansiedade;
- Depressão.
Pessoas que tenham sofrido algum tipo de abuso ou que são muito cobrados pela sociedade em relação ao corpo, como modelos, têm maiores chances de desenvolver anorexia.
Já outro transtorno alimentar comum é a bulimia, que pode até acabar sendo confundida com anorexia. No entanto, nestes casos o que acontece é que a pessoa, embora seja obcecada com o próprio peso, come bem, mas depois provoca o vômito após as refeições. Entenda melhor as diferenças entre anorexia e bulimia.
Como é feito o tratamento
O tratamento para anorexia nervosa geralmente inclui terapia para melhorar o comportamento em relação à alimentação e à aceitação do corpo, podendo haver necessidade de tomar medicamentos contra a ansiedade e depressão, e a ingestão de suplementos alimentares para suprir a carência de nutrientes do corpo.
Durante o tratamento, é muito importante que a família esteja presente para apoiar a pessoa e entender os problemas que ela enfrenta na anorexia. O tratamento dessa doença pode ser longo, podendo durar meses ou anos, e é comum haver recaídas em que a preocupação extrema com o peso volta a se apresentar. Veja mais detalhes sobre o tratamento.
Confira no vídeo a seguir outras dicas que podem ajudar no tratamento da anorexia: