Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

Como deve ser o tratamento para anorexia

O tratamento para anorexia nervosa inclui, principalmente, terapias de grupo, familiar e comportamental, assim como dieta personalizada e a toma de suplementos alimentares, para combater as carências nutricionais provocadas pela doença que impedem a pessoa de se alimentar corretamente.

Além disso, pode ser necessário tomar remédios antidepressivos receitados por um psiquiatra, e nos casos mais graves, pode ser necessário o internamento hospitalar para colocação de uma sonda nasogástrica para garantir a alimentação correta.

Como deve ser o tratamento para anorexia

1. Como deve ser a alimentação

O tratamento nutricional para anorexia nervosa tem como objetivo ajudar a pessoa a fazer uma alimentação mais adequada para manter o organismo saudável e evitar doenças.

Durante o tratamento, é importante fazer várias consultas com um nutricionista para realizar um plano alimentar adequado com o objetivo de repor as vitaminas e minerais que possam estar em falta no organismo para que se tenha uma vida saudável.

Em alguns casos, o médico ou o nutricionista podem indicar o uso de suplementos multivitamínicos, como Centrum, que ajudam a repor as vitaminas e os minerais que não estão sendo ingeridos em quantidade suficiente através dos alimentos. Estes tipos de suplementos podem ser tomado durante cerca de 3 meses, devendo ser reavaliada a necessidade do seu uso após esse período.

Os suplementos não têm calorias e por isso não engordam, mas não devem ser tomados como substitutos de uma alimentação saudável e com a quantidade de calorias necessárias para recuperar a saúde.

O tratamento nutricional ajuda assim a evitar ou tratar as consequências da falta de alimentos, como cabelos finos, perda de cabelo, unhas fracas, prisão de ventre ou pele seca, por exemplo. Veja algumas dicas da nossa nutricionista:

2. Terapia

Ser acompanhado por um psicólogo também é parte muito importante do tratamento para vencer a anorexia nervosa porque este profissional pode usar estratégias para conscientização da imagem corporal correta, e ajudar a pessoa a encontrar a raiz de seus problemas e as possíveis soluções que poderá adotar. 

As consultas devem ser realizadas, pelo menos, 1 vez por semana, por tempo indeterminado, até que a pessoa consiga ter uma melhor relação com a sua imagem e consiga superar a causa do transtorno, o que também promove o bem-estar.

Em alguns casos, pode ser indicada também a terapia em grupo, em que várias pessoas com o mesmo transtorno compartilham as suas experiências, o que gera empatia e vontade de ajudar outras pessoas, o que acaba também por ajudar no próprio tratamento.

3. Remédios

O uso de remédios só é indicado para as pessoas que possuem outros transtornos psicológicos que podem influenciar a anorexia, como ansiedade e depressão, por exemplo. Assim, caso o psicólogo identifique a necessidade do uso de remédios, pode encaminhar a pessoa para o psiquiatra, que deve prescrever os remédios necessários para favorecer o tratamento da anorexia e promover o bem-estar da pessoa.

É importante que o uso dos remédios seja feito de acordo com a recomendação do psiquiatra, além de ser importante que sejam feitas consultas regulares para que seja verificado se os remédios estão tendo o efeito desejado ou se é necessário fazer ajuste na dose.

Como deve ser o tratamento para anorexia

Quanto tempo demora o tratamento 

O tempo de tratamento contra anorexia nervosa é muito individual, porque depende de muitos fatores, como estado geral de saúde da pessoa, saúde mental e compromisso em seguir as orientações do nutricionista, além de tomar os remédios adequadamente e de participar ativamente das sessões de psicoterapia.

É normal haver algumas recaídas, e a pessoa pensar em abandonar o tratamento porque acha que está engordando demais, e que não será aceite socialmente, por isso toda família e amigos precisam de apoiar a pessoa durante o tratamento. 

Sinais de melhora e piora

Não passar mais de 3 horas e meia sem comer, ter cabelos, unhas e pele mais hidratas e fortes, chegar ao peso saudável e fazer as refeições em família são sinais de que o tratamento para a anorexia está sendo eficaz, no entanto é importante que o acompanhamento psicológico seja mantido para evitar recaídas.

Por outro lado, quando o tratamento não é seguido de acordo com as orientações, a pessoa pode apresentar alguns sinais de piora, como ficar longos períodos sem comer, não fazer as refeições em família, faltar à terapia, continuar a perder peso ou até ter falta de energia para as atividades diárias como tomar banho.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem