Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Entenda o que é Bulimia Nervosa

A bulimia nervosa é um transtorno alimentar em que o paciente ingere de forma descontrolada uma grande quantidade de alimentos, num ato de compulsão alimentar e depois fica arrependido e tenta compensar esse exagero provocando o próprio vômito, por exemplo.

Para compensar a ingestão exagerada de alimentos o bulímico provoca geralmente o próprio vômito mas também utiliza outras estratégias como:

  • Ficar longos períodos sem comer nada.
  • Tomar laxantes de forma exagerada, para provocar diarreia e eliminar os alimentos.
  • Praticar exercícios físicos de forma exagerada, para "queimar" todas as calorias que ingeriu.

Estas estratégias compensatórias podem ser utilizadas em simultâneo pelo paciente, fazendo com que possa desmaiar facilmente.

Consequências da bulimia

As consequências da bulimia podem ser:

  • Desgaste dos dentes;
  • Inflamação crônica da garganta;
  • Calos no dorso das mãos;
  • Desidratação;
  • Desnutrição.

Estas complicações podem surgir em poucos meses e se devem ao ato de forçar o vômito de forma frequente e pela má alimentação, que não oferece ao corpo todos os nutrientes necessário para funcionar corretamente. Veja outras complicações e como tratar cada uma aqui.

Sintomas de bulimia

Os sintomas de bulimia podem ser físicos como o desgaste dos dentes ou alterações no comportamento como ir frequentemente ao banheiro durante e após as refeições. Para saber mais sobre os sintomas de bulimia veja: Sintomas de bulimia.

Tratamento para bulimia

O tratamento para a bulimia é feito principalmente com terapia comportamental, de grupo e reeducação alimentar.

Pode ser necessária a ingestão de suplementos de vitaminas e minerais assim como de alguns remédios antidepressivos ou para ajudar a evitar os vômitos. Em casos graves pode mesmo ser necessário o internamento hospitalar ou em clínicas especializadas no tratamento de transtornos alimentares.

O tratamento para bulimia é demorado, pois o paciente necessita de aprender a ter uma relação saudável com os alimentos e a se alimentar corretamente, evitando o ganho de peso e o comportamento compensatório que vem depois das crises. Veja mais sobre o tratamento em: Tratamento para bulimia.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...