Anorexia tem cura?

“Tenho um sobrinho de 15 anos que tem 1,75m e pesa 50kg. Ele não come quase nada e estou preocupada se pode ser anorexia. Anorexia tem cura?”

Jonathan Panoeiro

Neuropediatra

CRM-RJ 52-110154-4

Jonathan Panoeiro
Não tem agenda disponível
Buscar Psiquiatra perto de você

A anorexia tem cura. Embora o tempo de recuperação varie bastante, na maioria dos casos é esperada uma recuperação completa em até 5 anos quando o tratamento é feito de acordo com a orientação do psiquiatra.

O tratamento da anorexia nervosa normalmente envolve uma alimentação orientada por um nutricionista e sessões de psicoterapia. No entanto, caso o médico identifique alguma situação que possa colocar a vida da pessoa em risco, o tratamento pode necessitar ser feito no hospital.

Sem tratamento adequado, a anorexia pode causar perda da massa muscular, parada no crescimento, prisão de ventre, osteoporose, desnutrição e problemas hormonais ou cardíacos, por exemplo.

Caso você suspeite que seu sobrinho possa ter anorexia nervosa, o ideal é consultar um psiquiatra para uma avaliação detalhada e verificar se realmente existe algum problema de saúde que necessite de tratamento.

56% dos leitores acham este conteúdo útil (9 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Psiquiatra perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Depressão tem cura?

A depressão tem cura em alguns casos e a recuperação tende a se iniciar entre 3 meses a 1 anos após o início do quadro. Entenda melhor se a depressão tem cura, o que pode ser feito e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Ibuprofeno tem dipirona?

Medicamentos com ibuprofeno não têm dipirona, mas pessoas com alergia a uma substância têm risco de ser alérgicas à outra. Entenda melhor a diferença entre ibuprofeno e dipirona e qual o risco de alergia das duas substância.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Qual o tempo de cura da gonorreia?

Veja em quanto tempo se pode atingir a cura da gonorreia com o tratamento adequado. Entenda também como verificar a cura, como deve ser o tratamento e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Tem como aumentar a circulação peniana?

Ter um estilo de vida saudável é a melhor forma natural de favorecer a circulação peniana, mas existem outros fatores que podem ajudar. Veja tudo o que pode fazer para melhorar a circulação no pênis e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Qual é a temperatura normal do corpo humano?

A temperatura normal do corpo varia entre 36,1ºC e 37,2ºC, com oscilações ao longo do dia que normalmente não ultrapassam os 0,6ºC. Entenda melhor qual o intervalo de temperatura considerado normal para o corpo humano, quando pode ser febre, e o que fazer.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Quantos gramas de proteína tem um ovo de galinha?

Um ovo de galinha pode conter em torno de 6,5 gramas de proteína. Veja o que pode influenciar a quantidade de proteína do ovo e como ter uma alimentação mais rica em proteínas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo 11 dicas naturais para curar aftas mais rápido

11 dicas naturais para curar aftas mais rápido

Chá preto, uma compressa de camomila, mel orgânico ou extrato de própolis são boas opções para curar aftas mais depressa. No entanto, existem mais dicas naturais para aliviar a dor e acelerar a cicatrização das aftas. Confira o que é bom para afta e como fazer corretamente.

Imagem ilustrativa do artigo 6 dicas para curar uma virose mais rápido

6 dicas para curar uma virose mais rápido

Para curar uma virose rápido é necessário repousar, beber 2L de água por dia e fazer uma alimentação leve, ajudando o corpo a se recuperar e favorecendo a eliminação do vírus. Veja mais dicas para curar a virose mais rápido.

Imagem ilustrativa do artigo 15 melhores sucos para curar a anemia

15 melhores sucos para curar a anemia

Os sucos de frutas cítricas e vegetais folhosos de cor verde escura são excelentes para curar a anemia ferropriva. Confira 15 opções de sucos diferentes que podem usar durante o tratamento da anemia para aliviar os sintomas e recuperar mais rápido.

Imagem ilustrativa do artigo Como curar a gonorreia

Como curar a gonorreia

A gonorreia é uma infecção sexualmente transmissível que tem cura quando o tratamento com antibióticos é realizado de acordo com a recomendação do médico. Veja como alcançar a cura da gonorreia.

Imagem ilustrativa do artigo Como curar a ressaca rápido: 8 dicas simples

Como curar a ressaca rápido: 8 dicas simples

Para curar a ressaca, algumas dicas simples incluem fazer uma alimentação saudável, beber bastante água e beber chás com mel. Confira 8 dicas simples para curar a ressaca mais rápido em casa.

Imagem ilustrativa do artigo 15 alimentos para curar a anemia

15 alimentos para curar a anemia

Os alimentos que curam a anemia são principalmente os ricos em ferro, como fígado, carne e feijão. Mas também é aconselhado consumi-los junto com alimentos ricos em vitamina C, como laranja e goiaba, para melhorar a absorção do ferro pelo organismo. Veja quais são os melhores alimentos para combater a anemia.

Imagem ilustrativa do artigo Alimentos para curar pneumonia: o que comer e cardápio

Alimentos para curar pneumonia: o que comer e cardápio

Alimentos como sardinha, abacate, acerola e laranja são ricos em vitaminas, ômega 3 e compostos antioxidantes que diminuem a inflamação e fortalecem o sistema imunológico, ajudando a curar a pneumonia. Veja o que comer para curar a pneumonia com cardápio.

Imagem ilustrativa do artigo 7 dicas infalíveis para curar a prisão de ventre

7 dicas infalíveis para curar a prisão de ventre

Algumas atitudes para curar a prisão de ventre incluem comer mais alimentos ricos em fibras, beber muitos líquidos, consumir mais alimentos ricos em gorduras boas. Confira tudo o que pode fazer para curar de vez a prisão de ventre.