12 alimentos que causam enxaqueca

Atualizado em junho 2023

Alguns alimentos, como chocolate, embutidos e bebidas alcoólicas podem causar enxaqueca. Além disso, as crises de enxaqueca também podem ser causadas por fatores, como estresse, não dormir bem, beber pouca água e/ou não praticar atividades físicas.

Os tipos de alimentos que causam enxaqueca variam de uma pessoa para outra e, por isso, pode ser difícil identificá-los. Assim, é importante fazer um diário alimentar para anotar o que se come ao longo do dia e quando surgiu a enxaqueca, para tentar achar uma relação.

Por isso, é aconselhado consultar um nutricionista ou médico para fazer uma avaliação clínica mais detalhada e identificar fatores que podem estar contribuindo para a enxaqueca e quais alimentos podem estar desencadeando as crises.

Imagem ilustrativa número 2

Principais alimentos

Os principais alimentos que podem causar enxaqueca são:

1. Bebidas com cafeína

O café, o chá verde, o chá preto, o chá mate, as bebidas energéticas e os refrigerantes contêm cafeína, um composto que pode desencadear crises de enxaqueca em algumas pessoas. Já em outras pessoas, a ingestão de quantidades moderadas de cafeína pode aliviar a enxaqueca, porque a cafeína tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.

Algumas pessoas que deixam de consumir bebidas com cafeína, observam melhoras das crises de enxaqueca. Já outras pessoas que deixam de consumir essas bebidas, têm piora da enxaqueca. Isso acontece, pois consumir frequentemente a cafeína e interromper de repente, causa abstinência, provocando a dor de cabeça.

Por isso, é importante verificar se o consumo moderado de até 400mg de cafeína, o que equivale a 600 ml de café coado, por dia é bem tolerado ou se esses tipos de bebidas devem ser excluídas totalmente da dieta.

2. Carnes processadas

As carnes processadas, como o presunto, salame, calabresa, bacon, salsicha, linguiça, peito de peru ou de frango, podem causar enxaqueca.

Esses tipos de produtos contêm nitritos e nitratos, que são substâncias usadas para preservar e melhorar a cor e o sabor dos alimentos, e que são associados com a dor de cabeça, pois aumentam a dilatação dos vasos sanguíneos, desencadeando as crises de enxaqueca até 2 horas após a sua ingestão.

3. Chocolate

O chocolate é conhecido como um dos principais alimentos que causam enxaqueca por conter cafeína. Existem algumas teorias que tentam explicar o motivo pelo qual o chocolate causa dor de cabeça e uma delas é a de que ele aumenta os níveis de serotonina no sangue, um neurotransmissor que está relacionado com as crises de enxaqueca.

No entanto, os estudos ainda não conseguiram comprovar que o chocolate realmente seja o fator desencadeante da enxaqueca. Assim, é recomendado observar se a ingestão desse alimento está relacionada com as crises de enxaqueca ou não.

4. Frutas cítricas

As frutas cítricas como a laranja, limão, abacaxi e kiwi podem desencadear crises de enxaqueca. Isso porque essas frutas contêm octopamina, um composto com ação vasodilatadora que pode favorecer a enxaqueca em algumas pessoas.

Por isso, é importante observar quais frutas causam a enxaqueca. Além disso, é aconselhado também ter o acompanhamento de um nutricionista, para evitar a exclusão da dieta de frutas que não causam enxaqueca e que contêm nutrientes essenciais para o organismo.

5. Glutamato monossódico

Concentrações superiores a 2,5 g de glutamato monossódico nos alimentos estão associadas às crises de enxaqueca e dores de cabeça.

O glutamato monossódico é um aditivo usado na indústria alimentícia para realçar o sabor dos alimentos como molho de soja, carne processada e salgadinhos de pacote, por exemplo. Conheça mais sobre o glutamato monossódico.

Esse aditivo pode ter vários nomes, como ácido glutâmico, glutamato monopotássico ou glutamato monossódico. Por isso, é importante ler o rótulo nutricional dos produtos para identificar se o alimento contém ou não esse aditivo. Veja como ler o rótulo dos alimentos.

6. Bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas também podem causar crises de enxaqueca, principalmente o vinho tinto, vinho branco, champagne e cerveja, o que parece acontecer devido às suas propriedades vasoativas e neuroinflamatórias.

A dor de cabeça causada pelo consumo dessas bebidas geralmente aparece 30 minutos a 3 horas após o consumo e pequenas quantidades de bebidas alcoólicas podem ser suficientes para causar a dor de cabeça.

7. Leveduras

As leveduras são fungos que contêm tiramina, um composto derivado do aminoácido tirosina, que provoca a dilatação das artérias, favorecendo o surgimento da enxaqueca.

As leveduras são usadas na fabricação de fermentos, sendo encontradas principalmente em pães, bolos e bebidas, como o vinho e a cerveja. Além disso, as leveduras também podem ser usadas na forma de suplementos, como levedura de cerveja.

8. Sementes e oleaginosas

As sementes e oleaginosas, como amendoim, nozes, avelã, amêndoa, sementes de abóbora e de gergelim, contêm alto teor de tiramina, um composto que pode provocar a enxaqueca.

9. Laticínios

Os laticínios, como queijos, leite e iogurte, contêm tiramina, um composto que pode favorecer o surgimento da enxaqueca. A tiramina é encontrada em grandes quantidades em queijos curados e envelhecidos, como queijo azul, brie, cheddar, roquefort, gorgonzola, emmental, parmesão e suíço.

10. Alimentos com glúten

Oa alimentos com glúten, como trigo, centeio, cevada ou malte, e as preparações feitas com estes ingredientes, como pães, massas ou pizzas, podem causar enxaqueca em pessoas que possuem síndrome do intestino irritável, intolerância ao glúten ou doença celíaca, que é a alergia à proteína do trigo. Confira outros alimentos que contêm glúten.

11. Alimentos em conserva

Os alimentos em conserva contêm histamina, tiramina e/ou glutamato monossódico, que são compostos que aumentam a dilatação da artéria cerebral, causando as crises de enxaqueca.

Alguns exemplos de alimentos em conserva que podem causar enxaqueca são: picles, milho, tomate seco, salsinha, azeitona, chucrute, sardinha e atum em lata.

12. Adoçantes artificiais

Os adoçantes artificiais, como aspartame e sucralose, podem ativar receptores de glutamato monossódico no cérebro, aumentando a sensibilidade e causando crises de enxaqueca.

Alimentos que melhoram a enxaqueca

Os alimentos que melhoram a enxaqueca têm ação relaxante e anti-inflamatória, como:

  1. Peixes gordos e frescos, como salmão, atum e sardinha, pois são ricos em ômega 3, um tipo de gordura saudável com propriedades anti-inflamatórias;
  2. Banana, aveia e abacate, pois são ricos em triptofano, um aminoácido que promove o relaxamento dos vasos sanguíneos e o bem-estar;
  3. Chá de gengibre, pois tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que ajudam a aliviar a dor;
  4. Suco de couve com água de coco, porque é rico em antioxidantes que combatem inflamações;
  5. Chá de ervas, como lavanda, erva-doce ou erva-cidreira, pois são relaxantes, analgésicos e ajudam a promover o bem-estar.

Além disso, incluir na dieta alimentos ricos em magnésio, como arroz integral e aveia, também ajuda a aliviar a enxaqueca. Isso porque esse mineral previne a contração dos vasos sanguíneos e diminui substâncias que transmitem a dor, como a Substância P e o glutamato. Veja como fazer uma dieta para enxaqueca.

Assista o vídeo seguinte e veja outras dicas para prevenir a enxaqueca:

youtube image - Alimentos que causam ENXAQUECA