Os remédios caseiros são uma ótima forma de complementar o tratamento médico da enxaqueca, ajudando a aliviar a dor mais rápido, além de ajudarem a controlar o aparecimento de novas crises.
A enxaqueca é uma dor de cabeça difícil de controlar, que afeta principalmente mulheres, especialmente nos dias antes da menstruação. Além dos chás e das plantas medicinais, outras opções naturais, como controlar o tipo de alimentos que se ingere, assim como fazer acupuntura ou praticar meditação, também são recomendadas.
Veja uma lista dos principais remédios que o médico pode indicar para tratar a enxaqueca.
1. Chá de tanaceto

O tanaceto, conhecido cientificamente como Tanacetum parthenium, é uma planta medicinal que tem forte efeito sobre a enxaqueca, ajudando a aliviar a dor, mas também prevenindo o aparecimento de novas crises.
Este chá pode ser usado durante a crise de enxaqueca, mas também pode ser bebido regularmente para prevenir o aparacimento de novas crises.
Ingredientes
- 15 g das folhas do tanaceto;
- 500 m de água fervente.
Modo de preparo
Juntar as folhas de tanaceto com a água fervente e deixar repousar entre 5 e 10 minutos. Depois coar, deixar amornar e beber até 3 vezes por dia.
Esta planta não deve ser usada durante a gravidez ou por pessoas que estão utilizando anticoagulantes, já que aumenta o risco de sangramento.
Outra forma de usar o tanaceto consiste em tomar as cápsulas, pois é mais fácil controlar a quantidade de substâncias ativas. Nesse caso deve-se tomar até 125 mg por dia ou de acordo com as orientações do fabricante ou fitoterapeuta.
2. Chá de gengibre

O gengibre é uma raiz com potente ação anti-inflamatória que parece ser capaz de aliviar a dor provocada pela enxaqueca. Além disso, o gengibre também atua nas náuseas, que é outro dos sintomas que pode surgir durante uma crise de enxaqueca.
De acordo com um estudo feito em 2013 [1], o gengibre em pó parece ser capaz de diminuir a intensidade da crise de enxaqueca em até 2 horas, sendo seu efeito comparado ao do sumatriptano, um remédio indicado para o tratamento da enxaqueca.
Ingredientes
- 1 colher (de chá) de gengibre em pó;
- 250 ml de água.
Modo de preparo
Colocar os ingredientes para ferver juntos numa panela. Depois, deixar amornar, mexer bem a mistura e beber até 3 vezes por dia.
O gengibre deve ser usado com supervisão médico nos casos de grávidas ou pessoas com diabetes, pressão alta ou que usam anticoagulantes.
3. Petasites hybridus

O uso da planta medicinal Petasites hybridus tem sido associado à diminuição da frequência de enxaqueca e, por isso, sua ingestão pode ajudar a prevenir o aparecimento de novas crises, especialmente em pessoas que sofrem regularmente com enxaqueca.
Como usar
O petasites precisa ser ingerido na forma de cápsulas, numa dosagem de 50 mg, 3 vezes ao dia, por 1 mês. Depois desse mês inicial, deve-se ingerir apenas 2 cápsulas por dia.
O petasites está contraindicado durante a gravidez.
4. Chá de valeriana

O chá de valeriana pode ser usado por quem sofre de enxaqueca para melhorar a qualidade do sono, que muitas vezes está afetada nas pessoas que sofrem de crises frequentes. Por ser calmante e ansiolítica, o chá de valeriana ajuda ainda a prevenir novas crises de enxaqueca.
Ingredientes
- 1 colher (de sopa) de raiz de valeriana;
- 300 ml de água.
Modo de preparo
Colocar os ingredientes para ferver numa panela durante 10 a 15 minutos. Deixar repousar por 5 minutos, coar e beber 2 vezes por dia ou 30 minutos antes de dormir.
Junto com o chá de valeriana também se pode fazer suplementação de melatonina, já que além de ajudar a regular o sono, a melatonina também tem forte ação antioxidante e parece ajudar a prevenir o aparecimento de novas crises de enxaqueca.
O chá de valeriana não deve ser utilizado por mais de 3 meses e também deve ser evitado durante a gestação.
Como adequar a alimentação
Além do uso dos remédios indicados pelo médico e dos remédios caseiros, também é muito importante adequar a dieta. Assista o vídeo seguinte e saiba quais os alimentos que podem ajudar a prevenir a enxaqueca: