Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dieta para enxaqueca

A dieta para enxaqueca deve incluir alimentos como peixe, gengibre e maracujá, porque são alimentos com propriedades anti-inflamatórias e calmantes, que ajudam a prevenir o surgimento de dores de cabeça.

Para controlar a enxaqueca e diminuir a frequência com que ela aparece, é importante manter uma rotina regular para a alimentação, para a atividade física e para todas as atividades do dia, pois assim o organismo estabelece um bom ritmo de funcionamento.

Dieta para enxaqueca

Alimentos que devem ser consumidos

Durante as crises, os alimentos que devem ser incluídos na dieta são banana, leite, queijo, gengibre e os chás de maracujá e de erva-cidreira, pois melhoram a circulação, ajudam a reduzir a pressão na cabeça e são antioxidantes.

Para prevenir crises de enxaqueca, os alimentos que devem ser consumidos são principalmente os ricos em gorduras boas, como salmão, atum, sardinha, castanhas, amendoim, azeite extra virgem e sementes de chia e de linhaça. Essas gorduras boas contêm ômega-3 e são anti-inflamatórias, prevenindo a dor. Veja mais em alimentos que melhoram a enxaqueca.

Alimentos que devem ser evitados

Os alimentos que causam crises de enxaqueca variam de pessoa para pessoa, sendo importante observar individualmente se o consumo de alguns alimentos provocam o aparecimento da dor.

Em geral, os alimentos que costumam desencadear a enxaqueca são bebidas alcoólicas, pimenta, café, chás verde, preto e mate e laranja e frutas cítricas. Veja receitas de Remédio caseiro para enxaqueca.

Cardápio para enxaqueca

A tabele a seguir traz o exemplo de um cardápio de 3 dias para ser consumido durante as crises:

RefeiçãoDia 1Dia 2Dia 3
Café da Manhã1 banana frita com azeite + 2 fatias de queijo e 1 ovo mexido1 copo de leite + 1 fatia de pão integral com patê de atumChá de maracujá + sanduíche de queijo
Lanche da manhã1 pera + 5 castanhas de caju1 banana + 20 amendoins1 copo de suco verde
Almoço/JantarSalmão ao forno com batatas e azeiteMacarronada integral de sardinha e molho de tomatefrango ao forno com legumes + purê de abóbora
Lanche da TardeChá de cidreira + 1 fatia de pão com sementes, requeijão e queijoChá de maracujá e gengibre + bolo de banana e canelaVitamina de banana + 1 colher de sopa de pasta de amendoim

Ao longo do dia, também é importante beber bastante água e evitar bebidas alcoólicas e estimulantes, como café e guaraná, por exemplo. Uma boa dica também é anotar um diário com tudo o que se come para relacionar os alimentos ingeridos com o surgimento da crise.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar