Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

Como deve ser a alimentação para enxaqueca

A dieta para enxaqueca deve incluir alimentos como peixe, gengibre e maracujá, porque são alimentos com propriedades anti-inflamatórias e calmantes, que ajudam a prevenir o surgimento de dores de cabeça.

Para controlar a enxaqueca e diminuir a frequência com que ela aparece, é importante manter uma rotina regular para a alimentação, para a atividade física e para todas as atividades do dia, pois assim o organismo estabelece um bom ritmo de funcionamento.

Como deve ser a alimentação para enxaqueca

Alimentos que devem ser consumidos

Durante as crises, os alimentos que devem ser incluídos na dieta são banana, leite, queijo, gengibre e os chás de maracujá e de erva-cidreira, pois melhoram a circulação, ajudam a reduzir a pressão na cabeça e são antioxidantes.

Para prevenir crises de enxaqueca, os alimentos que devem ser consumidos são principalmente os ricos em gorduras boas, como salmão, atum, sardinha, castanhas, amendoim, azeite extra virgem e sementes de chia e de linhaça. Essas gorduras boas contêm ômega-3 e são anti-inflamatórias, prevenindo a dor. Veja mais em alimentos que melhoram a enxaqueca.

Alimentos que devem ser evitados

Os alimentos que causam crises de enxaqueca variam de pessoa para pessoa, sendo importante observar individualmente se o consumo de alguns alimentos provocam o aparecimento da dor.

Em geral, os alimentos que costumam desencadear a enxaqueca são bebidas alcoólicas, pimenta, café, chás verde, preto e mate e laranja e frutas cítricas. Veja receitas de Remédio caseiro para enxaqueca.

Cardápio para enxaqueca

A tabele a seguir traz o exemplo de um cardápio de 3 dias para ser consumido durante as crises:

RefeiçãoDia 1Dia 2Dia 3
Café da Manhã1 banana frita com azeite + 2 fatias de queijo e 1 ovo mexido1 copo de leite + 1 fatia de pão integral com patê de atumChá de maracujá + sanduíche de queijo
Lanche da manhã1 pera + 5 castanhas de caju1 banana + 20 amendoins1 copo de suco verde
Almoço/JantarSalmão ao forno com batatas e azeiteMacarronada integral de sardinha e molho de tomatefrango ao forno com legumes + purê de abóbora
Lanche da TardeChá de cidreira + 1 fatia de pão com sementes, requeijão e queijoChá de maracujá e gengibre + bolo de banana e canelaVitamina de banana + 1 colher de sopa de pasta de amendoim

Ao longo do dia, também é importante beber bastante água e evitar bebidas alcoólicas e estimulantes, como café e guaraná, por exemplo. Uma boa dica também é anotar um diário com tudo o que se come para relacionar os alimentos ingeridos com o surgimento da crise.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem