Alguns dos principais alimentos que contêm glúten são os pães, a torrada, os bolos, a cerveja, a pizza, a sêmola de trigo e o bulgur. O glúten também é encontrado nas farinhas de trigo, de cevada e de centeio.
O glúten é uma proteína que pode provocar inflamação no intestino de pessoas que possuem doença celíaca, sensibilidade ou intolerância ao glúten, levando ao aparecimento de sintomas como diarreia, dor e sensação de barriga inchada.
Leia também: Intolerância ao glúten: sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/intolerancia-ao-glutenAtualmente existem vários alimentos industrializados que contêm glúten, por serem à base de farinha de trigo. Por isso, é importante ler os rótulos, devendo priorizar os alimentos que contêm a indicação "sem glúten" ou "gluten free". Veja também algumas opções para substituir a farinha de trigo.
Lista de alimentos que contêm glúten
A seguir é indicada uma lista de alguns alimentos que contêm glúten:
- Pão, torrada, bolacha, biscoito, bolos, macarrão, croissant e tortilha de trigo;
- Pizza, salgadinhos, hambúrguer e cachorro quente;
- Salsicha, outros embutidos e alguns queijos;
- Cerveja e bebidas com malte;
- Gérmen de trigo, triguilho, bulgur e sêmola de trigo;
- Molhos como, ketchup, molho branco, maionese, shoyu e outros molhos industrializados;
- Levedura de cerveja;
- Temperos prontos e sopas desidratadas;
- Barras de cereais;
- Alguns suplementos nutricionais.
Alguns medicamentos, produtos para os lábios ou para a higiene oral, também podem conter glúten.
A aveia é um alimento que naturalmente não contém glúten, no entanto durante o seu plantio e processo de produção, esse cereal pode ser contaminado com trigo, cevada ou centeio, já que normalmente são processados nos mesmos locais, sendo importante consumir a aveia "livre de glúten".
Além disso, no caso das pessoas celíacas, a aveia deve ser consumida sob orientação de um nutricionista, já que apesar de não conter glúten, em alguns casos o organismo pode gerar uma reação imune contra as proteínas da aveia, piorando as crises.
Como fazer uma dieta sem glúten
A dieta sem glúten é indicada principalmente para as pessoas com doença celíaca, intolerância ou sensibilidade ao glúten. Para fazer uma dieta sem glúten, é importante substituir o trigo, a cevada ou o centeio por outros alimentos que sem glúten, como farinha de amêndoas, trigo sarraceno, cuscuz de milho ou amaranto.
Leia também: 15 alimentos sem glúten para usar na dieta tuasaude.com/alimentos-sem-glutenNo caso de produtos industrializados, é importante ler o rótulo do alimento e verificar se têm a informação de conter ou não glúten.
Além disso, alguns países determinam que os restaurantes são obrigados a dizer se a refeição contém ou não glúten, de maneira a evitar que uma pessoa com intolerância ou sensibilidade ao glúten consuma.
É importante também ter o acompanhamento do nutricionista para evitar eliminar de forma desnecessária alguns alimentos para adaptar dieta de acordo com as necessidades nutricionais de cada pessoa.
Veja também no vídeo a seguir algumas dicas para fazer uma dieta sem glúten: