8 benefícios da levedura de cerveja (e como consumir)

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
fevereiro 2023

A levedura de cerveja, ou levedo de cerveja, é um fermento natural que tem boas quantidades de vitaminas do complexo B, como ácido fólico e vitamina B3, e minerais, como potássio, magnésio e fósforo, que ajudam auxiliam no aumento da massa e fortalecem o sistema imunológico.

Além disso, a levedura de cerveja também é considerada um probiótico, que são bactérias benéficas do intestino, mantendo a saúde da flora intestinal, ajudando a tratar situações como prisão de ventre, diarreia e síndrome do intestino irritável. Entenda melhor o que são e como consumir os probióticos no dia a dia.

A levedura de cerveja é um suplemento nutricional proveniente do fungo inativado, conhecido como Saccharomyces cerevisiae, sendo comercializada em farmácias e lojas de produtos naturais, na forma de cápsulas ou em pó.

Imagem ilustrativa número 3

Para que serve a levedura de cerveja

As principais indicações da levedura de cerveja para a saúde são: 

1. Manter a saúde do intestino

A levedura de cerveja possui boas quantidades de beta-glucana, uma fibra que ajuda a melhorar a formação do bolo fecal, favorecendo a eliminação das fezes.

Por ser considerada probiótico, a levedura de cerveja também mantém a saúde da flora intestinal, melhorando a digestão, além de ajudar a tratar algumas alterações intestinais, como prisão de ventre, diarreia, síndrome do intestino irritável, colite e intolerância à lactose, por exemplo.

2. Ajudar a prevenir a diabetes

Esse tipo de levedura é rica em cromo, um mineral que melhora a sensibilidade das células à insulina, um hormônio responsável por regular os níveis de açúcar no sangue. Veja outros alimentos fontes de cromo que ajudam a prevenir a diabetes.

Além disso, a levedura de cerveja tem boas quantidades de fibra, ajudando a diminuir a velocidade de absorção de açúcar e equilibrando os níveis de insulina no sangue. No entanto, pessoas com diabetes devem consultar um médico antes de iniciar o uso da levedura de cerveja.

3. Fortalecer o sistema imunológico

Por causa da presença de vitaminas do complexo B e de minerais, a levedura de cerveja também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, prevenindo o surgimento de diversas doenças, como gripe, alergia, doença de Crohn e psoríase.

4. Ajudar a diminuir o colesterol

A beta glucana presente na levedura de cerveja ajuda a diminuir a absorção de colesterol a nível intestinal, ajudando a regular os níveis de colesterol “ruim” no sangue.

5. Ajudar no ganho de massa muscular

Devido à alta quantidade de carboidratos e proteínas, a levedura de cerveja aumenta a disposição física e melhora a produção de músculo, ajudando no ganho de massa muscular.

Além disso, a levedura também contém boas quantidades de magnésio, potássio e cálcio, minerais que participam da contração e da formação de tecido muscular.

6. Auxiliar na perda de peso

Por conter ótimas quantidades de fibras e proteínas, a levedura de cerveja aumenta a sensação de saciedade, diminuindo a vontade de comer ao longo do dia e promovendo a perda de peso.

Além disso, a levedura de cerveja contém baixo teor de gorduras, sendo uma ótima opção de suplemento para auxiliar no processo de emagrecimento.

7. Melhorar a saúde da pele

A levedura de cerveja possui vitaminas do complexo B, além de minerais, como o cromo, selênio e zinco, que auxiliam no tratamento da acne, eczema e psoríase. Além disso, os minerais presentes na levedura também ajudam na produção de colágeno, mantendo a elasticidade e firmeza da pele.

8. Combater o cansaço

Por conter ótimas quantidades de carboidratos e proteínas, o levedo de cerveja pode ajudar no combate ao cansaço físico e mental. Conheça outros alimentos que também ajudam a combater o cansaço.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz as informações nutricionais referentes a 100g, o equivalente a 6 colheres e 1/2 de levedura de cerveja em pó:

Componentes

Quantidade em 100 g

Energia

325 calorias

Proteínas

40,4 g

Gorduras

7,6 g

Carboidratos

41,2 g

Fibras

26,9 g

Vitamina B1

11 mg

Vitamina B2

4 mg

Vitamina B3

40,2 mg

Vitamina B513,5 mg
Vitamina B61,5 mg

Vitamina B9 (folato)

2340 mcg

Cálcio

30 mg

Fósforo

637 mg

Potássio

955 mg

Magnésio

54 mg

Zinco

7,9 mg

Selênio

7,9 mcg

É importante lembrar que, para se obter todos os benefícios da levedura de cerveja, é fundamental manter uma dieta equilibrada associada também à prática regular de exercícios físicos.

Como consumir

A levedura de cerveja em pó pode ser consumida, adicionando-se de 1 a 2 colheres de sopa por dia em bolos, pães, sopas, molhos, iogurte, leite, sucos e água, por exemplo.

A levedura de cerveja também pode ser encontrada na forma de cápsulas ou pastilhas. A dose recomendada é de até 6 cápsulas por dia, junto com as refeições principais. No entanto, a quantidade recomendada do suplemento varia de acordo com os objetivos individuais, devendo, por isso, ser usado sob orientação de um médico ou nutricionista.

Efeitos secundários

O consumo excessivo da levedura de cerveja pode causar mal estar no estômago, excesso de gases, distensão abdominal e dor de cabeça.

Quando não é indicada

A levedura de cerveja não deve ser consumida por mulheres grávidas ou que estejam amamentando, sem orientação de um médico. No caso das crianças, não existem evidências científicas suficientes que indiquem se há ou não benefícios e, por isso, é recomendado que o pediatra seja consultado.

Pessoas com diabetes devem consultar um médico antes de iniciar o uso desse suplemento, porque a levedura de cerveja pode diminuir muito os níveis de açúcar no sangue, podendo causar hipoglicemia.

Pessoas com intolerância ao glúten também não devem consumir a levedura de cerveja, já que é um subproduto da fabricação da cerveja, podendo conter vestígios de glúten devido à cevada utilizada em sua produção.

Além disso, pessoas com alergia a fermentos, que usam medicamentos para depressão, que possuem doença de Crohn e com o sistema imunológico comprometido,  devem consultar um médico antes de consumir a levedura de cerveja.

Esta informação foi útil?

Escrito e atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em fevereiro de 2023. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em fevereiro de 2023.

Bibliografia

  • KRÓL, Ewelina et al. Effects of chromium brewer's yeast supplementation on body mass, blood carbohydrates, and lipids and minerals in type 2 diabetic patients. Biological Trace Element Research. Vol.143. 2.ed; 726-737, 2011
  • S. Salamati, C; Martins; B. Kulseng. Baker’s yeast (Saccharomyces cerevisiae) antigen in obese and normal weight subjects. Clinical Obesity. 5.ed; 42-47, 2014
Mostrar bibliografia completa
  • HOSSEINZADEH, Payam et al. Brewer's Yeast Improves Glycemic Indices in Type 2 Diabetes Mellitus. International Journal of Preventive Medicine. Vol.4. 10.ed; 1131–1138, 2013
  • MOUNT SINAI. Brewer's yeast. Disponível em: <https://www.mountsinai.org/health-library/supplement/brewers-yeast>. Acesso em 07 jan 2022
  • SEN, Swastik; MANSELL, J, Thomas. Yeasts as probiotics: Mechanisms, outcomes, and future potential. Fungal Genetics and Biology. Vol.137. 1-8, 2020
  • UNITED STATES DEPARTMENT OF AGRICULTURE AGRICULTURAL RESEARCH SERVICE . USDA Food Composition Databases. Disponível em: <https://ndb.nal.usda.gov/ndb/foods/show/09050?fgcd=&manu=&format=&count=&max=25&offset=&sort=default&order=asc&qlookup=blueberry&ds=&qt=&qp=&qa=&qn=&q=&ing=>. Acesso em 07 jan 2022
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • 5 alimentos poderosos para reduzir a ANSIEDADE

    12:04 | 26384 visualizações
  • O PÃO MAIS SAUDÁVEL DO MUNDO

    14:08 | 335528 visualizações
  • PROBIÓTICOS para um INTESTINO SAUDÁVEL

    06:14 | 170037 visualizações