Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

7 benefícios da levedura de cerveja e como consumir

A levedura de cerveja, também conhecida como levedo de cerveja, é rica em proteínas, vitaminas do complexo B e minerais, como o cromo, selênio, potássio, ferro, zinco e magnésio, e, por isso, ajuda a regular o metabolismo do açúcar e a diminuir o colesterol, além de também ser considerada um excelente probiótico, pois ajuda a melhorar a digestão.

A levedura de cerveja é uma levedura proveniente do fungo Saccharomyces cerevisiae que além de poder ser utilizada como suplemento nutricional, é também utilizada no preparo de pães e cerveja.

7 benefícios da levedura de cerveja e como consumir

1. Melhora do funcionamento do intestino

A levedura de cerveja possui fibras e, por isso, é considerada probiótico, pois melhora o processo digestivo, além de ajudar a tratar algumas alterações intestinais, como diarreia, síndrome do intestino irritável, colite e intolerância à lactose, por exemplo.

2. Regula os níveis de açúcar

Esse tipo de levedura é rica em cromo, que é um minerais que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Além disso, é rica em fibra, o que também ajuda a controlar os níveis de insulina no sangue. No entanto, as pessoas com diabetes precisam consultar o médico antes de começar a consumir a levedura de cerveja.

3. Fortalecimento do sistema imune

Por causa da presença de vitaminas do complexo B e de minerais, a levedura de cerveja também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, prevenindo o aparecimento de diversas doenças. Além disso, combate o estresse, a fadiga, ajuda a melhorar a memória, a desintoxicar o organismo e a proteger os nervos.

4. Ajuda a diminuir o colesterol

A fibra presente na levedura de cerveja ajuda a diminuir a absorção de colesterol a nível intestinal. Além disso, a presença de cromo em sua composição ajuda a aumentar os níveis de colesterol bom, o HDL, no sangue.

5. Aumento da massa muscular

Devido à quantidade de proteína, vitaminas e minerais, a levedura de cerveja também ajuda a aumentar a massa muscular. As proteínas são muito importantes no pós-treino para evitar lesões musculares e para favorecer a recuperação do músculo. Por isso, essa levedura pode ser utilizada na preparação de vitaminas proteicas pós-treino.

6. Promove a perda de peso

A levedura de cerveja ajuda a regular o apetite, já que aumenta a sensação de saciedade. Isso acontece devido à grande quantidade de fibras e de proteínas que contém. Uma boa maneira de beneficiar-se do seu consumo é ingerir meia hora antes da refeição.

7. Melhora a pele

A levedura de cerveja possui grande quantidade de vitaminas do complexo B, o que ajuda a melhorar a acne, eczema e psoríase. Além disso, o consumo das vitaminas desse complexo também ajudam a manter as unhas e cabelos saudáveis.

7 benefícios da levedura de cerveja e como consumir

Como consumir a levedura de cerveja

Para ter todos os benefícios da levedura de cerveja em pó, basta consumir 1 a 2 colheres de sopa por dia. A levedura em pó pode ser encontrada em supermercados e pode ser consumida sozinha ou junto com sopas, macarrão, iogurte, leite, sucos e água, por exemplo.

A levedura de cerveja também pode ser encontrada nas farmácias e em lojas de produtos naturais em forma de cápsulas ou pastilhas. A dose recomendada é de 3 cápsulas, 3 vezes ao dia, junto com as refeições principais, no entanto as indicações podem variar de acordo com a marca e recomendação do médico ou do nutricionista.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz as informações nutricionais referentes a 100 g de levedura de cerveja:

ComponentesQuantidade em 100 g
Energia345 calorias
Proteínas46,10 g
Gorduras1,6 g
Carboidratos36,6 g
Vitamina B114500 mcg
Vitamina B24612 mcg
Vitamina B357000 mg
Cálcio87 mg
Fósforo2943 mg
Cromo633 mcg
Ferro3,6 mg
Magnésio107 mg
Zinco5,0 mg
Selênio210 mcg
Cobre3,3 mg

É importante mencionar que para obter todos os benefícios mencionados anteriormente, a levedura de cerveja seja incluída em uma alimentação equilibrada e saudável.

Efeitos secundários

O consumo da levedura de cerveja é considerado seguro, no entanto, quando consumido em excesso poderia causar mal estar no estômago, excesso de gases intestinais, distensão abdominal e dor de cabeça.

Quem não deve consumir

A levedura de cerveja não deve ser consumida por mulheres grávidas ou que estejam em período de amamentação sem que tenha sido recomendado pelo médico. No caso das crianças, não existem evidência científica suficiente que indiquem que tenha benefícios ou não e, por isso, é importante consultar o pediatra.

No caso das pessoas com diabetes, é importante que o médico seja consultado, já que como a pessoa normalmente faz uso de medicamentos para controlar os níveis de açúcar, o consumo de levedura de cerveja podem fazer com que os níveis de açúcar no sangue baixem muito.

Além disso, está contraindicado para pessoas que possuem doença de Crohn, que possuem o sistema imunológico comprometido, que tenham infecções fúngicas frequentes ou que possuam alergia a esse alimento, sendo recomendado consultar o médico antes de ingerir a levedura de cerveja.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem