17 alimentos calóricos (que podem atrapalhar a dieta)

Atualizado em fevereiro 2024

Alguns alimentos calóricos, como iogurte natural, pasta de amendoim, coco, tâmara seca e abacate, aumentam a quantidade de calorias das refeições, podendo atrapalhar a dieta.

Embora sejam saudáveis, esses alimentos têm alto teor de carboidratos e/ou gorduras, o aumenta a quantidade total de calorias da dieta, favorecendo o acúmulo de gordura corporal e podendo engordar. Saiba quantas calorias deve-se ingerir por dia.

É importante lembrar que esses alimentos podem atrapalhar a dieta principalmente quando são consumidos regularmente e em quantidades excessivas, e quando são associados a práticas insuficientes de atividades físicas ou sedentarismo.

Imagem ilustrativa número 1

Lista de alimentos mais calóricos

Os principais alimentos mais calóricos, que podem atrapalhar a dieta são:

1. Iogurte grego natural

O iogurte grego natural integral é um alimento rico em calorias por possuir boas quantidades de gorduras, podendo atrapalhar a dieta.

Isso acontece principalmente quando o iogurte grego é consumido numa dieta hipercalórica, associada ao sedentarismo.

Calorias: Cada 200 g de iogurte grego natural possui em média 212 calorias.

Para saber como usar os alimentos calóricos numa dieta saudável, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

2. Tâmara seca

A tâmara seca é um alimento calórico, porque na desidratação é extraída toda a água da fruta e os nutrientes, como os carboidratos, ficam mais concentrados.

Calorias: 100 g de tâmaras secas contém em média 300 calorias.

3. Pasta de amendoim

Por conter altas quantidades de carboidratos e gorduras, a pasta de amendoim é um alimento calórico que, quando consumido regularmente e em grandes quantidades, pode atrapalhar a dieta.

Calorias: Cada 2 colheres de sopa (32 g) de pasta de amendoim possui cerca de 191 calorias.

4. Salmão

Embora seja muito saudável, o salmão é um alimento calórico que pode atrapalhar a dieta por conter alto teor de gorduras na sua composição.

Leia também: Salmão: 11 benefícios e como fazer (com receitas) tuasaude.com/salmao

É importante lembrar que isso acontece principalmente quando o salmão é incluído numa dieta hipercalórica e não associada à prática regular de atividades físicas.

Calorias: 150 g de salmão contém em média 273 calorias.

5. Azeite

Por conter altas quantidades de gorduras saudáveis, como ômega 3, 6 e 9, o azeite é um alimento calórico e que, quando consumido em grandes quantidades, pode atrapalhar a dieta.

Calorias: 2 colheres de sopa de azeite possuem 138 calorias.

6. Abacate

O abacate é um alimento calórico e que pode atrapalhar a dieta, porque, embora seja saudável, essa fruta é rica em gorduras que aumentam as calorias da alimentação.

Calorias: 200 g de abacate contém em média 228 calorias.

7. Farinha de aveia

Devido ao alto teor de carboidratos, a farinha de aveia é um alimento calórico que, quando consumido em excesso, pode aumentar as calorias da alimentação, atrapalhando a dieta.

Calorias: 100 g de farinha de aveia contém cerca de 366 calorias.

8. Coco

O coco é rico em gorduras, sendo considerado, por isso, um alimento calórico e que pode atrapalhar a dieta, quando consumido regularmente e em excesso.

Calorias: Cada 100 g de coco fresco tem em média 406 calorias. Já 100 g de coco desidratado possui 660 calorias.

9. Nozes

Embora sejam saudáveis e ricas em nutrientes importantes, as nozes são alimentos calóricos por serem ricas em gorduras que podem atrapalhar a dieta.

Calorias: 30 g de nozes, o que equivale a cerca de 5 a 6 unidades, tem cerca de 185 calorias.

10. Chocolate amargo

O chocolate amargo é um alimento saudável e rico em flavonoides. No entanto, o chocolate amargo é considerado um alimento calórico por ter alto teor de gorduras, que podem atrapalhar a dieta.

Calorias: 50 g de chocolate amargo contém 272 calorias.

11. Amendoim

Por ser um alimento rico em gorduras, o amendoim é um alimento calórico que aumenta a quantidade total de calorias da dieta, podendo atrapalhar a dieta.

Calorias: Cada 50 g, o que equivale a cerca de um punhado, de amendoim possui em média 283 calorias.

12. Uva passa

A uva passa é um alimento calórico, porque contém maior concentração de carboidratos por porção de fruta, quando comparado com a uva fresca.

Calorias: 100 g de uva passa contém cerca de 294 calorias.

13. Semente de girassol

Embora seja um alimento muito saudável, a semente de girassol é rica em gorduras e, por isso, é considerada um alimento calórico e que pode atrapalhar a dieta quando consumido em grandes quantidades.

Calorias: Cada 100 g de semente de girassol possui em média 600 calorias.

15. Semente de abóbora

A semente de abóbora é um alimento calórico e que pode atrapalhar a dieta, porque tem alto teor de gorduras que aumentam as calorias da alimentação.

Calorias: 50 g de sementes de abóbora contém 283 calorias.

15. Macaúba

Apesar de ser uma fruta saudável e rica em fibras e vitaminas, a macaúba é um alimento calórico, porque também tem altas quantidades de gordura.

Calorias: Cada 100g de macaúba tem cerca de 400 calorias.

Leia também: Macaúba: 7 benefícios da fruta e como comer (com receitas) tuasaude.com/macauba

16. Castanha-do-pará

A castanha-do-pará é rica em gorduras que aumentam as calorias da alimentação, sendo, por isso, um alimento calórico e que pode atrapalhar a dieta.

Calorias: 100 g de castanha-do-pará possui em média 680 calorias.

17. Pupunha

Embora seja uma fruta rica em vitaminas, fibras e compostos bioativos, a pupunha é um alimento calórico que pode atrapalhar a dieta, por também ter boas quantidades de carboidratos e gorduras.

Calorias: 100 g de pupunha cozida tem 235 calorias.

Como usar os alimentos calóricos sem atrapalhar a dieta

Algumas dicas para consumir os alimentos calóricos sem atrapalhar a dieta são:

  • Calcular a quantidade de calorias da dieta, onde os alimentos calóricos poderão ser consumidos em quantidades adequadas, de acordo as necessidades calóricas de cada pessoa, para não atrapalhar a dieta. Veja quantas calorias cada pessoa deve ingerir por dia;
  • Praticar atividades físicas regularmente, como corrida, dança, luta e musculação, porque promovem o gasto de calorias, ajudando na manutenção ou na perda de peso;
  • Evitar alimentos calóricos não saudáveis, como hambúrguer, batata frita, refeições do tipo fast food, pizza e refrigerantes, por exemplo.

É importante também calcular as calorias dos alimentos, já que isso ajuda no planejamento da dieta, que pode incluir o consumo de alimentos calóricos, mas que também são saudáveis, como salmão, azeite, abacate e coco, por exemplo. Saiba como calcular as calorias dos alimentos.

As quantidades dos alimentos calóricos que podem ser consumidos sem atrapalhar a dieta variam conforme a idade, o estado de saúde e a prática de exercícios físicos de cada pessoa. Por isso, é aconselhado consultar o nutricionista, para que seja feita uma avaliação completa e seja indicada uma alimentação individualizada.