Macaúba: 7 benefícios da fruta e como comer (com receitas)

Atualizado em dezembro 2023

A macaúba, também conhecida como macaiba, bocaiúva e macajuba, é uma fruta que oferece alguns benefícios para a saúde, como ajudar no ganho de peso, combater a prisão de ventre, prevenir o envelhecimento precoce e manter a saúde dos olhos.

Os benefícios desse fruto são possíveis pois a macaúba, que é o fruto de uma palmeira de nome científico Acrocomia aculeata, é rica em calorias, fibras, vitamina A, vitamina E e betacaroteno, que são nutrientes com propriedades, laxantes, antioxidantes e anti-inflamatórias.

A macaúba tem um sabor adocicado e a sua polpa e castanha podem ser consumidas ao natural ou usadas em receitas como doces, sucos e bolos. Da polpa dessa fruta também é fabricada uma farinha, que pode ser usada no preparo de pães e mingaus. Já o óleo da castanha de macaúba é usado para produzir sabão, sabonete e combustível.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios

Os principais benefícios da macaúba para a saúde são:

1. Ajudar a engordar com saúde

Por ser uma fruta rica em gorduras insaturadas, a macaúba ajuda a engordar com saúde, pois aumenta a quantidade de calorias da dieta, fornecendo energia para as células do corpo. Confira outros alimentos que ajudam a engordar com saúde.

2. Combater a prisão de ventre

A macaúba é rica em fibras que aumentam o volume das fezes e estimulam os movimentos naturais no intestino, facilitando a evacuação e ajudando, por isso, a combater a prisão de ventre.

3. Manter a saúde dos olhos

A vitamina A, que está presente em ótimas quantidades na macaúba, mantém a saúde da visão por evitar o surgimento de xeroftalmia, que é uma doença causada pela deficiência dessa vitamina e que pode provocar secura, dificuldade de enxergar em ambientes escuros e cegueira.

Além disso, a macaúba também contém ótimas quantidades de betacarotenos, pigmentos que ajudam a combater os radicais livres e proteger a retina dos olhos, prevenindo a degeneração macular e catarata associados à idade.

4. Prevenir o envelhecimento precoce

A macaúba ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, porque essa fruta é rica em vitamina A e betacaroteno, nutrientes e pigmentos com ação antioxidante que protegem a pele contra os danos causados pelos raios ultravioletas do sol, evitando a flacidez e a formação de rugas, e prevenindo o surgimento do câncer de pele.

Além disso, a vitamina C presente na macaúba, participa na produção de colágeno, ajudando também a manter a firmeza e elasticidade da pele.

5. Evitar a diabetes

Por conter ótimas quantidades de fibras, a macaúba diminui a velocidade de absorção dos carboidratos, controlando os níveis de glicose no sangue e ajudando a evitar a resistência à insulina e a diabetes.

6. Fortalecer o sistema imunológico

A macaúba fortalece o sistema imunológico pois contém antioxidantes, como betacaroteno, vitamina A e vitamina C, que melhoram as funções das células de defesa do organismo, ajudando a combater microrganismos como vírus, bactérias e fungos.

7. Prevenir doenças cardiovasculares

A macaúba contém ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados, gorduras saudáveis com propriedades antioxidantes que impedem a oxidação das células de gordura, equilibrando os níveis de colesterol “ruim”, LDL, no sangue e prevenindo, assim, doenças cardiovasculares, como infarto e derrame.

Além disso, as gorduras saudáveis presentes na macaúba também têm ação anti-inflamatória, que melhoram a circulação e evitam a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos, prevenindo a aterosclerose.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir contém a informação nutricional de 100g de macaúba:

Componentes 100g de macaúba
Energia 404 calorias
Proteínas 2,1 g
Gorduras totais 40,7 g
Ácidos graxos monoinsaturados 25,3 g
Ácidos graxos poli-insaturados 6,5 g
Ácidos graxos saturados 7,1 g
Carboidratos 13,9 g
Fibras 13,4 g
Vitamina C 13,4 g
Vitamina A 1020 mcg
Betacaroteno 136 mcg
Vitamina E 17,92 mg

Para se obter todos os benefícios da macaúba, essa fruta deve fazer parte de uma dieta saudável e variada, associada a prática regular de exercícios físicos.

Se deseja saber como consumir a macaúba numa dieta saudável, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como consumir

A polpa e a castanha da macaúba podem ser consumidas ao natural ou usadas no preparo de receitas como doces, sucos, licor, mousses e bolos. Da polpa dessa fruta também é fabricada uma farinha, que pode ser usada no preparo de pães, bolos, biscoitos e mingaus.

Além disso, o óleo da castanha da macaúba também pode ser ingerido, para temperar saladas, por exemplo, ou ser usado na produção de sabão, sabonete e biodiesel, um tipo de combustível feito de óleos vegetais.

Receitas saudáveis com macaúba

Algumas receitas saudáveis com macaúba são suco, mingau e bolo.

1. Suco de macaúba

Ingredientes:

  • Polpa de 2 macaúbas;
  • Suco de 1 limão;
  • 1 litro de água;
  • Gelo a gosto;
  • 2 colheres (de sopa) de açúcar mascavo ou adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater por 3 minutos ou até ficar uma mistura bem homogênea. Transferir para um copo e servir em seguida.

2. Mingau de macaúba

Ingredientes:

  • 1 e ½ xícara (de chá) de leite ou bebida vegetal;
  • 2 colheres (de sopa) rasas de açúcar ou 1 colher (de sobremesa) rasa de adoçante culinário;
  • 1 xícara (de chá) de farinha de macaúba.

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes numa panela e levar ao fogo médio. Mexer bem até o mingau engrossar. Apagar o fogo, deixar amornar e servir em seguida.

3. Bolo de macaúba

Ingredientes:

  • 2 xícaras (de chá) de farinha de trigo;
  • 1 xícara (de chá) de açúcar mascavo;
  • 1 xícara (de chá) de farinha de macaúba;
  • 1 xícara (de chá) de leite ou bebida vegetal;
  • 2 colheres (de sopa) de manteiga;
  • 1 colher (de sobremesa) de fermento químico em pó;
  • 2 ovos.

Modo de preparo:

Preaquecer o forno a 180ºC. Bater o açúcar e a manteiga numa batedeira por 3 minutos ou até obter um creme bem homogêneo. Acrescentar os ovos e continuar a bater por mais 2 minutos.

Adicionar a farinha de trigo, a farinha de macaúba e o leite, e bater por mais 3 minutos. Acrescentar o fermento e misturar delicadamente com uma colher. Transferir a massa para uma forma untada e levar ao forno para assar por cerca de 30 minutos, ou até que o bolo fique dourado. Aguardar amornar e servir.