Farinha de aveia: 8 benefícios e como usar (com receitas)

Atualizado em agosto 2023

A farinha de aveia oferece muitos benefícios para a saúde, como diminuir o colesterol "ruim", ajudar a emagrecer, manter a saúde do intestino e prevenir a diabetes. Esses benefícios são possíveis porque a farinha de aveia é rica em fibras e avenantramida, um composto fenólico que tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Sendo obtida a partir da moagem da parte interna dos grãos da aveia, a farinha de aveia também melhora o humor e mantém a saúde dos ossos por conter ótimas quantidade de minerais, como magnésio, zinco e manganês.

A farinha de aveia pode ser adicionada a sucos, iogurtes, sopas ou saladas de frutas, ou ainda pode ser usada em receitas como bolo, torta, pão, panqueca, biscoito, massa de pizza e mingau.

Imagem ilustrativa número 1

Benefícios da farinha de aveia

Os principais benefícios do consumo da farinha de aveia são:

1. Controlar a pressão arterial

A farinha de aveia ajuda a controlar a pressão arterial por ter boas quantidades de avenantramida, um composto fenólico com ação antioxidante, que aumenta a produção de óxido nítrico no organismo, uma substância que promove o relaxamento dos vasos sanguíneos, facilitando a circulação de sangue.

2. Diminuir o colesterol "ruim"

Por ser rica em beta-glucana, um tipo de fibra solúvel que diminui a absorção de gordura no intestino, a farinha de aveia ajuda a diminuir os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, no sangue, prevenindo o surgimento de doenças cardiovasculares, como infarto, aterosclerose e AVC.

3. Manter a saúde do intestino

A farinha de aveia mantém a saúde do intestino, por ter boas quantidades de fibras insolúveis, um tipo de fibra que estimula os movimentos naturais do intestino, facilitando a evacuação e evitando a prisão de ventre.

Além disso, as fibras da aveia funcionam como prebióticos, que servem de alimento para as bactérias benéficas do intestino, promovendo a saúde da flora intestinal e ajudando, assim, na digestão e absorção de nutrientes.

4. Facilitar o emagrecimento

Sendo um alimento rico em fibras, a farinha de aveia aumenta o tempo de digestão dos alimentos no estômago, controlando a fome ao longo do dia e facilitando o emagrecimento.

No entanto, para ajudar a emagrecer, a farinha de aveia deve ser incluída em uma dieta saudável associada à práticas regulares de atividades físicas. Veja como fazer uma dieta saudável para emagrecer.

5. Melhorar o humor

A farinha de aveia melhor o humor por conter magnésio, um mineral importante para a produção da serotonina, o neurotransmissor que atua regulando o bem-estar, o sono e a felicidade. Confira outros alimentos que melhoram o humor.

6. Prevenir a diabetes

A farinha de aveia é rica em fibras que prolongam o tempo de absorção dos carboidratos, equilibrando os níveis de glicose no sangue e ajudando, por isso, a prevenir a resistência à insulina e a diabetes.

Além disso, a farinha de aveia também contém avenantramida, um composto bioativo com ação antioxidante que melhora a função do hormônio insulina, ajudando a controlar a glicemia em pessoas que já possuem diabetes.

7. Melhorar o desempenho físico

Por ter ótimas quantidades de magnésio, um mineral que atua na contração e relaxamento dos músculos, a farinha de aveia melhora o desempenho físico por aumentar a força e resistência muscular.

8. Manter a saúde dos ossos

A farinha de aveia mantém a saúde dos ossos, porque contém magnésio, manganês e fósforo, minerais que regulam a formação dos ossos e da cartilagem, e fortalecem os ossos, prevenindo situações como fraturas e osteoporose. Conheça outros alimentos que fortalecem os ossos.

A farinha de aveia engorda?

A ingestão de quantidades moderadas de farinha de aveia, associada a uma alimentação saudável e práticas regulares de atividades físicas, não engorda.

No entanto, quando a farinha de aveia é consumida em grandes quantidades, usada em preparações com muita gordura ou açúcar, ou ainda quando é associada à uma dieta com muitas calorias, pode engordar.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir contém a informação nutricional de 100 g, o que equivale a cerca de 10 colheres de sopa, de farinha de aveia:

Componente 10 colheres de sopa (100g) de farinha de aveia
Energia 366 calorias
Proteínas 14,5 g
Gorduras 7,3 g
Carboidratos 57 g
Fibras 5,7 g
Beta-glucanas 7 g
Potássio 410 mg
Fósforo 430 mg
Zinco 4,5 mg
Magnésio 130 mg
Manganês 4,02 mg

Para aproveitar todos os benefícios da farinha de aveia, esse cereal deve fazer parte de uma dieta saudável, associada à prática regular de atividades físicas.

Como fazer

A farinha de aveia pode ser feita em casa, usando-se a aveia em flocos. Para isso, basta colocar um pouco de aveia em flocos no liquidificador e bater até formar uma farinha. Em seguida, deve-se peneirar a farinha e colocar o conteúdo retido na peneira no liquidificador para triturar novamente. Repetir esse processo quantas vezes forem necessárias. Por fim, colocar toda a farinha triturada num recipiente bem vedado e armazenar a temperatura ambiente.

Como usar

A quantidade recomendada de farinha de aveia por dia é de 1 a 2 colheres de sopa, que pode ser adicionada a frutas, sucos e iogurtes, ou usada em receitas como bolo, torta, pão, panqueca, massa de pizza, mingau e biscoito.

No entanto, a quantidade indicada de farinha de aveia varia de acordo com as necessidades nutricionais de cada pessoa. Por isso, é aconselhado consultar um nutricionista para uma avaliação completa e indicação da quantidade de farinha de aveia de forma individualizada.

Para seguir alimentação adequada conforme as suas necessidades, marque uma consulta com um nutricionista mais próximo de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Farinha de aveia tem glúten?

Naturalmente, a farinha de aveia não contém glúten e, por isso, pode ser consumida em quase todos os tipos de dieta.

No entanto, durante o seu cultivo e processamento, a farinha de aveia pode ser "contaminada" com cereais que contêm glúten, como trigo, cevada e centeio. Assim, pessoas com doença celíaca, intolerância ou sensibilidade ao glúten, devem sempre verificar na embalagem da farinha de aveia, se o fabricante possui o certificado de isenção de glúten.

Receitas saudáveis

Algumas receitas saudáveis e saborosas com a farinha de aveia são bolo, panqueca e pão.

1. Bolo de banana com farinha de aveia

Ingredientes:

  • 4 bananas maduras;
  • 4 ovos;
  • 1/2 xícara (de chá) de azeite ou outro óleo vegetal;
  • 2 xícaras (de chá) de farinha de aveia;
  • 1/2 xícara (de chá) de uva-passa;
  • 1 colher (de sopa) de fermento químico em pó;
  • 1 colher (de chá) de canela em pó;

Modo de preparo:

Preaquecer o forno a 180ºC. Cortar as bananas em rodelas e colocar no liquidificador. Adicionar ao liquidificador também os ovos, o azeite e bater até formar uma mistura bem homogênea. Transferir essa mistura para uma tigela e acrescentar a farinha de aveia, a canela, as passas e o fermento e misturar bem com uma colher, ou espátula. Colocar a massa em uma forma untada e levar ao forno para assar por 30 a 40 minutos. Aguardar amornar e servir em seguida.

2. Panqueca com farinha de aveia

Ingredientes:

  • 1 xícara (de chá) de leite ou bebida vegetal;
  • 2 ovos;
  • 1 xícara (de chá) de farinha de aveia;
  • 1 colher (de café) de azeite;
  • 1/2 colher (de café) de sal.

Modo de preparo:

Num liquidificador, colocar todos os ingredientes e bater por 3 minutos. Colocar um pouco do azeite numa frigideira e levar ao fogo médio. Adicionar uma concha da massa para panquecas e deixar no fogo até dourar. Em seguida, virar a panqueca, com uma espátula, para dourar do outro lado. Acrescentar o recheio de preferência e servir.

3. Pão rápido de farinha de aveia

Ingredientes:

  • 2 e 1/2 xícaras (de chá) de farinha de aveia;
  • 1 xícara (de chá) de leite ou bebida vegetal;
  • 1 colher (de sopa) de sementes de linhaça;
  • 1 colher (de sopa) de sementes de chia;
  • 1 colher (de sopa) de sementes de gergelim;
  • 2 ovos;
  • 1 colher (de café) de fermento químico em pó;

Modo de preparo:

Preaquecer o forno a 180ºC. Colocar todos os ingredientes num liquidificador e bater até formar uma massa homogênea. Transferir a massa para uma forma untada ou forrada com papel manteiga, e levar ao forno para assar por cerca de 45 minutos ou até a massa ficar bem dourada. Aguardar amornar e servir.

Vídeos relacionados