Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 exercícios para idosos fazerem em casa

Estes 5 exercícios para idosos fazerem em casa têm muitos benefícios como ajudar a manter ou aumentar a massa muscular, manter a densidade óssea, melhorar o equilíbrio, coordenação e mobilidade, reduzir o risco de queda, e ajudar a manter a independência na realização das atividades de vida diária.

Porém, é sempre importante consultar um médico para uma avaliação geral, de forma a adaptar cada exercício ao histórico clínico, como presença de doenças cardiovasculares ou pulmonares. Além disso, antes e depois dos exercícios é importante alongar para aquecer todos o corpo e prevenir o aparecimento de lesões. Veja alguns exemplos de exercícios de alongamento para idosos.

Estes exercícios devem ser feitos, no mínimo, 3 vezes por semana e devem parar de ser feitos se o idoso começar sentindo dor ou desconforto durante a sua realização:

1. Agachamento

5 exercícios para idosos fazerem em casa

Com os pés ligeiramente à largura dos ombros, deve-se estender os braços para a frente e dobrar lentamente os joelhos, jogando o quadril para baixo e empurrando o bumbum para trás, como se estivesse sentando em uma cadeira imaginária, mantendo as costas sempre retas. Voltar à posição inicial e repetir 10 vezes.

Neste exercício, é muito importante que os joelhos nunca fiquem à frente dos pés e, por isso, deve-se empurrar o bumbum para trás o máximo possível. Caso não se consiga descer muito, deve-se descer até ao máximo possível e, aos poucos, ir descendo mais um pouco.

2. Bíceps com halteres

5 exercícios para idosos fazerem em casa

Sentado em uma bola ou cadeira sem braços, segurar um haltere em cada mão, com os dedos virados para a frente, e levantar os pesos lentamente em direção aos ombros, mantendo os braços e cotovelos perto do corpo, voltando lentamente à posição inicial. Repetir 10 vezes.

3. Prensa de ombros

5 exercícios para idosos fazerem em casa

Sentado em uma bola ou cadeira sem braços, segurar um haltere em cada mão e levantar os pesos até ficarem ao nível dos ombros. A seguir, empurrar lentamente os halteres para cima da cabeça até os braços ficarem esticados, mas ligeiramente dobrados, e voltar lentamente à posição inicial. Repetir 10 vezes.

4. Joelho ao peito

5 exercícios para idosos fazerem em casa

Deitado no chão, em um pequeno colchão de fitness, dobrar uma das pernas até perto do peito, segurar o joelho com as mãos e manter por 5 a 10 segundos. Depois, trocar de perna e repetir esses movimentos 10 vezes.

5. Degraus no step

5 exercícios para idosos fazerem em casa

Colocar um dos pés num step ou num degrau de escada e levantar a outra perna lentamente para cima do step ou do degrau. A seguir, abaixar lentamente a perna de volta para o chão. Repetir 10 vezes para cada perna.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem