Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 exercícios para idosos fazerem em casa

Estes 5 exercícios para idosos fazerem em casa têm muitos benefícios como ajudar a manter ou aumentar a força muscular, manter a densidade óssea, melhorar o equilíbrio, coordenação e mobilidade, reduzir o risco de queda, e ajudar a manter a independência na realização das atividades de vida diária.

É importante consultar o médico para uma avaliação geral  e, além disso, antes e depois dos exercícios é importante alongar para aquecer todos o corpo e prevenir o aparecimento de lesões. Veja alguns exemplos de exercícios de alongamento para idosos.

Exercício 1

5 exercícios para idosos fazerem em casa

Com os pés ligeiramente à largura dos ombros, estender os braços para a frente e dobrar lentamente os joelhos, jogando o quadril para baixo e empurrando o bumbum para trás, como se estivesse sentando em uma cadeira imaginária, mantendo as costas sempre eretas. Voltar à posição inicial e repetir 10 vezes.

Neste exercício, é muito importante que os joelhos nunca fiquem à frente dos pés e, por isso, deve-se empurrar o bumbum para trás o máximo possível.

Exercício 2

5 exercícios para idosos fazerem em casa

Sentado em uma bola ou cadeira sem braços, segurar um haltere em cada mão e levantar os pesos lentamente em direção aos ombros, mantendo os braços e cotovelos perto do corpo, voltando lentamente à posição inicial. Repetir 10 vezes.

Exercício 3

5 exercícios para idosos fazerem em casa

Sentado em uma bola ou cadeira sem braços, segurar um haltere em cada mão e levantar os pesos até ficarem ao nível dos ombros. A seguir, empurrar lentamente os halteres para cima da cabeça até os braços ficarem totalmente esticados e voltar lentamente à posição inicial. Repetir 10 vezes.

Exercício 4

5 exercícios para idosos fazerem em casa

Em pé, apoiado em uma cadeira, levantar lentamente uma das pernas, não ultrapassando a altura do quadril. Repetir 10 vezes para cada perna.

Exercício 5

5 exercícios para idosos fazerem em casa

Colocar um dos pés num step ou num degrau da escada e levantar a outra perna lentamente para cima do step ou do degrau. A seguir, abaixar lentamente a perna de volta para o chão. Repetir 10 vezes para cada perna.

Estes exercícios devem ser feitos, no mínimo, 3 vezes por semana e devem parar de ser feitos se o idoso começar sentindo dor ou desconforto durante a sua realização.

Leia também:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...