Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Conheça os Benefícios da Atividade Física

Os benefícios da atividade física como melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o sistema imune e ajudar a emagrecer, podem ser alcançados em cerca de 1 mês após o início da atividade física regular.

Outros benefícios da atividade física como aumento do metabolismo, diminuição do risco de doenças cardíacas, fortalecimento dos ossos podem ser alcançados quando o indivíduo faz alguma atividade física que tenha impacto como caminhadas, pular corda, correr ou dançar, por exemplo. A dança ainda melhora a coordenação dos movimentos e o equilíbrio, aumentando a boa disposição e o humor, melhorando a imagem corporal e a auto estima.

Além disso, praticar atividade física após os estudos é uma ótima estratégia para consolidar o aprendizado devido ao aumento da circulação sanguínea cerebral e aumento das catecolaminas que são essenciais para a memória. Saiba os exercícios mais indicados e outras estratégias para melhorar o aprendizado durante a atividade física. 

Veja se você está dentro do peso ideal para se exercitar:

Erro
anos
Erro
m
Erro
kg
Erro
Erro
Imagem que indica que o site está carregando

Quem está acima do peso deve praticar exercícios pelo menos 5 vezes por semana, durante 90 minutos, para poder queimar gordura. Idosos também podem fazer exercícios e os mais indicados são aqueles que estão de acordo com a funcionalidade do corpo. Em caso de dor nas articulações, deve-se dar preferência aos exercícios na água, como natação ou hidroginástica, por exemplo.

Veja como se alimentar ao praticar exercícios:

Quem pode fazer atividade física

A prática regular de atividade física é indicada para indivíduos de todas as idades. No entanto, as crianças com menos de 12 anos devem preferir praticar esportes como dança, futebol ou karatê, por exemplo, porque são exercícios que podem ser realizados 1 ou 2 vezes por semana e são mais indicados para esta faixa etária.

Os benefícios da atividade física para crianças e adolescentes incluem:

  • Combater o excesso de peso;
  • Melhorar a auto-estima;
  • Diminuir a depressão;
  • Melhorar o desempenho escolar por melhorar a aprendizagem;
  • Diminuir o estresse e o cansaço;
  • Melhorar a postura;
  • Melhorar a aparência da pele.

As crianças não devem fazer musculação, nem fazer exercícios extenuantes diariamente, mesmo que esteja acima do peso. O exercício diário deve ficar restrito as crianças atletas que devem ser acompanhadas por um profissional qualificado, durante todo o treino.

Os adultos e a idosos, devem estar atentos ao peso, porque quando estão abaixo do peso ideal não devem praticar exercícios regularmente para evitar o gasto calórico excessivo.

Como começar a praticar exercícios

Os exercícios devem ser realizados por todos, de todas as idades e de forma regular, mas antes de começar a praticar exercícios, deixando de ser sedentário, deve-se marcar uma consulta médica para verificar as articulações e o funcionamento cardíaco, porque alguns pacientes só devem fazer exercícios com auxílio do professor da academia ou fisioterapeuta.

Idealmente os exercícios devem ser realizados de 3 a 5 vezes por semana, mas pode-se começar devagar, fazendo apenas 2 dias por semana, durante 30 a 60 minutos. A partir da segunda semana, pode aumentar a frequência para 3 ou 4 dias, conforme a disponibilidade de tempo.

Além disso, a atividade física também pode ser benéfica para quem sofre de dor nas costas, ajudando a reduzir a dor, corrigir a postura e a alongar os músculos. Veja como a atividade física pode aliviar a dor nas costas em Atividade física acaba com a dor nas costas.

Quando a atividade física não é indicada

A atividade física é muito importante para a saúde, pois previne doenças e garante o bem-estar, no entanto é preciso que antes do início da prática de exercícios sejam feitos exames que avaliem a saúde do coração. Isso porque pessoas com hipertensão, têm maior risco de, durante a atividade física intensa, ter alterações nos batimentos cardíacos, favorecendo o infarto e o AVC, por exemplo.

Assim, antes de iniciar a prática de atividades físicas, é importante consultar um cardiologista para que sejam verificados qualquer problema cardíaco e aferida a pressão. As pessoas hipertensas não necessariamente necessitam de acompanhamento profissional durante os exercícios, mas precisam ter o controle da pressão e evitar atividades muito intensas até que seja recomendado pelo médico, dando preferências a atividades mais leves a moderadas.

É importante ficar atento a algumas situações durante o exercício, como dor no peito, falta de ar anormal, tontura e palpitações, por exemplo. Sendo recomendado parar a atividade e procurar a orientação de um cardiologista.

Além disso, mulheres grávidas que não possuem o controle da pressão, podem desenvolver pré-eclâmpsia, não sendo recomendada a prática de atividade física muito extensa, pois pode resultar em parto prematuro e sequelas para o recém-nascido. Dessa forma, é importante que a mulher tenha acompanhamento do obstetra e realize exercícios conforme a sua orientação. Entenda o que é pré-eclâmpsia e como identificar.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...