O que você precisa saber?

Para que serve a Injeção de Benzetacil

Bula de Para que serve a Injeção de Benzetacil

Benzetacil é um antibiótico que contém penicilina G benzatina, que geralmente é usada em forma de injeção que causa dor e desconforto porque seu conteúdo é viscoso e deve ser administrado lentamente.

A região fica dolorida durante cerca de 1 semana mas para amenizar este desconforto o médico pode receitar que a penicilina seja aplicada juntamente um anestésico chamado xilocaína e aplicar uma compressa quente na região da injeção também alivia a dor.

Pessoas que estejam sendo tratadas com Benzetacil não devem consumir bebidas alcoólicas durante o tratamento porque ele pode aumentar o efeito do álcool no organismo, prejudicando o fígado.

Para que serve a Injeção de Benzetacil

Indicações 

Benzetacil é indicado para o tratamento de infecções respiratórias, bouba, pinta, amigdalite bacteriana causada pelo estreptococos do grupo A, sífilis primária, secundária, latente ou terciária, com exceção da neurosífilis. Também é usada como forma de prevenção da febre reumática e glomerulonefrite, quando há riscos dessas doenças.

Preço 

O preço do Benzetacil varia entre R$ 7 e 14 e só pode ser comprada com receita médica.

Modo de uso 

Injeção de Benzetacil: Deve ser aplicada nas nádegas de adultos e crianças, mas em bebês com até 2 anos de idade, deve ser aplicada na face lateral da coxa. Recomenda-se sempre aplicar a injeção lentamente e de maneira contínua, para evitar o entupimento da agulha e variar sempre o local da injeção.

A injeção pode ser aplicada pelo médico, enfermeiro ou farmacêutico, mediante orientação médica. A dose de Benzetacil pode ser:

Tratamento para: Idade:
Infecções respiratórias ou na pele causadas por estreptocócicos do grupo A
  • Crianças até 27 kg: Dose única de 300.000 a 600.000 u
  • Crianças maiores: Dose única de 900.000 u
  • Adultos: Dose única de 1.200.000 u
Sífilis Latente, Primária e Secundária  Dose única de 2.400.000 u
Sífilis latente tardia e terciária Dose única de  2.400.000 u por semana durante 3 semanas
Sífilis congênita  Dose única de 50.000 U/kg 
Bouba e pinta Dose única de 1.200.000 u
Profilaxia da febre reumática Dose única de 1.200.000 u a cada 4 semanas

Benzetacil demora entre 24 e 48 horas para começar a fazer efeito.

Efeitos colaterais 

Os efeitos colaterais do Benzetacil mais comuns incluem dor de cabeça, náusea vômito, diarreia, candidíase oral e na região genital. Também podem surgir coceira, edema e queda da pressão, mas em casos raros podem surgir também eritema multiforme, confusão mental, trombose venosa, tromboflebite, hepatite medicamentosa, colite, pseudomembranosa, nefrite, insuficiência renal, anemia, distúrbios da coagulação.

Este medicamento é um antibiótico e por isso pode diminuir a eficácia da pílula anticoncepcional, sendo necessário usar outro método contraceptivo até iniciar um novo ciclo menstrual. Também não deve ser usado por pessoas que usam metotrexato ou micofenolato de mofetila.

Contraindicações 

O Benzetacil está contraindicado durante a gestação e durante a amamentação, mas pode ser usada quando os benefícios superam os riscos. Ele atravessa rapidamente a placenta e chega ao bebê mas ses efeitos sobre ele ainda não são conhecidos, também passa para o leite materno, podendo alterar seu sabor. Este medicamento deve-se usado com cuidado em pessoas com asma e em caso de alergias intensas ou frequentes porque pode ocorrer edema de laringe, que impede a respiração, sendo necessário tratamento imediato.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...