Benzetacil: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Benzetacil é um antibiótico que contém penicilina G benzatina na sua composição que age eliminando bactérias que causam infecções da garganta ou sexualmente transmissíveis como a sífilis, por exemplo, mas que também pode ser usada no tratamento profilático da febre reumática ou glomerulonefrite, por exemplo.

Esse remédio é encontrado somente em hospitais ou postos de saúde na forma de injeção, que deve ser administrada por um enfermeiro diretamente no músculo glúteo, e sob a orientação e supervisão médica, pois pode causar reações alérgicas graves, e por isso, deve-se ficar em observação sob vigilância médica por alguns minutos após receber a injeção.

Benzetacil: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Para que serve

O Benzetacil é indicado para o tratamento de doenças causadas por bactérias sensíveis à penicilina G benzatina, e incluem:

  • Infecções causadas pela bactéria Streptococcus do grupo A, desde que a infecção não tenha se espalhado para o sangue;
  • Infecções do trato respiratório superior, como amigdalite ou faringite leve a moderada, ou infecções da pele;
  • Infecções sexualmente transmissíveis causadas pelas bactérias da espécie Treponema como sífilis, bouba, sífilis endêmica ou pinta.

Esse remédio também pode ser usado na prevenção de uma doença nos rins, chamada glomerulonefrite aguda, além da doença reumática e de recorrências e/ou de complicações neurológicas tardias da febre reumática.

Como usar

O Benzetacil deve ser administrado por um enfermeiro no hospital ou posto de saúde, e aplicado na forma de injeção, diretamente no músculo glúteo em adultos, ou no músculo lateral da coxa em bebês com até 2 anos de idade e crianças. O efeito do Benzetacil demora entre 24 e 48 horas para começar a fazer efeito.

As doses recomendadas de Benzetacil varia de acordo com a infecção a ser tratada e a idade:

Tipo de infecção

Idade e dose

Infecções respiratórias ou na pele causadas por Streptococcus do grupo A

Crianças até 27 kg: dose única de 300.000 a 600.000 unidades

Crianças maiores: dose única de 900.000 unidades

Adultos: dose única de 1.200.000 unidades

Sífilis Latente, Primária e Secundária 

Dose única de 2.400.000 unidades

Sífilis latente tardia e terciária

Dose única de 2.400.000 unidades, 1 vez por semana, durante 3 semanas

Sífilis congênita 

Crianças menores de 2 anos: dose única de 50.000 unidades por kg de peso corporal 

Crianças de 2 a 12 anos: dose única, conforme recomendação médica

Bouba, bejel e pinta

Dose única de 1.200.000 unidades

Profilaxia da febre reumática e da glomerulonefrite

Dose única de 1.200.000 unidades, a cada 4 semanas

O Benzetacil pode causar dor e desconforto quando é aplicada, porque o seu conteúdo é viscoso, podendo deixar a região dolorida durante cerca de 1 semana. Para amenizar este desconforto, o médico pode receitar a aplicação do Benzetacil juntamente com o anestésico xilocaína e uso de uma compressa morna na região para aliviar a dor.

Além disso, a injeção deve ser aplicada lentamente e de maneira contínua, para reduzir a dor e evitar o entupimento da agulha, sendo recomendado sempre variar o local da injeção. 

Confira outras dicas para reduzir a dor da injeção de Benzetacil:

Possíveis efeitos colaterais 

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Benzetacil são dor de cabeça, náusea, vômito, diarreia, candidíase oral e na região genital.

Além disso, embora seja mais raro, deve-se comunicar ao médico caso a pessoa apresente sintomas como vermelhidão ou bolhas na pele, dor, inchaço ou formação de um caroço no local da aplicação, coceira, retenção de líquidos, dor de estômago, palpitações, sensação de calor repentino ou de formigamento, ansiedade, tontura, sonolência, dor muscular ou nas articulações e diminuição da pressão arterial. 

O Benzetacil pode causar alergia grave ou choque anafilático com sintomas que podem iniciar imediatamente após a injeção, como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, urticária ou sensação de queimação nos olhos. Por isso, o Benzetacil deve ser aplicado em hospitais ou postos de saúde por um profissional de saúde para que se possa prestar os primeiros socorros imediatamente.

O benzetacil corta o efeito do anticoncepcional?

O Benzetacil não corta o efeito do anticoncepcional, no entanto, esse antibiótico pode provocar um desequilíbrio da flora intestinal e causar diarréia, e neste caso, pode ocorrer uma redução do efeito do anticoncepcional, especialmente quando a diarréia ocorre nas 4 horas seguintes após tomar do anticoncepcional.

Neste caso, é recomendado utilizar um método contraceptivo adicional para prevenir gravidez, como preservativo ou diafragma, por exemplo, durante o tratamento com o Benzetacil.

Quem não deve usar 

O Benzetacil não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham alergia à penicilina G benzatina ou outras penicilinas como ampicilina, carbenicilina, ticarcilina ou piperacilina, cefalosporinas como cefuroxima, cefdinir ou cefprozil, ou fluorquinolonas como levofloxacino, por exemplo. 

Além disso, o Benzetacil deve ser usado com cautela em pessoas com asma, epilepsia, doenças renais ou cardíacas ou por pessoas que utilizam remédios como metotrexato, micofenolato de mofetila, probenecida e tetraciclinas.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • CLEMENT, M. E.; OKEKE, N. L.; HICKS, C. B. Treatment of syphilis: a systematic review. JAMA. 312. 18; 1905-17, 2014
  • DRUGS AND LACTATION DATABASE (LACTMED) [INTERNET]. BETHESDA (MD): NATIONAL LIBRARY OF MEDICINE (US). Benzathine Penicillin G. 2020. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK501138/>. Acesso em 18 Ago 2021
  • JANIER, M.; et al. 2020 European guideline on the management of syphilis. J Eur Acad Dermatol Venereol. 35. 3; 574-588, 2021
  • WALKER, G. J; et al. Antibiotic treatment for newborns with congenital syphilis. Cochrane Database Syst Rev. 2. 2; CD012071, 2019
  • DRUGS.COM. Antibiotics and Birth Control Pill Interactions: Fact or Fallacy?. 2020. Disponível em: <https://www.drugs.com/article/antibiotics-and-birth-control.html>. Acesso em 18 Ago 2021
  • ZHANEL, George G.; et al. Antibiotic and oral contraceptive drug interactions: Is there a need for concern?. Can J Infect Dis. 10. 6; 429–433, 1999
  • BVS ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE. A benzilpenicilina benzatina pode ser aplicada nos postos de saúde?. 2010. Disponível em: <https://aps.bvs.br/aps/a-benzilpenicilina-benzatina-pode-ser-aplicada-nos-postos-de-saude/>. Acesso em 18 Ago 2021
  • EUROFARMA LABORATÓRIOS S. A. Benzetacil. 2014. Disponível em: <https://eurofarma.com.br/produtos/benzetacil>. Acesso em 18 Ago 2021
  • DRUGS.COM. Penicillin G benzathine. 2021. Disponível em: <https://www.drugs.com/mtm/penicillin-g-benzathine.html>. Acesso em 18 Ago 2021
Mais sobre este assunto: