O tratamento para conjuntivite normalmente é feito com o uso de remédios em forma de colírio, pomada ou comprimidos, mas a escolha vai depender do que originou a doença e do tipo de conjuntivite.
Dessa forma, é sempre recomendado consultar um oftalmologista, no caso do adulto, ou até um pediatra, no caso do bebê, para identificar corretamente o tipo de conjuntivite e iniciar o tratamento adequado.
Entenda melhor como é feito o tratamento neste vídeo:
Assim, de acordo com o tipo de conjuntivite, o tratamento pode variar:
1. Conjuntivite bacteriana
O tratamento para a conjuntivite bacteriana normalmente é feito com a aplicação de colírios ou pomadas antibióticas no olho afetado, 3 a 4 vezes por dia, durante cerca de 7 dias.
Os antibióticos mais usados nestes casos são a tobramicina e o ciprofloxacino, mas o oftalmologista pode aconselhar outro tipo de antibiótico. Confira outros remédios para tratar este problema.
O uso destes tipos de remédios pode provocar efeitos secundários como visão embaçada, sensação de queimação constante ou coceira, por exemplo.
2. Conjuntivite viral
Já o tratamento para conjuntivite viral, geralmente, é feito apenas com o uso de colírios lubrificantes, como lacrifilm ou refresh, que ajudam a aliviar os sintomas até que o organismo seja capaz de eliminar o vírus e curar a infecção. Caso a conjuntivite não melhore em 3-5 dias e os sintomas piorem, pode ser necessário o uso de colírios com corticoide e antibiótico associado para evitar uma infecção secundária.
Este é o tipo mais contagioso de conjuntivite e, por isso, durante todo o tratamento é muito importante lavar aos mãos depois de mexer no olho e evitar a partilha de objetos que podem entrar em contato com o olho, como óculos ou maquiagem. Confira outros hábitos simples que evitam a transmissão da conjuntivite.
3. Conjuntivite alérgica
No caso da conjuntivite alérgica, normalmente, o tratamento pode ser feito em casa com a instilação de colírios para alergia receitados pelo médico, como octifen, lastacaft ou patanol. Além disso, também pode ser necessário usar corticoides, como prednisolona ou dexametasona, para aliviar a inflamação do olho.
Os colírios anti-histamínicos, como cromoglicato dissódico e olopatadina, também podem ser usados, especialmente quando os sintomas não melhoram ou demoram muito tempo para desaparecer.
Durante o tratamento para conjuntivite alérgica é ainda importante manter afastado o fator de alergia e, por isso, é recomendado evitar objetos que acumulam poeira ou pólen, por exemplo.
Cuidados gerais durante o tratamento
Embora o tratamento possa variar de acordo com o tipo de conjuntivite, existem alguns cuidados que devem ser feitos em qualquer caso, especialmente para aliviar os sintomas. Esses cuidados incluem:
- Colocar compressa úmida sobre o olho fechado;
- Manter os olhos limpos e secos, removendo as remelas;
- Utilizar colírio lubrificante durante o dia;
- Evitar usar lentes de contato, dando preferência para o óculos;
- Não passar maquiagem no olho;
- Utilizar óculos escuros quando sair na rua.
Além disso, para evitar a transmissão da conjuntivite, também se deve trocar diariamente as fronhas e toalhas, lavando-as separadamente, lavar as mãos várias vezes ao dia, assim como evitar a partilha de objetos que possam entrar em contato com o olho, como óculos, toalhas, fronhas ou maquiagem, por exemplo.
Confiar ainda alguns remédios caseiro que pode utilizar durante o tratamento para aliviar os sintomas.