Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como é feito o tratamento para conjuntivite

O tratamento para conjuntivite pode ser feito com o uso de remédios em forma de colírio, pomada ou comprimidos, mas a escolha vai depender do que originou a doença e do tipo de conjuntivite.

Dessa forma, é sempre recomendado consultar um oftalmologista, no caso do adulto, ou um pediatra, no caso do bebê, para identificar corretamente o tipo de conjuntivite e iniciar o tratamento adequado.

Como é feito o tratamento para conjuntivite

1. Conjuntivite bacteriana

O tratamento para a conjuntivite bacteriana normalmente é feito com a aplicação de colírios ou pomadas antibióticas no olho afetado, 3 a 4 vezes por dia, durante cerca de 7 dias.

Os antibióticos mais usados nestes casos são o Cloranfenicol e o Ácido fusídico, mas o oftalmologista pode recomendar outros remédios para tratar este problema

O uso deste tipo de remédios pode provocar efeitos secundários como visão embaçada, sensação de queimação constante ou coceira, por exemplo.

2. Conjuntivite viral

Já o tratamento para conjuntivite viral, geralmente, é feito apenas com o uso de colírios lubrificantes, como Moura Brasil ou Refresh, para aliviar os sintomas até que o organismo seja capaz de eliminar o vírus e curar a infecção.

Este é o tipo mais contagioso de conjuntivite e, por isso, durante todo o tratamento é muito importante lavar aos mãos depois de mexer no olho e evitar a partilha de objetos que podem entrar em contato com o olho, como óculos ou maquiagem. 

3. Conjuntivite alérgica

No caso da conjuntivite alérgica, normalmente, o tratamento pode ser feito em casa com a ingestão dos remédios para alergia receitados pelo médico. Além disso, também pode ser necessário usar corticoides, como Prednisolona ou Dexametasona, para aliviar a inflamação do olho.

Os colírios anti-histamínicos, como Cromoglicato dissódico e olopatadina, também podem ser usados, especialmente quando os sintomas não melhoram ou demoram muito tempo para desaparecer. 

Durante o tratamento para conjuntivite alérgica é ainda importante manter afastado o fator de alergia e, por isso, é recomendado evitar objetos que acumulam poeira ou pólen, por exemplo.

Como é feito o tratamento para conjuntivite

Cuidados durante o tratamento

Embora o tratamento possa variar de acordo com o tipo de conjuntivite, existem alguns cuidados que devem ser feitos em qualquer caso, especialmente para aliviar os sintomas. Esses cuidados incluem:

  • Colocar compressa úmida sobre o olho fechado;
  • Manter os olhos limpos e secos, removendo as remelas;
  • Utilizar colírio lubrificante durante o dia, como Moura Brasil ou Lacribell;
  • Evitar usar lentes de contato, dando preferência para o óculos;
  • Utilizar óculos escuros quando sair na rua.

Além disso, para evitar a transmissão da conjuntive também se deve trocar diariamente as fronhas e toalhas, lavando-as separadamente, lavar as mãos várias vezes ao dia, assim como evitar a partilha de objetos que possam entrar em contato com o olho, como óculos, toalhas, fronhas ou maquiagem, por exemplo.

Confiar ainda alguns remédios caseiro que pode utilizar durante o tratamento para aliviar os sintomas.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...