Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios para Conjuntivite

Saber qual o tipo de conjuntivite em causa é muito importante para realizar o tratamento corretamente e evitar o agravamento da doença. Os remédios mais utilizados são os colírios para conjuntivite, que devem ser usados sob prescrição médica.

Além disso, algumas dicas para auxiliar no tratamento da conjuntivite são:

  • Manter os olhos limpos e secos;
  • Evitar tocar nos olhos com as mãos;
  • Evitar a exposição solar ou a luz intensa;
  • Usar soro fisiológico estéril para lavar os olhos;
  • Usar lenços de papel ou compressas descartáveis para secar os olhos;
  • Lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia e sempre antes e depois de limpar os olhos;

A inflamação da conjuntiva pode ser causada por vários agentes como alérgenos, poluição atmosférica, bactérias ou vírus, que podem provocar sintomas como dores nos olhos, coceira, vermelhidão e lacrimejamento do globo ocular, inchaço das pálpebras e algumas vezes infecção, febre, dor de cabeça e insônia.

Remédios para Conjuntivite

O tratamento depende do agente causador da conjuntivite e consiste na aplicação de colírios com antibiótico, corticoide ou anti-histamínicos:

1. Conjuntivite viral

Um bom remédio para conjuntivite viral é o soro fisiológico que ajuda a limpar os olhos e a mantê-los devidamente úmidos. Geralmente, as conjuntivites virais não necessitam de um tratamento específico, no entanto, o médico pode indicar o uso de colírios lubrificantes ou de um antiviral oftálmico.

Em casos graves, em que a visão possa estar afetada, pode ser necessário recorrer ao uso de corticoides tópicos, no entanto, deve-se ter muito cuidado com o uso destes medicamentos porque podem piorar o problema.

2. Conjuntivite bacteriana

Os remédios usados para a conjuntivite bacteriana são colírios, como por exemplo o Maxitrol ou o Garasone, que têm na sua composição antibióticos associados a corticoides, que agem combatendo a infecção e aliviando sintomas como desconforto ocular, inflamação e vermelhidão, no entanto, este tipo de remédio só deve ser utilizado sob orientação médica.

Saiba identificar os sintomas de uma conjuntivite bacteriana.

3. Conjuntivite alérgica

Os remédios mais utilizados para tratar a conjuntivite alérgica são os colírios antialérgicos com propriedades anti-histamínicas, que vão reduzir a produção de histamina e consequentemente reduzir sintomas como coceira, inchaço e vermelhidão, como é o caso do Visadron ou Zaditen, por exemplo.

Contudo, para que o tratamento da conjuntivite alérgica seja eficaz, é importante identificar o que causou a alergia, de forma a evitar novamente o contacto. Veja como identificar os sintomas de uma conjuntivite alérgica.

Remédio caseiro para conjuntivite

Existem remédios caseiros que são ótimos para tratar ou atenuar a conjuntivite e facilitar a cura, como por exemplo compressas com chá de Pariri ou com cenoura, que contém propriedades que ajudam a aliviar a vermelhidão, a dor e a coceira no olho.

Além disso, o tratamento em casa também pode ser feito apenas com compressas molhadas em água fria que ajuda a aliviar o inchaço, no entanto, estes tratamentos caseiros não devem substituir o uso de remédios, quando receitados pelo oftalmologista. Veja como preparar estes remédios caseiros.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem