Como não passar conjuntivite para outras pessoas

Revisão médica: Dr. Arthur Frazão
Oftalmologista
novembro 2021

A conjuntivite é uma infecção do olho que pode ser facilmente transmissível para outras pessoas, especialmente porque é comum que a pessoa afetada coce o olho e depois acabe espalhando as secreções que ficaram grudadas na mão. 

Assim, para evitar passar conjuntivite, as pessoas infectadas devem ter alguns cuidados como lavar as mãos com frequência, higienizar os olhos da forma correta e evitar tocar nos olhos. Confira todos os cuidados que são indicados para evitar a transmissão da conjuntivite:

1. Limpar os olhos com soro fisiológico

Para higienizar os olhos de forma correta e eficaz podem ser usadas compressas e soro fisiológico estéreis ou toalhetes de limpeza específicos, como o Blephaclean, por exemplo, devendo sempre descartar-se estes materiais imediatamente após cada uso.

A limpeza ajuda a retirar o excesso de remela dos olhos, que é uma substância que pode conter e facilitar o desenvolvimento de vírus e bactérias, facilitando a transmissão para outras pessoas.

2. Evitar esfregar os olhos com as mãos

Como os olhos estão infectados, deve-se evitar esfregar os olhos com as mãos ou mexer num olho e depois no outro, para não haver contaminação. Caso a coceira seja intensa, pode-se usar uma compressa esterilizada e fazer a limpeza com soro fisiológico para reduzir o desconforto.

3. Lavar as mãos várias vezes por dia

As mãos devem ser lavadas no mínimo 3 vezes ao dia e sempre que se tocar nos olhos ou se precisar entrar em contato próximo com outras pessoas. Para lavar corretamente as mãos deve-se passar sabonete e água limpa nas mãos e esfregar a palma de cada mão, ponta dos dedos, entre os dedos, dorso da mão e também os punhos e usar o papel toalha ou o cotovelo para fechar a torneira.

Não existe necessidade de utilizar qualquer tipo de sabonete antisséptico ou especial, mas o sabonete usado não deve ser compartilhado com outras pessoas. Veja o passo-a-passo para lavar as mãos corretamente:

4. Evitar o contato próximo 

Durante o decorrer da infecção, deve-se evitar o contacto próximo com outras pessoas, como apertos de mão, abraços e beijos. Caso não seja possível, devem lavar-se sempre as mãos antes de estar em contacto com outras pessoas. Além disso, também não se deve partilhar lentes de contacto, óculos, maquiagem ou qualquer outro tipo de material que possa entrar em contato com os olhos ou as secreções liberadas.

5. Separar o travesseiro

Enquanto a conjuntivite não estiver tratada, deve-se usar um travesseiro e evitar compartilhá-lo com outras pessoas e idealmente deve-se também dormir numa cama sozinho. Além disso, a fronha deve ser lavada e trocada diariamente, para diminuir o risco de infectar o outro olho.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em novembro de 2021. Revisão médica por Dr. Arthur Frazão - Oftalmologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • NHS. Conjunctivitis. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/conjunctivitis/>. Acesso em 28 fev 2020
  • AMERICAN ACADEMY OF OPHTHALMOLOGY. Conjunctivitis: What Is Pink Eye?. Disponível em: <https://www.aao.org/eye-health/diseases/pink-eye-conjunctivitis>. Acesso em 28 fev 2020
Mostrar bibliografia completa
  • CDC. Help protect yourself from getting & spreading: pink eye (conjunctivitis). Disponível em: <https://www.cdc.gov/conjunctivitis/infographics/protect-yourself-8.5-508.pdf>. Acesso em 28 fev 2020
Revisão médica:
Dr. Arthur Frazão
Oftalmologista
Médico generalista, especialista em Oftalmologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 2008, com registro profissional no CRM/PE 16878

Tuasaude no Youtube

  • APRENDER A LAVAR AS MÃOS ✋

    02:44 | 43339 visualizações