Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Cultive Plantas Aromáticas que Substituem o Sal

O Alecrim, Manjericão, Orégano, Pimenta e Salsinha são exemplos de ótimas ervas aromáticas e especiarias que ajudam a reduzir o sal da alimentação, uma vez que os seus sabores e aromas funcionam como excelentes substitutos.

O sal é um tempero que quando utilizado em exagero pode trazer malefícios, pois pode provocar a subida da pressão arterial, aumentando assim o risco de doenças no coração, além de poder provocar problemas nos olhos e nos rins. Conheça os problemas que o excesso de Sal pode causar clicando aqui.

Assim, o ideal é mesmo reduzir as quantidades de sal na sua alimentação, e para isso sugerimos que cultive em sua casa e use na cozinha as seguintes ervas aromáticas:

1. Salsinha

A Salsinha ou salsa é uma planta aromática excelente para colocar na salada, na carne, no arroz ou nas lentilhas, por exemplo. Ela ainda é boa para combater o inchaço, sendo útil para combater pedras no rins e infecção urinária.

Cultive Plantas Aromáticas que Substituem o Sal

Para cultivar estas erva aromática, deve usar ramos de salsa saudável ou sementes, que devem ser adicionadas à terra num canteiro ou vasos pequeno ou médio. Sempre que possível, esta planta devem ser colocada em locais com alguma sombra nas horas mais quentes do dia para que não fique exposta a luz solar direta nestas horas e a sua terra deve ser mantida sempre úmida.

2. Manjericão

O Manjericão também conhecido como basílico, é uma erva aromática deliciosa para dar sabor as saladas, ao molho à bolonhesa, ao espetinho de frango ou perú ou mesmo à pizza. Ela ainda ajuda no tratamento da tosse, catarro, gripes, resfriados, ansiedade e insônia.

Para plantar estas erva, pode usar sementes ou uma muda saúdavel de manjericão que devem ser adicionadas à terra em vasos de tamanho médio ou grande. O Manjericão, sempre que possível devem estar junto da janela ou na varanda, para a planta pegue luz solar direta para crescer e a sua terra deve ser mantida úmida.

Cultive Plantas Aromáticas que Substituem o Sal

Além disso, para o regar deve evitar jogar água direto em cima da planta, devendo adiciona-la diretamente na terra.

3. Alecrim

O Alecrim, também conhecido como Rosmarinus officinalis, é uma erva aromática excelente para usar no tempero do peixe ou das carnes brancas ou vermelhas. Ela ainda é bom para melhorar a digestão e e combater a enxaqueca.

Cultive Plantas Aromáticas que Substituem o Sal

Para plantar este pequeno arbusto, pode usar sementes ou uma muda saudável de Alecrim, que devem ser adicionadas à terra em vasos médios ou grandes. O Alecrim sempre que possível devem ser colocada em locais com algum sol e sombra ao longo do dia, pois é um arbusto que precisa de clima temperado para crescer. A terra desta erva aromática deve ser mantida úmida sempre que possível.

4. Orégano

O Orégano é uma erva aromática muito versátil que é ótima para adicionar ao molhos de tomate, à salada, à bolonhesa, lasanha ou pizza, por exemplo. Ele também é bom para combater a asma e as dores relacionadas a artrite e artrose porque tem ação anti-infamatória.

Para plantar esta erva aromática pode usar sementes, que devem ser adicionadas à na terra de vasos médios ou grandes. Sempre que possível ela deve ser colocada em locais sol, pois é uma planta que quanto mais sol pegar, mais aromática se tornam suas folhas. A terra desta planta deve ser mantida úmida sem exagerar, porém se ela já estiver bem desenvolvida não há problema se o solo secar.

Estas ervas aromáticas podem ser usadas tanto frescas como secas na comida. Além disso, outras plantas que podem substituir o sal na comida são o Alho, Cebolinho, Coentro, Funcho, Hortelã-pimenta, Manjerico ou Tomilho. Consulte a figura para saber quando e em que comidas pode usar essas maravilhosas ervas aromáticas e especiarias:

Ervas aromáticas e temperos que substituem o sal nas receitasErvas aromáticas e temperos que substituem o sal nas receitas

Além de todas estas ervas aromáticas e especiarias, existem ainda outras opções como a Malagueta, Manjerico, Sálvia, Estragão ou o Poejo que também podem ser usadas na cozinha.

Receitas Cheias de Sabor com Ervas Aromáticas

Sal de Ervas para Temperar

Em vez de usar sal comum na preparação da comida, experimente preparar um sal de ervas para usar no lugar do sal comum. Para preparar, apenas precisa de:

Ingredientes:

  • 10 gramas de Alecrim seco;
  • 10 gramas de Manjericão seco;
  • 10 gramas de Orégano seco;
  • 10 gramas de Salsinha seca;
  • 100 gramas de Sal.

Modo de Preparo

  • Basta misturas todos os ingredientes e passar no liquidificador durante alguns segundos e guardar a mistura em um pote de vidro. Sempre que precisar de temperar a sua comida, use esta mistura no lugar do sal.

Caldo Natural de Cebola, Cenoura e Pimentão

O Caldo de carne ou de galinha é um tempero muito usado na cozinha, porém este possui grandes quantidades de sal e de gordura, devendo por isso ser evitado e substituido por ervas aromáticas, temperos naturais e especiarias. Assim, para preparar um delicioso caldo caseiro vai precisar de:

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 1 cebola picada;
  • 1 cenoura picada em cubos pequenos;
  • 1/2 pimentão em cubos;
  • 1 colher de café de sementes de chia.

Modo de Preparo:

  • Em uma frigideira coloque o azeite, deixe aquecer e adicione a cebola, cenoura, pimentão e as sementes de chia e deixe refogar durante cerca de 10 minutos. Quando a cebola estiver dourada, retire do fogo e bata tudo no liquideficador até formar um puré.
  • Por fim, para armazenar a pasta, coloque a mistura em uma forma de gelo e deixe umas horas no congelador para que solidifique.
Caldos naturais preparados com azeite, cebola, cenoura e pimentão. Caldos naturais preparados com azeite, cebola, cenoura e pimentão.

Depois de congelada, a mistura pode ser usada sempre que necessário, usando um desses cubinhos no lugar no caldo de carne ou de galinha.

Além disso, o mesmo pode ser feito usando ervas aromáticas. Para isso, basta selecionar e lavar as ervas que quer usar, colocar as ervas até encher metade de cada forminha de gelo e preencher o restante com azeite, congelando em seguida.

Hambúrguer Caseiro com Ervas

O hambúrguer caseiro é sempre uma opção mais saudável e com menos sal que o hambúrguer industrializado e para o seu preparo precisa de:

Ingredientes:

  • 50 gramas de carne moída (patinho);
  • 3 Colheres de sopa de cebola ralada;
  • 1 Colher de de chá de molho inglês;
  • ¼ de um pacote de iogurte natural;
  • 1 Dente de alho amassado;
  • Pimenta do reino a gosto;
  • Sal de ervas a gosto ou uma mistura de ervas frescas com Alecrim, Manjericão, Orégano e Salsinha.

Modo de Preparo:

  • Misturas bem todos os ingredientes e separar a mistura em 5 bolinhas idênticas. Achatar bem cada uma das bolinhas no formato de hambúrguer.

Estes hambúrgueres caseiros podem ser na hora ou podem ser congelados em porções individuais para usar mais tarde.

Molho de Tomate Fresco

O molho de tomate industrializado é outro alimento que contém muito sal e por isso o ideal é optar por preparar uma opção caseira e natural. Para isso, vai precisar de:

Ingredientes:

  • 5 Tomates maduros;
  • 1 Cebola pequena ralada;
  • 2 Dentes de alho picados;
  • 2 Colheres de chá de óleo de soja;
  • Sal de ervas a gosto ou uma mistura de ervas frescas com Alecrim, Manjericão, Orégano e Salsinha.

Modo de Preparo:

  • Em uma panela, cobrir os tomates inteiros com água e deixar cozer durante 10 minutos, retirar do fogo e deixar esfriar. Em seguida, bater os tomates no liquidificador e peneirar.
  • Em outra panela, refogar a cebola e o alho no óleo até dourar e adicionar os tomates batidos, deixando ferver durante alguns segundos. Depois baixar o fogo e deixar cozinhar durante 15 minutos.

Este molho de tomate caseiro pode ser usado imediatamente ou pode ser dividido em porções individuais e congelado para usar mais tarde.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...