Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Passos para fazer a drenagem linfática

​A drenagem linfática é um tipo de massagem corporal feita com as mãos ou com aparelhos próprios que ajuda a eliminar o excesso de líquidos e toxinas do organismo, facilitando o tratamento da celulite, inchaço ou linfedema, além de poder ser utilizada no pós-operatório de cirurgia plástica.

Além disso, a drenagem linfática emagrece ao diminuir o inchaço corporal e ao adelgaçar a forma, sendo que se obtém melhores resultados quando é feita por um profissional em clínicas. A drenagem linfática deve ser feita sempre em direção às ínguas e aplicando apenas uma ligeira pressão com as duas mãos sobre a pele, pois o excesso de pressão pode inibir a circulação linfática e a drenagem deixa de ter resultados.

Sistema linfáticoSistema linfático
Drenagem linfática manualDrenagem linfática manual
Drenagem linfática com aparelhoDrenagem linfática com aparelho

A drenagem linfática funciona, pois os líquidos que causam inchaço e celulite são redirecionados para o sangue, filtrados pelos rins e posteriormente eliminados do corpo através da urina. No entanto, os resultados são mais facilmente visíveis quando se associa uma alimentação saudável e a prática regular de exercício físico. Conheça outros benefícios da drenagem linfática.

Passo a passo da drenagem linfática manual

A drenagem linfática sempre deve ser iniciada com manobras que estimulam o esvaziamento dos gânglios linfáticos, localizados na região da virilha e na região supraclavicular. Este estímulo nestas regiões deve ser feito pelo menos 3 vezes durante toda a drenagem linfática, para garantir os seus resultados.

1. Drenagem linfática no rosto

Para fazer drenagem no rosto assista:

2. Drenagem linfática manual na barriga

Para fazer a drenagem linfática manual na barriga deve-se primeiro deitar de barriga para cima e passar um pouco de creme hidratante na barriga. Depois deve-se:

Massagem 1Massagem 1
Massagem 2Massagem 2
Massagem 3Massagem 3
  1. Fazer movimentos circulares em toda a barriga, no sentido horário, começando no umbigo, como mostra a imagem 1. Repetir entre 5 a 10 vezes;
  2. Fazer movimentos de fora para dentro e de cima para baixo em direção às virilhas, pressionando a barriga, como mostra a imagem 2. Repetir entre 5 a 10 vezes;
  3. Massagear a parte lateral da barriga de cima para baixo, pressionando suavemente a pele até chegar ao quadril, como mostra a imagem 3. Repetir entre 5 a 10 vezes.

3. Drenagem linfática manual nas pernas

Para fazer a drenagem linfática manual nas pernas deve-se estar preferencialmente deitada, e passar um pouco de creme hidratante na perna. Depois deve-se:

Massagem 1Massagem 1
Massagem 2Massagem 2
  1. Fazer movimentos desde o tornozelo até a parte detrás dos joelhos, pressionando as mãos contra a pele como se estivesse vestindo uma meia calça, como mostra a imagem 1. Repetir entre 5 a 10 vezes;
  2. Colocar as mãos atrás da dobra do joelho e subir até à virilha, passando pelo bumbum, como mostra a imagem 2. Repetir entre 5 a 10 vezes.

Preço da drenagem linfática

O preço da drenagem linfática varia entre 80 e 100 reais por sessão, dependendo da região do corpo a tratar e a clínica escolhida.

Veja também:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...