Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Chás e escalda-pés para desinchar as pernas e pés

Atualizado em Agosto 2019

Uma boa forma de eliminar o inchaço dos tornozelos e dos pés é tomar um chá diurético, que ajude a combater a retenção de líquidos, como o chá de alcachofra, chá verde, cavalinha, hibisco ou dente de leão, por exemplo. Além disso, fazer um escalda pés com água quente e sal amargo também é uma boa ajuda para melhorar o retorno venoso e diminuir o inchaço, a dor e o desconforto dos pés.

Os pés incham quando a pessoa sofre de má circulação sanguínea, que acontece principalmente quando se está muito tempo parada na mesma posição e quando se sofre de retenção de líquidos. Por isso, manter-se em movimento e reduzir o consumo de sal, são ótimas formas de evitar o inchaço dos pés no final do dia. Outra causa comum do inchaço das pernas e dos pés é a gravidez, em que o excesso de líquido, por força da gravide, se acumula nos membros inferiores.

Para controlar esse problema, podem ser usados os remédios caseiros indicados a seguir.

1. Chás para desinchar os pés

Chás e escalda-pés para desinchar as pernas e pés

Os melhores chás para ajudar a desinchar as pernas, tornozelos e pés são os diuréticos, que podem ser preparados da seguinte forma:

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 4 colheres (de sopa) de uma das seguintes plantas: hibisco, cavalinha, alcachofra, chá verde ou dente de leão;
  • 1 limão espremido.

Modo de preparo

Ferver a água e depois adicionar a erva escolhida ou misturar as ervas que desejar, tapar e deixar repousar por, pelo menos, 10 minutos, para que as propriedades medicinais destas ervas passem para a água. A seguir, ainda morno, deve-se coar, adicionar o limão e ir tomando ao longo do dia. Estes chás podem ser tomados mornos ou frios, mas preferencialmente, sem açúcar.

Algumas destas plantas não devem ser usadas na gravidez, por isso, antes de tomar o chá, a gestante deve confirmar com o médico quais os chás que são seguros na gravidez. Saiba quais os chás considerados seguros e quais deve evitar durante a gestação.

Escalda-pés com sal amargo

Escalda pés com sal amargo
Escalda pés com sal amargo

O sal amargo é um ótimo remédio caseiro para pés inchados, porque auxilia o retorno do sangue ao coração, diminuindo o inchaço dos pés e dos tornozelos.

Ingredientes

  • Meia xícara de sal amargo;
  • 3 litros de água.

Modo de preparo

Para preparar, basta colocar numa bacia o sal amargo e aproximadamente 3 litros de água morna e deixar os pés mergulhados durante cerca de 3 a 5 minutos.

Além disso, também se pode colocar bolinhas de gude dentro da bacia e deslizar os pés sobre elas, durante esse período, porque faz uma suave massagem na planta dos pés, sendo muito relaxante. Para finalizar, deve-se lavar os pés com água fria, porque essa diferença de temperatura também ajuda a desinchar.

Para complementar estes tratamentos caseiros, deve-se beber cerca de 2 litros de água por dia, evitar ficar muito tempo de pé ou sentado, praticar exercício físico regularmente e elevar as pernas à noite, de forma a facilitar o retorno do sangue para o coração e a eliminar o excesso de líquidos.

Veja quais as causas que podem estar na origem dos pés e pernas inchadas e o que mais pode fazer para aliviar os sintomas.

Banho de contraste para desinchar os pés

Uma outra forma muito eficiente de desinchar os tornozelos e pés é deixar os pés de 'molho' numa bacia com água quente por 3 minutos e depois deixar na água fria por 1 minuto. Entenda todo o procedimento e veja mais dicas no vídeo seguinte:

Tratamento caseiro para PÉS INCHADOS

612 mil visualizações

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem