Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento caseiro para mau hálito

Um bom tratamento caseiro para o mau hálito consiste em limpar adequadamente a língua e o interior das bochechas sempre que escovar os dentes, porque estes locais acumulam bactérias causadoras da halitose, outras formas incluem combater a boca seca aumentando a salivação e melhorar a digestão.

Cerca de 90% das vezes o mau hálito é causado por má higiene da língua e por isso, ao melhorar a higiene bucal é possível resolver quase todos os casos de halitose, mas quando não se consegue eliminar o mau hálito completamente, pode ser hora de buscar ajuda médica, principalmente se o mau hálito é muito forte e interefe negativamente na sua vida pessoal.

As 3 formas caseiras de combater o mau hálito são:

Escovar os dentesEscovar os dentes
Usar um limpador de línguaUsar um limpador de língua

1. Escovar os dentes e a língua

O tratamento caseiro para acabar com o mau hálito consiste numa boa higiene bucal, que pode ser feita seguindo os seguintes passos:

  1. Passar o fio dental entre os dentes;
  2. Escovar muito bem os dentes de cima, de baixo, esfregando cada dente para remover o máximo de sujeira. Se verificar que tem placa bacteriana poderá adicionar um pouquinho de bicarbonato de sódio na pasta de dente para escovar os dentes com mais profundidade, mas apenas 1 vez por semana para não remover o esmalte natural dos dentes;
  3. Escovar também o céu da boca, o interior das bochechas e as gengivas, mas com cuidado para não se machucar;
  4. Usar um limpador de língua, passando-o em toda língua para remover a saburra lingual que é uma camada esbranquiçada que é causada pelo acumulo de bactérias e restos de comida. Este pode ser comprado em farmácias, drogarias e pela internet, sendo muito econômico e eficiente.
  5. Para finalizar deve-se usar sempre um enxaguante bucal sempre depois de escovar os dentes.

É importante usar sempre um bom enxaguante bucal sempre que escovar os dentes, sendo o mais adequado os que não tem álcool, porque o álcool resseca a boca e promove uma suave descamação da mucos, e acaba favorecendo a proliferação de bactérias. Estes podem ser comprados nas farmácias, drogarias e supermercados mas um bom enxaguante bucal caseiro é o chá de cravo-da-índia, pois ele possui propriedades anti-sépticas que limpam a boca e purificam o hálito naturalmente.

Se mesmo ao seguir estas dicas o mau hálito persistir é recomendado ir ao dentista porque as cáries, os dentes quebrados, estragados ou mal posicionados favorecem a formação do tártaro que leva a inflamação da gengiva, que também pode ser uma das causadoras da halitose.

2. Manter a boca úmida com limão

Tratamento caseiro para mau hálito

Quando mesmo com a correta higiene bucal não for possível acabar com o mau hálito isso pode indicar que ele esteja sendo causado por outros motivos, como pode acontecer quando a boca fica sempre muito seca. Manter a boca sempre úmida é uma excelente forma de acabar com a halitose, e por isso é recomendado:

  • Colocar algumas gotas de limão diretamente na língua porque a acidez do limão aumenta a salivação naturalmente;
  • Dormir de lado para evitar dormir com a boca aberta;
  • Comer a cada 3 ou 4 horas para não ficar muito tempo sem comer nada;
  • Tomar pequenos goles de água várias vezes ao dia. Veja estratégias para beber mais água;
  • Não chupar balas ou chicletes mas ter sempre 1 cravinho da índia na boca porque ele tem ação antisséptica e combate as bactérias que causam mau hálito;
  • Comer 1 maçã quando for comer fora e não for possível escovar os dentes a seguir. 

Estas e outras formas de eliminar o mau hálito estão nesse divertido vídeo da nutricionista Tatiana Zanin:

3. Melhorar a digestão comendo frutas

Comer sempre alimentos de fácil digestão, como frutas e vegetais é uma boa forma de manter o hálito puro, mas além disso é importante não comer alimentos fritos, gordurosos ou muito industrializados porque eles favorecem a halitose pelo próprio cheiro do alimento, ou porque aumentam a produção de gases no organismo, que tem um cheiro forte de enxofre, e nesse caso a pessoa pode ter mau hálito com cheiro de fezes.

Uma boa estratégia é comer 1 fruta depois de cada refeição, a maçã e a pera são excelentes opções porque limpam os dentes e tem pouco açúcar.

O mau hálito persistente também pode ser sinal de doença gastrointestinal e outros tipos de doenças, inclusive câncer. Por isso, quando a halitose não tiver uma causa evidente, marque uma consulta médica para investigar porque ao tratar a doença, o mau hálito irá desaparecer.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...