Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

8 Alimentos que causam gases

Os alimentos que causam gases, como o feijão e o brócolis, por exemplo, têm uma grande quantidade de fibras e carboidratos que são fermentados pela flora intestinal durante a digestão, causando flatulência e inchaço, sendo que a intolerância do intestino a esses alimentos varia de pessoa para pessoa.

Por esse motivo, é importante que o nutricionista faça uma avaliação que permita identificar quais os alimentos que produzem gases e elaborar um plano nutricional adaptado às necessidades da pessoa.

Nem sempre é necessário remover esse tipo de alimento da dieta, porque reduzindo a quantidade e a frequência com que são ingeridos, pode ser suficiente para que o corpo seja capaz de tolerá-los, diminuindo a produção de gases.

1. Feijão

8 Alimentos que causam gases

Os feijões e as leguminosas em geral, são conhecidos por causar gases intestinais. Isso ocorre porque são naturalmente ricos em fibras e amidos resistentes como a rafinose, que não são digeridos pelo organismo, sendo fermentados por bactérias no cólon, produzindo excesso de gases.

Existem algumas técnicas que podem ajudar a reduzir os gases produzidos no consumo do feijão, como deixá-lo de molho por 12 horas, por exemplo. Aprenda outras estratégias para que os grãos não causem gases.

2. Vegetais

8 Alimentos que causam gases

Alguns vegetais como brócolis, repolho, couve de Bruxelas, couve-flor, cebola, alho e aspargos podem causar excesso de gases. Isso acontece porque, assim como o feijão, estes alimentos são ricos em fibras e, além disso, possui rafinose que não é digerida e fermentada no intestino.

3. Frutas

8 Alimentos que causam gases

As frutas, alguns vegetais e certos produtos, como sucos pasteurizados, por exemplo, contêm um tipo de açúcar chamado frutose, cuja concentração varia com o tipo de alimento. Esse tipo de açúcar não é totalmente absorvido no intestino, podendo favorecer o aumento da produção de gases. Veja quais as frutas com maior teor de frutose.

Além disso, frutas como maçãs, pêssegos, peras e ameixas também contêm fibras solúveis que podem causar excesso de gases em algumas pessoas.

4. Leite e derivados

8 Alimentos que causam gases

A lactose é um açúcar presente no leite e seus derivados. Quando uma pessoa tem intolerância à lactose, significa que o seu corpo não contém lactase suficiente, uma enzima que digere esse açúcar no intestino. Como não é digerido, é utilizado pelas bactérias intestinais, que liberam hidrogênio e ácidos graxos de cadeia curta, produzindo os gases.

Nesses casos, a pessoa pode substituir os produtos lácteos por outros sem lactose ou bebidas vegetais, como leite de amêndoa, por exemplo. Além disso, é importante verificar o rótulo nutricional, pois alguns produtos podem conter lactose entre seus ingredientes. Saiba se tem intolerância à lactose através do nosso teste online.

5. Chiclete

8 Alimentos que causam gases

A chiclete ou a ingestão de doces favorece a ingestão de ar, conhecida como aerofagia, produzindo gases e desconforto intestinal. Além disso, algumas chicletes ou caramelos também podem conter sorbitol, manitol ou xilitol, que são açúcares que produzem gases quando fermentados no cólon.

6. Refrigerantes

8 Alimentos que causam gases

É importante evitar refrigerantes, águas gaseificadas, cervejas e outras bebidas gaseificadas, pois favorecem a entrada de ar no intestino, causando gases. A ingestão de bebidas com canudo também deve ser evitada.

7. Aveia

8 Alimentos que causam gases

A aveia e o farelo de aveia ou aveia, bem como alguns alimentos integrais, podem causar gases porque são ricos em fibras, rafinose e amido, que favorecem a formação de gases no intestino.

8. Ervilhas

8 Alimentos que causam gases

As ervilhas, além de conter frutose e fibras fermentáveis ​​no intestino, também contêm lectinas, que estão associadas a inchaço e excesso de produção de gases.

Veja com deve ser a dieta para gases.

Como combater os gases naturalmente

Para ajudar a combater os gases de forma natural, é importante seguir as dicas:

  • Evitar beber líquidos durante as refeições;
  • Consumir 1 iogurte natural por dia para melhorar a flora intestinal;
  • Comer frutas que estimulam o intestino no caso de pessoas com prisão de ventre, como o abacaxi ou o mamão, por serem frutas que promovem a digestão;
  • Consumir pequenas porções de alimentos;
  • Evite beber líquidos com canudo;
  • Mastigar bem os alimentos.

Além disso, existem chás que podem ajudar a reduzir a produção de gases, como os de erva-doce, cardamomo, genciana e gengibre, por exemplo.

Veja o vídeo seguinte com outras dicas sobre como reduzir os gases através da dieta:

Bibliografia >

  • HASLER William. Gas and Bloating. Gastroenterology & Hepatology. 2. 9; 654–662, 2006
  • JELLEMA Petra; SCHELLEVIS F et al. Lactose malabsorption and intolerance: A systematic review on the diagnostic value of gastrointestinal symptoms and self-reported milk intolerance. QJM: An International Journal of Medicine. 103. 8; 555-572, 2010
  • WINHAN Donna; HUTCHINS Andrea. Perceptions of flatulence from bean consumption among adults in 3 feeding studies. Nutrition Journal. 10. 1-9, 2011
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem