Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Principais causas do corrimento com mau cheiro (cheiro de peixe) e como tratar

O aparecimento de corrimento vaginal com mau cheiro é sinal de alerta para as mulheres, pois normalmente é indicativo de infecções bacterianas ou por parasitas e que podem ser passadas de uma pessoa para outra por contato sexual ou contato direto com as secreções.

O mau cheiro do corrimento é semelhante ao cheiro de peixe podre e geralmente vem acompanhado por outros sintomas como coceira, ardor ao urinar, cor amarelo-esverdeado e dor durante as relações sexuais, sendo aconselhável procurar um ginecologista para identificação das causas e tratamento do problema.

Principais causas do corrimento com mau cheiro (cheiro de peixe) e como tratar

Principais causas

A liberação de secreções através da vagina é normal devido ao processo de renovação das células. No entanto, quando o corrimento acontece de forma excessiva ou frequente e é acompanhado de mau cheiro e outros sintomas, como dor ao fazer xixi ou ardência na vagina, por exemplo, é sinal de desequilíbrio vaginal, sendo importante consultar o ginecologista.

As principais causas de corrimento vaginal com mau cheiro são:

  • Vaginose bacteriana, que corresponde a uma infecção na vagina normalmente causada pela bactéria Gardnerella sp. e que leva ao aparecimento de corrimento amarelo ou acinzentado e de cheiro forte e desagradável semelhante à peixe podre
  • Tricomoníase, que é uma infecção vaginal causada pelo parasita Trichomonas vaginalis e é caracterizada pela presença de corrimento amarelo-esverdeado e de cheiro forte;
  • Gonorreia, que é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae e que leva ao aparecimento de corrimento marrom.

A candidíase é uma das principais causas de infecção vaginal e de corrimento nas mulheres, no entanto não resulta em corrimento com mal cheiro. Saiba quais são as causas de corrimento na mulher.

Remédio para corrimento com mau cheiro

O remédio para corrimento com mau cheiro depende das suas causas, podendo ser recomendado pelo ginecologista o uso de comprimidos via oral, óvulos vaginais e pomadas para aplicar diretamente na vagina. 

É importante referir que a duração do tratamento depende da gravidade e do tipo de corrimento e o parceiro também pode necessitar tratamento, além disso, é geralmente recomendado pelo ginecologista que o contato íntimo seja evitado até que a infecção esteja curada.

Tratamento caseiro

Um bom tratamento caseiro para reduzir o incômodo causado pelo corrimento com mau cheiro é o banho de assento com folhas de goiabeira, já que possui propriedades antibióticas.

Ingredientes:

  • 30g de folhas de goiabeira
  • 1 litro de água

Modo de preparo:

Ferver 1 litro de água, desligar o fogo após fervura, acrescentar as 30g de folhas de goiabeira e fechar a panela durante 3 a 5 minutos. Em seguida, deve-se coar para retirar as folhas e colocar todo o chá numa bacia. 

Quando estiver numa temperatura suportável, sentar da bacia sem roupa para fazer um banho de assento, lavando cuidadosamente toda a região genital até a água esfriar. Repetir o procedimento de 2 a 3 vezes ao dia.

Além do banho de assento com folhas de goiabeira, algumas alterações na alimentação como consumir mais frutas, legumes, verduras e iogurte natural, podem ajudar na diminuição do corrimento com mau cheiro pois facilitam o reequilíbrio da flora bacteriana do órgão genital feminino. 

Se o mau cheiro persistir após tratamento com o chá por alguns dias, é importante que seja realizado um exame bacteriológico do corrimento por um médico ginecologista, para identificar qual o agente agressor e tratar convenientemente o caso.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem