Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como remover e limpar a dentadura

As dentaduras geralmente são utilizadas quando não existem dentes suficientes na boca para permitir comer ou falar sem problema, mas também podem ser usadas apenas por estética, especialmente quando estão faltando vários dentes e o rosto fica parecendo flácido.

Assim, embora seja mais comum que a dentadura seja usada por pessoas idosas, devido à queda natural dos dentes, ela também pode ser indicada para jovens, quando existe falta de dentes por outras causas, como acidentes, síndromes ou apenas pela falta de dentes permanentes, por exemplo.

Dentadura sendo feita
Dentadura sendo feita

Existem dois tipos principais de dentaduras:

  • Dentaduras totais: substituem completamente todos os dentes de uma arcada, sendo, por isso, mais frequente em idosos;
  • Dentaduras parciais: compensam a perda de alguns dentes seguidos e, geralmente, são fixadas com ajuda dos dentes que estão em volta.

Normalmente, todas as dentadura são removíveis para permitir a correta higiene das gengivas e permitir o descanso da boca, no entanto, quando apenas está faltando um dente ou dois, o dentista pode aconselhar o uso de um implante, no qual um dente artificial é fixado na gengiva, não sendo possível retirá-lo em casa. Saiba mais sobre o implante e quando é usado.

Como remover a dentadura

Para retirar a dentadura corretamente deve-se:

  1. Bochechar a boca com água morna ou enxaguante bucal, para retirar a cola da dentadura;
  2. Pressionar a dentadura pela parte interna dos dentes, empurrando para fora da boca;
  3. Se necessário, abanar ligeiramente a dentadura até que se solte completamente.

Durante os primeiros tempos de utilização da dentadura, uma boa dica é encher a pia com água para que, caso caia acidentalmente, exista um menor risco de quebrar.

Como limpar a dentadura

Após remover a dentadura, é muito importante limpá-la para evitar o acúmulo de sujeira e o desenvolvimento de bactérias. Para isso, é aconselhado:

  • Encher um copo com água e elixir de limpeza, como o da Corega ou da Polident;
  • Escovar a dentadura, utilizando água e pasta de dentes, para remover sujeira e restos da cola;
  • Mergulhar a dentadura no copo com água e elixir durante a noite.

Além disso, é ainda importante limpar as gengivas, enxaguando com um pouco de elixir bucal diluído em água ou limpando com um pano limpo molhado. A escova de dentes só deve ser utilizada quando ainda existem dentes, pois poderá causar lesões nas gengivas, o que aumenta o risco de infecções na boca.

Depois, de manhã, basta apenas retirar a dentadura do copo, passar um pouco de água, secar, aplicar um pouco de cola para dentadura e colocar novamente na boca.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...